Resenha do livro: Três Dias Para Sempre de Janda Montenegro

terça-feira, 15 de março de 2016




                   Editora Novo Conceito
                   Literatura Brasileira/ suspense
                   Número de páginas: 271

Sinopse: “Começar o expediente às seis da manhã do dia 1º de janeiro: ninguém merece. Mas, apesar da chateação, o Ano-Novo foi generoso com Line e acabou lhe trazendo de presente o homem mais lindo, mais charmoso e mais romântico que ela já conheceu. Daqueles que têm o poder de mudar o nosso humor com um simples ‘oi’. Os namoros de verão não são feitos para durar, por isso ela quer aproveitar cada momento ao lado dele como se fosse o último. Quando se dá conta, no entanto, Line está desejando ardentemente que essa história tenha outro final.”

Três dias para sempre foi uma surpresa para mim. Eu gosto bastante de romances clichês – os chamados “água com açúcar” - e acreditei que esse seria mais um dessa linha. Não foi.

Evaline, ou Line, nasceu na Bahia, está com 27 anos e mora no Rio de Janeiro – pra onde veio para se casar com seu noivo. Abandonada no altar, Line está com o coração magoado e frágil. Além disso, sua vida não está nem perto de como ela imaginou que estaria com quase 30 anos.

Line é uma mulher orgulhosa e decide tentar se virar no Rio, sem ter que voltar para sua cidade natal e aturar o falatório do povo em torno do seu noivado naufragado. Para sobreviver, Line faz um acordo com a gerente do hotel em que estava hospedada: em troca de um quarto, comida e roupa lavada, a personagem leva e busca os hóspedes nos aeroportos.

Em um desses trabalhos, Line conhece Teo. Ela não estava nem um pouco animada com a perspectiva de ter de trabalhar no primeiro dia do ano, mas isso muda quando coloca os olhos no rapaz e ele parece retribuir o olhar.


 “Era um fim de semana típico de verão, daqueles mostrados nos filmes e, apesar de todas as pessoas que passaram por eles, aquele jovem casal só tinha olhos um para o outro, sem se preocupar com o futuro que em breve os distanciaria.” (p. 114)


Teo é de Brasília e está com 27 anos. Veio para o Rio passar férias e acaba por 'esbarrar' em Line. A atração entre os dois é inegável. Logo, eles trocam algumas mensagens e combinam de sair.  A partir desse momento, a trama gira em torno do romance do casal. O relacionamento de Teo e Line é construído de maneira bem sutil e delicada pela autora, o que dá um ritmo leve e agradável a leitura.

Os protagonistas foram bem construídos e Janda nos permitiu conhecer mais sobre a personalidade de cada um. Line é ousada, orgulhosa, um pouco insegura e indecisa. Teo me parece meio irresponsável e não liga para quase nada. Mas, juntos, eles formam um casal bem fofo. O problema é que a vida adora pregar peças e parece que Line não é muito amiga do destino, o que reserva um final inesperado para esse relacionamento que tinha tudo para dar certo.

A narrativa está em terceira pessoa e o foco é Line. A diagramação é simples e as páginas são amareladas. O rodapé é enfeitado com o desenho do calçadão de Ipanema. Os capítulos são uma graça, com uma imagem do Cristo redentor. Para completar o clima carioca, a capa traz fotos de praias. Todos esses detalhes me fizeram querer ir pra o Rio de Janeiro e ver se não encontro por lá o meu Teo (rs).


                             Gabriele Sachinski

4 comentários:

  1. Muito boa a Resenha! Rica até na descrição do suporte do livro, ate me interessei em lê-lo Rs' mesmo não curtindo esse tipo de romance! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Felipe!

      O livro é muito bom, quem sabe você não dá uma chance para ele? Rs
      Se resolver lê-lo, me conte o que achou ;)

      Abraços.

      Excluir
  2. Gostei muito da resenha, descreve o livro de uma maneira leve e com uma pitada sutil de humor, mas em momento algum acaba com o mistério.
    Só não gostei de uma coisa:vou ter que comprar porque agora eu quero muito ler esse livro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina

      Obrigada! Fico feliz em saber que gostou da resenha :)

      Leia mesmo, vale a pena!

      Beijos

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...