Resenha do livro: A Mais Pura Verdade de Dan Gemeinhart

terça-feira, 24 de março de 2015





                 Título original: The honest truth
                 Editora Novo Conceito
                 Literatura estrangeira/Infanto-juvenil
                 Número de páginas: 224


Sinopse: Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.



Recebi da Editora Novo Conceito, a prévia do livro A Mais Pura Verdade e posteriormente, recebi o livro completo. Ainda bem porque o final da prévia me deixou muito curiosa e agoniada para saber o que aconteceria com Mark. A história é muito tocante e interessante, apesar de achar que livros que falam sobre "câncer em crianças ou adolescentes" já estejam desgastados.

O livro nos apresenta Mark, um garoto de 12 anos com câncer em estágio avançado e seu estado de saúde piorou recentemente. Por causa da influência de seu avô, Mark nutre uma grande paixão pela escalada/montanhismo e mesmo com sua limitação por conta do câncer, ele tem um grande sonho que é escalar o Monte Rainier. 

Para isso, Mark parte com seu cão Beau, uma máquina fotográfica, um caderno, uma caneta, uma passagem de trem, remédios e poucos dólares em busca da realização de seu sonho. Ele sabe que é uma aventura muito perigosa, ainda mais para uma criança debilitada como ele, mas fará de tudo para alcançar seu objetivo. Com mais um regresso da doença, Mark está cansado e com muita raiva de tudo e de todos, por isso quer fazer essa viagem sozinho.

Mark é uma criança corajosa, determinada e que sabe da gravidade de sua doença. Para ele, realizar seu sonho é muito importante, nem que seja a última aventura que faça em vida. Para isso, ele deixa tudo para trás: seus pais e sua melhor amiga de infância Jessie. Jessie sabe desse sonho secreto de Mark e caberá a ela falar ou não para os adultos sobre sua localização.

"Isto é o que eu não entendo: por que todo mundo faz um escarcéu tremendo com relação à morte. Morrer e viver. É tudo uma bagunça. Essa é a mais pura verdade. Aquilo me deixava irritado. Um tipo de irritação triste." pág 95

Jessie é uma amiga leal que não sabe se conta para os adultos sobre a localização de Mark ou o deixa livre para cumprir seu sonho. Mark é um personagem que eu quis abraçar desde o começo do livro. Essa viagem me deixou com o coração na boca e as páginas finais quase me deixaram sem fôlego. Terminei o livro com uma sensação estranha no peito, mas adorei o final e a lição que fica dessa trama sensacional. O livro ganha pela simplicidade e pela história marcante.

A viagem de Mark será bem perigosa e ficamos o tempo todo aflitos por ele. Beau é um cachorro fenomenal e o acompanha onde quer que Mark vá, não importando o perigo. Isso mostra como o amor dos animais é verdadeiro e é importante para todos os seres humanos, ainda mais para quem tem alguma doença. Fiquei encantada com Beau e sua cumplicidade com Mark.

A narrativa está dividida em duas partes: em primeira pessoa por Mark e em terceira pessoa (exemplo, capítulo 1 é narrado pelo Mark e capítulo 1 1/2 é narrado em terceira pessoa sobre o que os pais e a Jessie estão fazendo para localizá-lo). Além disso, cada início de capítulo nos mostra quantos quilômetros faltam para ele chegar na montanha. Achei essa divisão da narrativa incrível. A capa é simples e muito significativa, tendo tudo a ver com a história.

O livro é bem tocante e emocionante no estilo de A Culpa é das Estrelas e Como Viver Eternamente. Mark é um personagem que ficou registrado em meu coração. Livro favoritado!

2 comentários:

  1. Oi Joyce! Mais um Livro que eu quero ler, cada vez mais me identifico com esse perfil de leitura. A História de Mark condiz exatamente com a história de todos aqueles que sofrem com alguma doença, desejar realizar sonhos. Sua resenha ficou ótima. Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mãe,
      Tenho certeza que vai gostar do livro.
      Obrigada por sempre visitar o blog.
      bjs

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...