Resenha do livro: A Extraordinária Garota Chamada Estrela de Jerry Spinelli

segunda-feira, 23 de junho de 2014




                      Título original: Stargirl
                      Editora Gutenberg
                      Literatura estrangeira/Juvenil
                      Número de páginas: 192


Sinopse: A garota chamada Estrela. Ela é tão mágica quanto o céu do deserto. É tão estranha quanto seu rato de estimação. É tão misteriosa quanto seu próprio nome. Com um simples sorriso, ela cativa totalmente o coração de Leo Borlock. Com sua alegria, ela incendeia uma revolução por liberdade e autenticidade no espírito de sua escola. No começo, os colegas encantam-se com ela por tudo o que a faz ser diferente. Mas isso começa a mudar, e Leo, apaixonado e apreensivo, percebe que a única coisa que pode salvá-la das críticas é a mesma que pode destruí-la: ser alguém comum. Nesta celebração do inconformismo, o premiado Jerry Spinelli tece um conto tenso e comovente sobre os percalços da necessidade de ser popular e da emoção e inspiração do primeiro amor.


"A Extraordinária Garota Chamada Estrela" é um livro juvenil que agrada todas as idades por ter uma história com uma lição de moral incrível. A personagem principal, Estrela, tem uma luz própria que vai iluminar a sua escola e que vai mudar para sempre a vida de Leo. O livro é curtinho, mas transmite tantos valores que deve ser lidos por todos.

A história é contada em primeira pessoa por Leo Borlock, um adolescente de 16 anos que tem uma vida normal. Tudo muda quando entra uma novata chamada Estrela em sua escola e ela tem uma personalidade marcante porque usa roupas diferentes, toca um instrumento chamado ukelele, é simpática e feliz com todos os alunos, dá lembranças relacionadas a datas comemorativas para a sua turma, canta parabéns para os aniversariantes no refeitório, ou seja, para os outros alunos, ela quer se aparecer ou é maluca. 

No começo, ela é aceita por incentivar os alunos a se tornarem livres e autênticos, mas com o passar do tempo é vítima de bullying. Contudo, Estrela faz boas ações porque isso está em seu íntimo. Ela estudava em casa com os pais e esse é o seu primeiro ano numa escola letiva e quer fazer amigos, mas é incompreendida. Estrela, que não é o seu nome real, tem um rato de estimação e vai despertar a indiferença dos outros alunos, só que ela e Leo vão se apaixonar e é muito fofa essa primeira paixão.

"De todas as características incomuns de Estrela, essa para mim era a mais marcante. As coisas ruins não a afetavam. Correção: as coisas ruins que aconteciam com ela não a afetavam. E as coisas ruins que aconteciam conosco a afetavam demais." pág 60

Leo fica encantado com Estrela, porém fica confuso porque queria que ela fosse um pouco mais "normal" e não sabe o que fazer: se fica com ela e é ignorado por todos ou se distancia dela. Só que essa decisão é complicada porque Estrela é especial demais e aonde passa deixa sua marca. Leo é um menino bom, mas como todo adolescente, quer ter amigos na escola e também fica envergonhado das atitudes dela.

Estrela é uma menina de ouro que procura ter atitudes boas sem esperar nada em troca, mas as pessoas ficam pasmas com isso e não acreditam que essa é sua verdadeira intenção. Estrela é pura de coração e vai ensinar verdadeiras lições para Leo. Terminei o livro encantada com Estrela e com a simplicidade do enredo que é carregado de grandes valores. Será que vale a pena mudar seu jeito de ser para se tornar popular?

Eu li a prova do livro, portanto não sei como está a diagramação, mas a capa está simples e linda, eu adorei. A narrativa é de fácil leitura, mas tem uma história marcante. Estrela dá uma lição para nós, leitores, e super recomendo para quem está em fase escolar e sabe que os alunos podem ser cruéis e praticar o bullying. Com certeza é uma obra que vale a pena ser lida por todos!

33 comentários:

  1. Olá!
    Não conhecia esse livro ainda, mas parece ter uma história muito legal. Gostei muito da sinopse, se tiver a chance vou ler com toda certeza.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Já tinha visto esse livro, mas nunca me interessei em procurar saber do desenrolar da história. Gosto de livros que passam valores. Sei o quando alunos podem ser cruéis, nunca sofri bullying, mas já presenciei e algumas vezes até cheguei a interferir. Gostei do livro, eu vou tentar encaixa-lo na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadja,
      Eu também adoro livros desse tipo. Eles nos fazem refletir.
      Leia sim!
      bjs

      Excluir
  3. Espera, não entendi.... Leo também quer fazer amizades ,mas Estrela o impede de forma indireta,pelo fato dela ser "conhecida" demais? eiiita, o livro é interessante kkkkkkk bem diferente do que acostumamos ver em literatura juvenil neh ? :p

    Beijos e bela resenha!

    http://vivasincera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jayla,
      Os alunos passam a ignorá-lo por ele andar com ela. É uma atitude infantil, mas que machuca.
      O livro é ótimo.
      bjs

      Excluir
  4. Ai que lindo!!!

