BatePapo.com #3 Janethe Fontes

quarta-feira, 8 de maio de 2013
Oi pessoal,

Hoje a entrevista será com a Janethe Fontes, autora dos livros: Vítimas do Silêncio, Doce Perseguição e Sentimento Fatal. Eu já li os livros e gostei muito. Vamos conhecê-la melhor!





1º) Olá Janethe. É um prazer poder fazer essa entrevista com você. Gostaria que você se apresentasse para os leitores do blog. 

Janethe Fontes - Bem, então, para quem não me conhece, eu sou Janethe Fontes. Tenho, atualmente, 3 livros publicados: Vítimas do Silêncio, Sentimento Fatal e Doce Perseguição, sendo que meu 4º livro será publicado ainda neste ano, possivelmente, no 2º semestre... Sou uma pessoas apaixonada pela vida, pela família (incluindo meus filhos de 4 patas) e também pela natureza.



2º) Fale um pouco dos seus livros e como você se inspirou para escrevê-los? 

Janethe Fontes - Acho que parte desta pergunta já respondi acima (rsrs). Quanto à inspiração... Eu comecei a escrever poesias com 13 ou 14 anos de idade. Mas eu escrevia apenas para mim mesma, pois, nessa época, ainda não tinha planos de ser poetisa, muito menos escritora. Somente vários anos depois, aos 28 anos de idade, após ler algumas reportagens sobre a violência contra a mulher, foi que, finalmente, criei coragem para seguir meu coração e comecei a escrever Vítimas do Silêncio.



3º)  Na sua opinião, qual é a maior dificuldade de um autor nacional?

 Janethe Fontes -Publicar! Olha, para conseguir publicar meu primeiro livro, eu batalhei por 7 anos... foi muito complicado conseguir uma editora que apostasse 100% no meu trabalho. Eu quase desisti. Mas agora vejo que valeu a pena.



4º) O que você acha da literatura nacional hoje em dia? 

Janethe Fontes - Após um intenso período de hibernação, parece que o leitor brasileiro está começando a despertar para a literatura nacional... Finalmente, começa a perceber que tem muita coisa boa por aqui também! Mas há ainda muito trabalho a ser feito. Há ainda muito preconceito do leitor, e das editoras também, quando se refere à literatura brasileira. O investimento é mínimo e o markentig é ainda mais ínfimo. Mas a expectativa é que esse cenário mude em médio prazo. Muitos dos escritores que eu conheço (alguns apenas virtualmente) não estão de braços cruzados esperando um milagre... Há vários grupos se empenhando bastante para mostrar que a literatura nacional é tão boa quanto à estrangeira.



5º) Já li todos os seus livros e adorei!!! Você os considera de quais gêneros e como foram suas pesquisas para escrevê-los? 

Janethe Fontes - Quem bom! Fico muito feliz mesmo por saber que “adorou” meus livros. Quanto aos gêneros, minhas obras são geralmente descritas como romance, ficção ou até mesmo drama. Mas o estilo é “realista”, já que aborda a realidade de muitas crianças e mulheres em nosso país e no mundo. Quanto às pesquisas, é fundamental ler muito sobre o tema que se quer abordar, dedicar todo tempo possível para estudo e pesquisa. Eu costumo fazer isso antes e até mesmo durante o processo de criação das minhas obras.



6º) Todos os seus livros tem um tema polêmico como o estupro, a violência doméstica e crimes passionais, resumindo, agressões contra as mulheres. O que você pretende passar com suas obras?

Janethe Fontes - Um blogueiro denominou meus livros como “literatura engajada”. Gostei da denominação, pois acredito que o engajamento a certas causas é imprescindível para promover mudanças essenciais que diminuam os fatores que geram tanta violência. Eu poderia escrever sobre qualquer coisa, mas prefiro a abordagem de temas mais reais e que não são tão discutidos na literatura.



7º) Soube que você escreveu um novo livro. Você poderia nos adiantar sobre o que se trata e se possível contar alguma novidade? 

Janethe Fontes - Na realidade, esse livro já estava pronto há algum tempinho, e somente agora foi possível publicá-lo. O voo da Fênix tem novamente um duplo estilo/gênero: romance x problema social. 

Segue a Sinopse:

Desde muito jovem, o poder o fascinava. E para conquistá-lo, ele não hesitava em usar de todo o seu charme... Mas havia uma mulher no seu caminho. Ainda assim, seria novamente muito fácil conseguir tudo o que queria, não fosse a paixão que ardeu em seu peito, desde a primeira vez que a viu...
Única herdeira de um grande empresário da indústria têxtil, ela era uma mulher independente, acostumada à rotina de uma grande corporação. Era também uma mulher apaixonada e sentia-se cada vez mais dependente daquela paixão que mesclava temor, desejo e um estranho pressentimento de que ela se encontrava à beira de um precipício...
Ele nunca esqueceu aquele perfume, a incrível maciez da pele. Pena que tivesse que matá-la depois. Se não fizesse isso, nunca se livraria daquele sentimento que quase atrapalhou seus planos...
Ela perdeu toda a sua herança e também por pouco a própria vida. Mas, obstinada, ressurge das próprias cinzas como uma Fênix, e recomeça novamente, alimentada por um imenso desejo de viver e vingar-se...



