Resenha do livro: Trago seu Amor de Volta sem Pedir nada em Troca de Ique Carvalho

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018




           Editora Arqueiro
           Literatura brasileira / Não ficção
           Número de páginas: 240


A vida de Ique Carvalho era tranquila e parecida com a de muitos jovens de Belo Horizonte, sua cidade natal. Ele morava com os pais e os irmãos, era apaixonado pela namorada e trabalhava na agência de publicidade da qual era sócio. Suas impressões sobre o cotidiano iam para o blog The Love Code, onde podia dar vazão ao seu talento para escrever. Até que, em 2013, dois fatos fizeram tudo virar de ponta-cabeça. Na mesma semana, seu namoro teve um fim traumático e o pai recebeu o diagnóstico de uma doença degenerativa grave, que o mataria aos poucos. Sem chão e em meio a um turbilhão, foi no blog que encontrou refúgio para expressar seus sentimentos. Os textos fortes e genuínos acabaram viralizando, popularizando o site e dando a Ique milhares de fãs e seguidores. Suas palavras possuem o incrível dom de ser, ao mesmo tempo, simples e profundamente verdadeiras, traduzindo o que há de mais puro e desejável no amor. Essa mesma capacidade de causar impacto e despertar as emoções dos leitores permeia as reflexões tocantes de Trago seu amor de volta, seu aguardado segundo livro solo. Ique mais uma vez demonstra sua vocação única como cronista do amor em todas as suas expressões.


Quando estamos com uma grande ressaca literária ou não estamos dispostos a enfrentar um livro extenso, tudo o que queremos é um livro leve, com leitura rápida e com um conteúdo que nos chame a atenção. E eu estou exatamente nessa descrição rsrs.

Peguei o livro do Ique porque o título me chamou a atenção e estava curiosa para ler seus textos, pois ainda não o conhecia. Admiro os autores que conseguem tocar seus leitores com textos curtos e diretos, e principalmente quando se trata de não ficção. Falar da realidade da vida é muito mais difícil do que inventar mil e uma ficções.

Ique fala da sua realidade: O termino do seu namoro, os seus relacionamentos com garotas, amigos, família e seus pais. Seu texto é repleto de sentimentos e e de situações que vivemos no dia a dia. A simplicidade como ele trata essas relações foi o ponto chave da leitura. Ele conseguiu passar uma carga enorme de sentimentos em poucas linhas.

" Então, acredite: o amor,o amor completo,é quando você quer o outro sempre perto.Só isso." pág 18

Os textos nos tocam o coração e são escritos de forma poética. Porém não é difícil de entender, pelo contrário, o livro é escrito de uma forma bem simples e emocionante. O amor é o tema central do livro - amor de amigo, de namorados e o mais forte, entre pais e filhos. Entre seu divagações e lembranças, Ique solta muitas frases que nos marcam e nos fazem pensar.

Prepare o coração para as partes onde Ique fala de seu pai, que tem uma doença degenerativa grave. São carregadas de amor, doçura, dor e saudades. É sempre difícil pensar na partida de um ente querido, apesar de ser a única certeza da vida. E Ique consegue falar sobre sua nova realidade depois da descoberta de doença de seu pai de uma forma delicada e intensa.

O livro mostra que nunca é tarde para amar e para demostrar o amor que temos pelas pessoas. Na realidade, o amor é o único bem que importa e será o  nosso legado para as pessoas que amamos quando morrermos.

A diagramação está muito caprichada e belíssima. As folhas são grossas, amareladas, com muitos detalhes coloridos e ilustrações. A capa tem uma textura chamativa e a divisão dos textos facilita a leitura. A editora está de parabéns com o cuidado e empenho na produção do livro.

Super recomendo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...