Resenha do livro: Diário de um Adolescente Apaixonado de Rafael Moreira

terça-feira, 17 de março de 2015




                   Editora Novo Conceito
                   Literatura nacional/Crônicas
                   Número de páginas: 128


Sinopse:  Ele suou frio quando deu o primeiro beijo. Já sofreu bullying na escola. Já gostou de quem não gostava dele. Sente muita falta de quem foi embora. Já brigou com a namorada por Whatsapp e depois pediu desculpas. Ele não troca os amigos por ninguém. Se bem que amigo, AMIGO mesmo, pra ele, é a família. Em 24 crônicas bem-humoradas (claro), o Rafa conversa com a gente como se estivesse bem pertinho. Acostumado a mostrar o rosto na internet, ele criou coragem e começou a escrever sobre as situações da sua infância, sua relação com a família, com as meninas, com os amigos. De cada história, ele tirava uma reflexão sobre as mudanças que já aconteceram na sua vida e o que ele aprendeu com elas. O resultado está aqui, neste livro que você vai ler e depois abraçar bem apertado.


Não assistia os vídeos do Rafael no youtube, porém depois de ler o livro, fiquei curiosa para acompanhar o seu canal. Sabe por quê?. Porque apesar dele ter apenas 17 anos, ele fala com muita segurança e propriedade sobre diversos temas super sérios e reflexivos. Além disso, os assuntos das crônicas são de interesse de todos e pelo menos uma vez na vida já refletimos sobre eles.

Quem nunca ficou filosofando sobre a vida, né, principalmente, quando se é adolescente onde tudo é novidade e nos afeta em dobro. Adolescência é a fase da descoberta do amor, da profissão, de perdas, de dramas familiares, de novas experiência, entre outros, como já estamos acostumados a falar. O livro é fininho, mas tem muito conteúdo e nos faz refletir sobre a nossa própria vida.

Não estamos tão acostumados a ler crônicas desses assuntos pela visão tão madura de um adolescente. A diferença do "Diário de um Adolescente Apaixonado" é que o Rafael é praticamente um príncipe encantado hahaha. Ele é um garoto sério, inteligente, maduro, com uma visão formada sobre a vida e que traz bons exemplos para a juventude atual. Super necessário para essa nova geração que age pelo impulso. 

As reflexões do livro são sobre: perdão, pessoas perfeitas, namoro, amizade, tpm, orgulho, se iludir, perdas, amor, humor, escola, não ser correspondido, paixão, sonhos, profissão, primeiro beijo, primeiro encontro, ciúme, família, entre outros. Fiquei apaixonada por várias frases e trechos das reflexões. Se eu fosse usar um marca texto, o livro estaria quase todo marcado.


A narrativa está em primeira pessoa pelo Rafael, é muito gostosa e leve de acompanhar. Ela é bem informal e nos dá a impressão de estarmos conversando pessoalmente com o autor. Ele escreve com uma linguagem que os adolescentes estão acostumados, por isso é perfeito para essa faixa etária. 

A diagramação está linda, super caprichada com muitos desenhos e detalhes fofos. As páginas são amareladas e a capa está bacana, apesar de não ter me agradado 100%. Recomendo para todos os adolescentes ou para os adultos com espirito jovem, pois nunca é tarde para refletirmos sobre a vida.

  








6 comentários:

  1. Olá, Joyce!

    Eu fiquei sabendo desse livro pela editora e acho que irei adorar \õ/
    Também não conheço o canal do Rafa, mas irei acompanhar haha
    A obra parece ser muito interessante - e as frases então <3

    Beijos,
    Tia War
    http://voceetaolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem?
    É minha primeira vez aqui em seu blog e tenho que confessar que amei tudo aqui
    Seu layout é lindo e seu conteúdo é muito bom, porque suas resenhas pelo que andei lendo me chamou bastante atenção e espero poder acompanhar tudo daqui pra frente, porque já estou te seguindo e espero ainda conhecer mais sobre seu cantinho e que possamos também ser boas amigas =]

    Enfim...

    Quanto a sua resenha tenho que confessar que amei, até porque li o livro e sinceramente
    achei que o autor apesar de ser novo tem uma maturidade impressionante. Ele fala de uma maneira que nos encanta. Eu sinceramente amei. Não tive do que reclamar. Foi um dos livros que dei 5 estrelas e do Christian tbm é Show, mas cada um do seu jeito né? hehehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-spirit-animals-cacada.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida eu queria te fazer um convite
      Gostaria de ser parceira do meu cantinho? Eu só faço com blogs que eu realmente gosto
      e pode contar comigo sempre por aqui, porque amei tudo.
      Pode pegar o meu selinho se quiser tá? E me avise para que eu possa te linkar =]

      Excluir
  3. Oiee

    Ainda não li esse livro, não sei se vou ler, achei que era menos auto ajuda mas pelas fotos pareceu algo nesse gênero, até gosto de livros assim mas não sei se estou no momento para esta leitura.

    Amei a diagramação!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Joyce, sua linda!
    Eu não li o livro, mas minha irmã que já era fã do Rafa adorou. Ela é aquelas adolescentes histéricas e a cada página suspirava pelas fotos do Rafael. kkkkk Não curto muito o gênero crônicas, mas como é um livro pequeno acho que devo terminar a leitura rapidinho. Fico feliz que você gostou, porque li uma crítica negativa que me deixou assustada HAHAH'

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Joyce,

    Li esse livro e resenhei no blog, foi uma grata surpresa e com certeza nos leva a refletir em diversos assuntos...parabéns pela sua resenha....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...