Resenha do livro: Uma Carta de Amor de Nicholas Sparks

segunda-feira, 21 de abril de 2014




                  Título original: Message in a bottle
                  Editora Arqueiro
                  Literatura estrangeira/Romance
                  Número de páginas: 288


Sinopse: Há três anos, a colunista Theresa Osborne se divorciou do marido após ter sido traída por ele. Desde então, não acredita no amor e não se envolveu seriamente com ninguém. Convencida pela chefe de que precisa de um tempo para si, resolve passar férias em Cape Cod. Durante a semana de folga, depois de terminar sua corrida matinal na praia, Theresa encontra uma garrafa arrolhada com uma folha de papel enrolada dentro. Ao abri-la, descobre uma mensagem que começa assim: “Minha adorada Catherine, sinto a sua falta, querida, como sempre, mas hoje está sendo especialmente difícil porque o oceano tem cantado para mim, e a canção é a da nossa vida juntos.” Comovida pelo texto apaixonado, Theresa decide encontrar seu misterioso autor, que assina apenas “Garrett”. Após uma incansável busca, durante a qual descobre novas cartas que mexem cada vez mais com seus sentimentos, Theresa vai procurá-lo em uma cidade litorânea da Carolina do Norte. Quando o conhece, ela descobre que há três anos Garrett chora por seu amor perdido, mas também percebe que ele pode estar pronto para se entregar a uma nova história. E, para sua própria surpresa, ela também. Unidos pelo acaso, Theresa e Garrett estão prestes a viver uma história comovente que reflete nossa profunda esperança de encontrar alguém e sermos felizes para sempre.


Coloquei uma carta numa velha garrafa
mas uma carta de solidão
coloquei uma carta, um pedido da alma
salvem meu coração... (JS Jack)


Quando terminei de ler "Uma Carta de Amor", logo me veio a cabeça a música Uma Carta do LS Jack. Ela tem uma letra triste, mas é linda (se você é novinho, não vai conhecer a banda, mas vale a pena). Eu sempre quis encontrar uma carta numa garrafa, imagina só que romântico, mas infelizmente ainda não aconteceu (não vou muito à praia, então fica difícil rsrs). Também acho interessante mandar uma carta pelo mar, quem sabe eu ainda o faça.

Li poucos livros do Nicholas Sparks, mas gosto muito da sua narrativa e de suas histórias, embora quase sempre tenha morte e tristeza (é a marca do autor, né). Uma Carta de Amor não foge desse estilo, então prepare-se para uma história linda, mas muito triste. Eu derramei lágrimas ao final do livro, então o considero emocionante. Depois soube da existência de um filme baseado no livro, também chamado de Uma carta de amor, então pretendo assisti-lo.

A história é sobre Theresa Osborne, uma jornalista divorciada de 36 anos. Ela tem um filho pré-adolescente e mora em Boston. Theresa se separou do marido há 3 anos por causa de traição e até o momento não se envolveu sentimentalmente com ninguém. Depois que seu filho vai passar as férias com o pai, ela aproveita para tirar um tempo para si em Cape Cod junto com sua chefe e grande amiga. Durante um passeio pela praia, ela encontra uma garrafa arrolhada com uma carta em seu interior.

Theresa lê a carta e fica muito comovida com tantos sentimentos ali presentes. A carta está assinada por Garret e está endereçada a Catherine. Sua chefe a convence para publicar a carta em sua coluna do jornal. Theresa fica muito curiosa com a história por trás da carta, só não esperava ter contato com mais 2 cartas do mesmo autor para a mesma mulher. Theresa sente que tem algo especial em Garret e depois de uma longa busca, ela encontra sua localização em Wilmington na Carolina do Norte.