8º) Deixe uma mensagem para os leitores do blog. Obrigada pela disponibilidade Janethe. Adorei poder conhecer melhor você e o seu trabalho, pois já sou sua fã. 

Janethe Fontes - Eu é que agradeço, Joyce, por suas palavras tão gentis!! Quero aproveitar e agradecer ainda, de todo o meu coração, a todos os meus amigos, físicos e virtuais, que me apoiaram e continuam me apoiando até hoje. Mais do que leitores e seguidores, alguns se tornaram verdadeiras “fontes de energia”, que utilizo nos momentos de insegurança “literária”. Então, muito, muito obrigada mesmo a todos!!!

Para os leitores do blog, que por ventura leiam esta entrevista, igualmente agradeço pelo interesse em meu trabalho. Gostaria que soubessem que foi através dos livros que fiz muitas viagens, conheci lugares nunca antes imaginados... Mergulhei em oceanos, subi montanhas e saltei de paraquedas... Senti raiva, tédio, paixão, medo... Enfim, vivi muitas vidas...

Agora, também através dos livros, procuro companheiros para viajar comigo neste vasto mundo de emoções. Prometo que a viagem é  totalmente segura, que sua integridade física está totalmente preservada, independentemente das situações que vivenciar. MAS, quanto à sua alma, ah, essa não voltará imune! Vamos nessa?




As Obras


Vítimas do Silêncio


 Uma garota é vítima de estupro e tenta reconstruir sua vida. Mas, quando finalmente acredita ter encontrado o caminho da felicidade e esquecido aquela noite fatídica, um novo episódio a faz despertar para a apavorante certeza de que é absolutamente impossível fugir do passado... E só existe uma alternativa para que a paz retorne ao seu coração e se faça prevalecer a justiça: confrontar seu pior e mais temível inimigo.






Doce Perseguição - Resenha


Uma jovem brutalmente assassinada... Um homem frio e perigoso... Uma promessa de vingança... Graziela tinha apenas quatorze anos de idade quando a irmã fora violentamente assassinada, e ela jurou vingança ao assassino. Essa, porém, seria a missão mais difícil de sua vida, pois, por mais que renegasse seus sentimentos, ela amava o principal suspeito do assassinato... Mas Graziela está disposta a ir até as últimas conseqüências para descobrir a verdade e cumprir sua promessa. Afinal, a paz de seu coração depende exclusivamente disso...



Sentimento Fatal - Resenha

Por amor se mata? O amor destrói? E o ciúme, pode ou não ser controlado? Sentimento Fatal levará você a pensar nessas questões e rever seus conceitos... todos os seus conceitos em relação ao amor. "Dividida entre a paixão avassaladora do marido Roberto, que tem um ciúme doentio, e o grande amor de infância de Daniel, que ela torna a encontrar dez anos depois, Adriana Diniz Martinez terá de vencer o medo e reencontrar a si mesma... Lutar pela própria integridade e também pela filha Letícia, pela qual é capaz de tudo, sobretudo suportar a violência do marido, sobretudo suportar a própria infelicidade." 


Contatos:

Facebook: http://fb.com/JanetheFontes
Site: http://palavreando.zip.net
Twitter: http://twitter.com/janethefontes
E-mail: janethefontes@gmail.com


14 comentários:

  1. Gostei do que ela citou, de que os brasilerios estavam hibernando e agora estão mais atentos à literatura nacional.
    Gostei da sinopse de ''O Voo da Fênix'' e pelo jeito teremos coisa boa por aí.

    ResponderExcluir
  2. "Há ainda muito preconceito do leitor, e das editoras também, quando se refere à literatura brasileira. O investimento é mínimo e o markentig é ainda mais ínfimo."
    Concordo super!
    A literatura brasileira precisa de muito mais incentivo, MUITO mais!

    Beijoca!
    pilhadecultura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta,
      Concordo também.
      Temos que ler mais nacionais!!!!!!!
      bjs

      Excluir
  3. Parabéns pela entrevista. Acho legal quando autores topam serem entrevistados. O último livro parece ser legal!

    Beijão ♥
    www.garotasemcliches.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camylla,
      Obrigada. Acho importante os autores estarem em contato com os leitores e o livro é bom sim :)
      bjs

      Excluir
  4. Olá!
    Adorei o bate papo! Foi bom saber um pouco da autora, ainda não conhecia. Adorei a capa do 1° livro dela e a sinopse também me chamou atenção :)

    Beijos!
    http://www.sonhandocomlivros.com/

    ResponderExcluir
  5. A autora tem se destacado bastante e vi ótimas criticas a respeito do trabalho dela, o estilo dos livros me chamam muito a atenção! Gostei da entrevista, ficou ótima, a autora é muito simpatica!

    Beijos

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  6. Oi Joyce! Parabéns pela ótima entrevista, foi bom saber mais sobre a autora. Gostei muito do livro dela e torço por seu sucesso.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Adorei a entrevista, ela é super simpática pelo que percebi. Doce perseguição e sentimento fatal já estavam na minha lista de desejados, agora quero mais que tudo lê-los!

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...