Resenha do livro: A Costureira de Kate Alcott

domingo, 19 de maio de 2013





             Título original: The Dressmaker
             Editora Geração Editorial
             Literatura estrangeira/Romance Histórico/Ficção
             Número de páginas:  374

Sinopse: Uma jovem ambiciosa e uma estilista célebre sobrevivem ao maior naufrágio da História, mas são arrastadas pelo turbilhão de escândalos que se segue à tragédia. Tess Collins, uma jovem inglesa que sonha ser mais que uma empregada e ver reconhecido o seu talento para a alta costura, consegue emprego com a famosa estilista lady Duff Gordon a bordo do Titanic, que ruma para os Estados Unidos. Porém, a viagem que se iniciou de forma tão auspiciosa acaba se tornando a maior tragédia marítima de todos os tempos. Tess e lady Duff sobrevivem, a primeira para viver as aflições do amor e as chances de ascensão social, a segunda para se ver envolvida nos escândalos do inquérito sobre o terrível desastre naval. Com um pano de fundo histórico, mas sob um ângulo inédito, este soberbo romance acompanha a trajetória dessas duas mulheres apaixonadas pela linha e agulha, tão parecidas e tão diferentes, deleitando-nos com um retrato emocionante de uma época conturbada e de uma sociedade dividida. Tess simboliza a modernidade livre de preconceitos de classe e rica em oportunidades, enquanto lady Duff representa a decadente Belle Époque, um mundo de glamour e privilégio com os dias contados, assaltado pelas contestações sociais, indústria de massa incipiente e pressões da mídia.

Titanic deixa Southampton, na Inglaterra, dando início à viagem inaugural que seria a única do navio (10/04/1912)


Desde que vi o lançamento de A Costureira eu sabia que teria que lê-lo. Os meus motivos foram: amo história; sou apaixonada por livros históricos, óbvio, né rs; a capa e a diagramação são de babar; e Titanic é um assunto fascinante para mim. Já li outro livro com uma outra visão da tragédia e gostei muito.

Depois de todo esse cenário, não teria como eu não ter amado esse livro. Toda a trama é centrada na tragédia do Titanic e são apontadas alguma perguntas: Porque 70% dos sobreviventes eram da classe A?, Porque não tinham botes suficientes a bordo?, Porque um navio com esse porte não tinha binóculos?. Eu achei tudo muito revoltante, fico triste só de pensar no que os passageiros passaram e claro não tem como não se lembrar do filme de James Cameron  também. 

Um aula de história básica: Quando partiu em sua viagem inaugural em  10 de abril de 1912 – de Southampton, na Inglaterra, em direção a Nova York, nos Estados Unidos -, o Titanic era o maior navio do mundo e considerado “praticamente inafundável”. Porém, se chocou em um iceberg e afundou no oceano Atlântico no dia 15 de abril de 1912. A bordo viajavam os donos de algumas das maiores fortunas da época, que ao lado de centenas de imigrantes pobres seriam personagens de um naufrágio que deixou mais de 1,5 mil mortos e apenas 705 sobreviventes. Reportagem da época aqui e infográfico muito interessante aqui para quem quer se aprofundar mais sobre o Titanic.



Escombros do Titanic


A história do livro não é exatamente sobre aquele fatídico dia e sim sobre o pós-acidente, por exemplo, como a impressa reagiu ao acidente, como os sobreviventes passaram a ser vistos pela população e traz a tona o inquérito sobre os envolvidos. O livro é baseado em fatos reais desde o acidente do Titanic como o fato de que Lady Duff Gordon, seu marido e sua secretária sobreviverem ao acidente no bote n°1 com mais 10 pessoas e virarem alvo da imprensa.


"As pessoas protestavam lá fora com raiva porque o inquérito tinha sido transferido para outra sala, mas ali a acústica era melhor. Elas não davam a mínima para a acústica; só queriam  estar presentes e ouvir todas as histórias tristes e revoltantes que normalmente sucedem qualquer desastre, tornando-o saboroso e gratificante." pág 218

A protagonista é Tess, uma jovem simples e pobre que sonha em ter uma vida melhor. Ela é uma ótima costureira e vê na costura a sua tábua de salvação e quando fica sabendo que o Titanic partirá de Cherbourg (FRA), não pensa duas vezes e abandona tudo para ir atrás de um emprego e de uma vida melhor. Chegando ao porto ela fica sabendo que todas as vagas de emprego já estavam preenchidas e por sorte do destino, a mundialmente famosa estilista Lady Duff está presente na hora e impressionada com Tess, lhe oferece um emprego de empregada.

Tess embarca no Titanic e conhecemos um pouco o dia a dia do navio. Tess aos poucos vai conquistando Lady Duff que lhe promete ajuda para transformá-la em uma estilista de renome. No navio, Tess encontra com Jim, um marinheiro simpático e bonito e Jack, um quarentão milionário. Ela fica encantada pelos dois, mas quando pensa que tudo está dando certo na sua vida, acontece à tragédia: o Titanic afunda.

Lady Duff e seu marido Cosmo embarcam junto com mais 10 pesssoas entre ricos e marinheiros no bote n°1 que poderia caber 50 pessoas ou mais. Tess vai parar em outro bote porque na hora salva duas crianças a pedido do pai delas. No bote, Tess fica no meio naquela agonia e tem que remar porque os marinheiros eram uns incompetentes e ficam a deriva até que o navio Carpathia salva os sobreviventes.

Chegando em Nova Iorque alguns sobreviventes são intimados para inquérito  nos EUA e na Inglaterra e na medida que vão passando os capítulos, vamos sabendo o que aconteceu realmente no bote nº1 entre os Gordon, o casal Darling e os tripulantes. No começo, Tess acredita verdadeiramente em Lady Duff mas depois começa a perceber que ela não é a pessoa que imagina. A repórter do New York Times responsável pelo caso Titanic é Pinky, uma repórter que virará amiga de Tess.