" Minha adorada Catherine, Sinto a sua falta, querida, como sempre, mas hoje está sendo especialmente difícil porque o oceano tem cantado para mim, e a canção é a da nossa vida juntos. Quase posso sentir você ao meu lado enquanto escrevo esta carta, assim como o perfume de flores silvestres que sempre me faz lembrar você. Mas neste momento essas coisas não me dão prazer. Suas visitas têm sido menos frequentes, e às vezes acho que grande parte de quem eu sou está aos poucos se afastando para longe..." pág 21


Ela vai até lá para conhecê-lo, mas não tem nenhum plano especial. Garret ainda sofre muito pela morte prematura da esposa e depois de 3 anos de sua morte, ainda não conseguiu se dar a liberdade de sair com ninguém. Depois que encontra Theresa perto do seu barco Happenstance, sente que ela é especial e a convida para velejar com ele.

A partir daí, eles vão se aproximando cada vez mais e vai nascendo uma história de amor, já que ambos começam a se dar o direito de vivê-la novamente. O envolvimento entre eles é bem rápido, parece que estava escrito para acontecer, mas ainda tem suas dificuldades por Garret se sentir preso a esposa e por morarem longe um do outro.

Garret é poucos anos mais novo que Theresa, mas já sofreu muito. Ele é um homem admirável, sensível, honesto e charmoso. Theresa ainda é uma mulher muito bonita, determinada e focada. Juntos eles vão descobrir que é possível recomeçar, mesmo depois das turbulências de sua vidas. O romance é belíssimo e o final foi de matar, não o estava esperando, apesar de ser previsível. As cartas finais me fizeram chorar e concluiu o livro com chave de outro.

A narrativa está em terceira pessoa e é muito gostosa de acompanhar, além de ter várias cartas ao longo do livro. As páginas são amareladas e a diagramação é simples. A capa está bem bonita. Amei o presente que ganhei com o livro: uma mini garrafa com uma carta de Garret. Recomendo para os amantes de romance e para os fãs do Nicholas Sparks porque é um livro comovente e com uma história inesquecível <3.



27 comentários:

  1. Oi Joyce, tudo bem?
    ainda não li nada do Nicholas (acredita!), mas tenho muita curiosidade, porque gosto muito dos filmes baseados nas obras dele
    Esse livro parece ser bem legal mesmo, e emocionante (já vi que eu choraria, rs)

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,
      Leia para ver se gosta. Esse foi o terceiro livro que li do Sparks e gosto da sua narrativa.
      Choraria sim rsrs
      bjs

      Excluir
  2. Ahn... pera, tem alguma coisa estranha nessa capa... hum... Atá! Ela não virou filme XD hahaahha

    A probabilidade de achar uma garrafa (com um bilhete dentro), achar o dono e se apaixonar é... vixi. Mas ainda bem que Nicholas Sparks faz histórias assim, romance onde vc menos espera :X
    Já li alguns livros dele, como Querido John, A ultima musica, Um amor para recordar... incrivel como todos tem a mesma formula.

    LS Jack... nunca tinha ouvido falar, mas foi só ouvir a música que fiquei melancolica rsrs
    Velha? isso foi quase no fim dos anos 90 huehueheu

    Morte? de novo? será que não vai ter um livro do Sparks que não haja morte??

    Ah... tem filme >< rs

    Bem... de alguma forma o casal se completa, e que fofa essa garrafinha! :3
    Até que a historia parece ser bonita e fácil de ler, talvez a leitura termine em dois dias, pela quantidade de páginas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid,
      As novas capas dos livros do Nicholas me agradam bastante.
      A probabilidade é quase nula hahahah
      É a mesma fórmula, mas funciona.
      Eu adoro LS Jack :)
      A leitura é rápida.
      bjs

      Excluir
  3. O ultimo livro lançado do Nick não me comoveu tanto, então estou ansiosa para ler esse, ainda mais vc dizendo que é inesquecível.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Joyce,
    Leio muitos comentários positivos sobre as obras do autor, mas até hoje só li um livro dele, pelo simples fato de suas tramas quase não terem finais felizes, porém a trama de “Uma Carta de Amor” parece ser bem comovente, então quem sabe um dia eu me arrisque a lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marla,
      As histórias são sempre trágicas, mas eu gosto da narrativa do autor.
      Leia quando puder.
      bjs