    Mas o quê é ser normal para Leo??? O quê ele realmente quer??? Tô achando esse Leo meio chatinho, rsrs.
    Adorei a resenha e este livro parece ser ótimo!!!

    Esses adolescentes são mesmo muito confusos e acham defeitos em tudo!!!

    Quero ler.

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lelê,
      Ele é um adolescente, portanto, é complicado rsrsrs
      Leia sim
      bjs

      Excluir
  5. parece ser ótimo, não conhecia beijos
    Blog: livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não gosto de livros adolescentes, mas esse parece ser muito bom e reflexivo. Nos últimos tempos, estão criando muitas histórias envolvendo o tema, bullying, e embora muitas vezes seja maçante ler sempre sobre as mesmas questões, acho que nesse caso é essencial, pois é um problema extremamente atual e frequenta na vida de muitos jovens. A capa é relativamente simples, mas achei que combina com o contexto da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid,
      Ele é ótimo.
      É um assunto importante e deve ser discutido com a sociedade.
      bjs

      Excluir
  7. Oie!!
    Gostei da sinopse e ainda mais da resenha.Já tinha escutado algumas críticas boas sobre o livro,e igual você disse a capa é super simples e linda né.Já ate me simpatizei com a estrela mas não gostei muito do leo ele parece chatinho né.Acho que só lendo mesmo pra tira essa impressão.

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia,
      Adorei a capa.
      Leo é como todo adolescente rsrrs
      bjs

      Excluir
  8. Nossa eu precisava de um livro assim na minha época de escola... Eu era fissurada por leituras nesse estilo, agora que estou na faculdade é só mais um passado que não faço muita questão de me prender hehe Evoluindo sempre, mas parece ser um livro interessante.
    Beijos
    Paty
    www.entendademoda.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Joyce! Como vai?
    O livro parece ser muito bom e fofo e, gente, por que o nome do menino tem que ser Leo? hahaha (Esquece.) Hmmm, não sabia que o livro era curto, mas se há uma bela história, quero muito ler! Acabei de ganhar, porém ainda não chegou. Espero gostar tanto quanto você *-* Estrela parece ser uma garota muito legal. Odeio essa coisa de "bullying" e tenho lido muitos livros que abordam o tema.
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karol,
      Leia que vai gostar. A história é fofinha.
      Bylling é terrível.
      bjs

      Excluir
  10. Mas que coisa hein, o que esse Leo tem na cabeça? Vou te contar hein hehehehe adorei a resenha eu ainda não tinha visto falar desse livro, mas eu curti muito conhecer ele, e pretendo ler em breve, acho legal quando livros abordam esse tema o "Bullying", pois ele é uma realidade.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. Ainda não conhecia este livro,mas sua resenha me deixou encantada com esta historia. Acho bacana poder ter a oportunidade de conhecer nos blog livros assim que não estão "bombando" pois sempre nos dá a gente a chance de conhecer e ler livros diferentes e ainda assim super interessantes como este!Adorei saber mais sobre ele!
    Beijoca♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelli,
      É sempre bom conhecer livros não tão falados :)
      Que bom que gostou!
      bjs

      Excluir
  12. Olá, Joyce! ^^
    Confesso que preferi o título do livro em português. E a capa está maravilhosa.
    Me pareceu um livro bem leve, apesar de tudo. Com um toque bem inocente.
    Foi o que eu mais gostei na resenha.
    A Estrella me pareceu uma personagem bem marcante.

    Abraços, Mallú Ferreira
    semclichesporfavor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mallú,
      Eu adorei o trabalho em português.
      Ele é inocente mesmo.
      Estrela é uma personagens fantástica.
      bjs

      Excluir
  13. Já tinha visto esse livro mas nunca me interessei, mas com essa resenha ai mudei de ideia.

    Abçs Joyce :)

    ResponderExcluir
  14. De fato, esse livro deve ser lido por todas as idades. Simplesmente me apaixonei pelo enredo, mostra que as pessoas não sabem mais receber carinho ou boas ações sem ficarem desconfiadas, além de mostrar o bullying.

    Só eu que fui pesquisar o que era o ukelele? (*/ω\)

    Estrela é o tipo de pessoa que seria a melhor amiga da Luna Lovegood, não acha? (⌒‿⌒)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid,
      O enredo mostra exatamente isso.
      Acho que sim, hein hahaha :)
      Ela seria bbf da Luna *.*
      bjs

      Excluir
  15. Oi Joyce, estou super curiosa para ler este livro, me parece que a história é linda, bjus!!!

    www.magisbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Joyce, tudo bem??
    Este livro, (( A extraordinária garota chamada Estrela )) para uma mocinha de 10 anos. (Minha filha) posso comprar de boa?? Estaria adequado??

    Wellington

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wellington,
      Pode comprar sem medo. Ele é infanto-juvenil e a linguagem é para essa idade.
      Aposto que ela vai gostar.
      bjs

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...