O livro tem uma crítica social muito grande, incluindo os direitos exagerados que os ricos possuem e a questão dos direitos femininos que também estão muito bem representados no livro. Isso me fez refletir muito e achei Tess uma mulher muito corajosa e determinada, já que faz o que acredita ser o certo. Tem pitadas de romance no livro, mas nada água com açúcar, achei bem realista e particularmente, a achei super sensata na sua decisão final entre escolher ou Jim e ou Jack porque ela foi a favor dos seus princípios.

Esse livro além de ser um romance histórico super bem escrito, possui uma leitura super gostosa e está narrado na terceira pessoa. Mostra a realidade dura e crua de como o mundo é, onde manda quem tem poder, e tem essa crítica social muito bem posicionada. A diagramação está belíssima como a capa *.* Acho que é um das capas mais bonitas que tenho na minha estante, eu amei demais!!! Um ponto negativo é a revisão que deixou passar vários erros.

Na verdade, não consigo parar de pensar na história porque ainda me pergunto: se eu tivesse naqueles botes, eu teria feito o que a maioria fez que foi não voltar para resgatar quem estava no mar por medo ou egoísmo?, já que o ser humano é tão imprevisível nos momentos de pânico e adrenalina. Isso eu não sei, mas me pego sempre pensando no Titanic.

Super recomendado para quem gosta de romances históricos e quem quer desfrutar de uma leitura repleta de elementos que nos faz pensar.



26 comentários:

  1. Desde a primeira resenha que li desse livro eu fiquei morrendo de amores, agora com a sua bem detalhada eu me apaixonei de vez, eu quero, eu preciso, eu necessito, adorei sua resenha, muito boa!

    ResponderExcluir
  2. Amiga eu adorei adorei a resenha e as fotos e tudo! Você já sabe o quanto eu quero ler esse livro né?! Eu também sou apaixonada por essa história, sempre choro quando assisto esse filme, tenho muita vontade de conhecer mais da história, saber além do que aconteceu, saber que o livro está escrito em terceira pessoa, tudo isso deve fazer do livro um relato impressionante :) estou mais ansiosa ainda pela leitura!
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga,
      Obrigada <3
      Eu sei. Temos gostos em comum rs
      É impressionante mesmo.
      Leia!!!!!!!
      bjs

      Excluir
  3. Ótima resenha! Estou ansiosa para A Costureira, nunca pensei que o livro fosse tão envolvente! Com certeza é uma leitura super prazerosa!

    Beijos

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sammysam,
      Obrigada
      O livro é ótimo, super prazeroso.
      bjs

      Excluir
  4. Não gostei do livro. Não gosto do Titanic nem de romance de época, então o livro não me interessou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaynara,
      Que pena mas cada um tem um gênero preferido mesmo.
      bjs

      Excluir
  5. Não recordo ao certo se já comentei nessa resenha ou vi em outro blog sobre o mesmo livro. Gostei demais da trama central e quero muito ler esse. A capa é linda e o conteúdo mil vezes melhor.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma,
      Leia sim!
      A capa é maravilhosa e a história é ótima.
      bjs

      Excluir
  6. Muito bacana ver o titanic por outros olhos
    Esse livro parece ser bastante interessante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não dá para julgar quem agiu certo ou errado, é um livro que levanta questões muito chocantes. Eu gostei muito mesmo, o que veio depois foi muito mais interessante. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. O título é daqueles que não chama muita atenção, mas a história parece ser bem interessante, já até anotei aqui pra comprar.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Flor!
    Estou morrendo de vontade de ler esse livro!
    Adoro romances históricos!
    Ótima resenha
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Esse livro também me desperta interesse e não é de hoje. Capa e sinopse me encantaram assim eu vi. Sua resenha está linda, Joyce, é exatamente o que eu espero dessa história. O melhor é que ainda há criticas embutidas na trama, o que contribui ainda mais pro livro se torar bom. Infelizmente já vi muita gente falando desses erros de revisão, mas com uma história tão boa a gente tem que relevar em partes rs Titanic já me emociona em filme, imagina em livor? Quero ler pra ontem *o*
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas,
      Esse livro é encantador. Obrigada querido.
      Eu relevei os erros porque a história é ótima.
      Leia sim!!!!!!!!!!!
      bjs

      Excluir
  11. Nunca li mas parece ótimo! Adorei a resenha, ficou perfeita.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  12. Amei a resenha, principalmente a parte em que você cita que a história se passa, ou melhor, que a história tem destaque mesmo após o ocorrido com o Titanic, isso eu ainda não tinha ouvido falar sobre o livro.
    Nossa! Bem pensado, será que eu voltaria para salvar os que ainda estavam ao mar? Acho que depende muito da classe social, por exemplo, se fosse uma pessoa simples acredito que voltaria por, concerteza, ser pé no chão, humilde e bondosa mas, se fosse alguém mais nobre, pelo que sempre vemos em filmes e livros, provavelmente fingiria que não há pessoas precisando de ajuda e continuaria minha bela vida com o nariz empinado... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mah,
      Obrigada. Isso é o mais interessante do livro.
      Pois é, essa pergunta é uma incógnita.
      bjs

      Excluir
  13. Vi o link do seu blog em um parceiro do meu e resolvi vir fazer uma visitinha, amei!!!
    Já estou seguindo!!!
    Adoro livros assim, pra mim são perfeitos, como o sua resenha, me deixou com muita vontade de ler!!!

    Beijos

    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...