      Excluir
    2. Mas tem muitos livros dele bons sem tragédia.. " O Resgate, Uma Longa Jornada, Uma Curva na estrada, A escolha, O Guardião.. E outros... Recomendo demais, Uma Curva na estrada.. Perfeito😍😍

      Excluir
  5. Aii eu amo titio Sparks e pelo que li é mais um livro maravilhoso. Ainda não li, mas já vi o filme...sei que é uma história emocionante.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  6. Olá Joyce,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e pela sua resenha vejo que é mais uma bela história que o autor escreve....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nossa, essa história da Nicholas até parece interessante, pq eu tbm sempre quis achar uma mensagem na garrafa hahaha

    Mas eu provavelmente nao vou ler, assim como acabei de comentar em outro post, eu odeeeio romances :x

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante achar uma garrafa com um bilhete e ainda se apaixonar.
    Apesar de eu nunca ter lido nada dele, vi alguns filmes baseados em sua obra, e por mais que adaptações nunca sejam tão fieis, eu não curti muito, eu amo romances, mas não dramas que envolve a morte de uma pessoa querida, estou traumatizada com mortes de personagens nos livros que eu gosto ultimamente, e não gosto de finais dramáticos, então fico com um pé atrás :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess,
      Os livros do Nicholas sempre tem morte, cuidado rs
      As histórias valem a pena.
      bjs

      Excluir
  9. kkkkk eu amava escutar Uma carta do ls jack, mas faz tempo q nao a ouço! qndo eu ler esse livro lembrarei logo dela. Sou FA de nicholas sparks... so faltam 5 livros para q eu complete minha coleçao e estou surtando para poder ler esse, pq foi relançado pela editora \o e antes eu n o achava em canto nenhum. Vou ler esse ano sem duvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jack,
      Essa música é linda!
      Se gosta do Nicholas, vai adorar esse livro dele.
      bjs

      Excluir
  10. Oi , Comecei a ler Uma carta de amor , Mais Creio que nao consegui acompanhar a leitura , estava sem tempo , e a escrita do Tio Nicholas nao colaborou cmg , Pois Ainda Sou iniciante no mundo da leitura ( se é que voçe me entende rsrs ) entao abandonei a leitura , deixei pra outra ocasiao !

    ResponderExcluir
  11. Olha, acredita que ainda não li nenhum livro do Nicholas Sparks? Eu tenho aqui Um homem de sorte, mas ainda nem peguei nele! Já li outras resenhas de Uma carta de amor, parece ser lindo, mas o ruim de ler histórias assim é que a gente sempre acha que que pode acontecer algo assim com a gente, rsrs. E achei o presentinho muito lindinho, combinaria perfeitamente com a minha estante, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria,
      Leia um livro do autor para ver se gosta :)
      O mimo é lindo demais rsrs
      bjs

      Excluir
  12. Own esse livro parece ser muito bom, eu adoro os livros do Nicholas, ainda não li Uma carta de amor, mas a historia já me encantou antes mesmo que eu tivesse lido o livro, amei a sua resenha, parabéns.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,
      Obrigada querida
      Leia sim!
      bjs

      Excluir
    2. Oi Joyce adoro romance e os do nicolas nem se fala, realmente alguns são tristes
      mas a história tem um desenrolar tão interessante sou muito fã dele já li: a escolha,a primeira vista,diário de uma paixão,o melhor de mim. Comecei ler o casamento mas não terminei. E o meu favorito é uma carta de amor já li o livro e comprei o filme.

      Excluir
  13. Perfeito! Abalou meu estado emocional, adorei, esse é um dos meus favoritos.

    www.omliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...