Resenha do livro: O Circo Mecânico Tresaulti de Genevieve Valentine

quarta-feira, 13 de novembro de 2013
               



                   Título original: Mechanique: A tale of the Circus Tresaulti
                   Editora Darkside Books
                   Literatura estrangeira/Ficção científica
                   Número de páginas: 318



Em pleno cenário pós-apocalíptico, O Circo Mecânico Tresaulti ergue sua lona e dá início ao grande espetáculo. Ambientado sobre a perigosa superfície de um mundo devastado, cheio de bombas e radiação remanescentes de uma guerra pela qual todos já saíram derrotados, este belo romance nos apresenta uma caravana circense em eterna viagem através de muitas cidades sem país, região ou rota definida. Lugares que podem não mais existir quando o circo retornar. Aqueles que se juntam ao circo procuram segurança, trabalho sem risco de vida ou apenas uma nova forma de recomeçar. E seguir adiante, apesar de tudo. Boss, a força motora do circo, agrega novos personagens, atraídos pela sua habilidade muito especial para recuperar corpos mutilados pela guerra, criando assim magníficos seres mecânicos pós-humanos – repletos de complexas engrenagens, placas de ferro, pétalas de cobre, pulmões relojoaria, rodas e pistões –, cada um trazendo para o circo algo nunca visto e sentido antes. O público se aglomera para ver de perto as proezas desse grupo de pós-humanos fascinantes mas por vezes sombrios. É nesse picadeiro que enxergamos uma parte de nós em uma delicada lente de aumento.


O Circo Mecânico Tresaulti me foi enviado com tanto capricho pela Darkside que me encantei por ele logo a primeira vista porque veio com tantos mimos fofos e a edição está simplesmente de babar. A história toda é incrível e eu nunca tinha lido nada parecido tanto pela trama como pela narrativa que é apresentada em 3 partes: em primeira pessoa por Little George, em terceira pessoa e tem partes que é utilizado o 'você' dando a impressão que se está falando diretamente conosco.

O livro é uma ficção científica e fantasia com cenário pós-apocalíptico, mas na minha humilde opinião eu achei que também tem traços de uma distopia por retratar um mundo cheio de guerras e o governo bem autoritário que está sempre se modificando. As cidades não sobrevivem por muito tempo e é a população que sofre com essa realidade caótica, já que cada um faz o possível para sobreviver.

A história é sobre o Circo Tresaulti que é comandado por Boss, uma mulher respeitada por todos no circo e que tem uma habilidade muito especial por causa de suas tatuagens de asas de grifo mecânica que possui nos braços, o emblema do circo. Através dela, ela consegue recuperar os corpos da guerra e fazê-los magníficos exemplares mecânicos como Ayar que tem pistões, engrenagens e uma coluna de ferro e Jonah que tem um pulmão mecânico. Além de conseguir trocar o esqueleto das trapezistas por tubos ocos de cobre porque assim elas conseguem ser mais resistentes, leves e fáceis de consertar.

Em uma eterna viagem, o circo percorre as cidades apresentando seu show e pode ser que nem passe na mesma por ela já ter deixado de existir. Toda essa mecânica faz com que os circenses não envelheçam e quem se junta a trupe é porque está procurando segurança, trabalho sem risco ou recomeçar a vida. Cada um tem seu número e importância no circo, além de se tornarem uma "família", porém um homem do governo tenta acabar com o circo, levando Boss para a capital. A partir daí, Little George, um garoto que ajudava no circo e não tinha nenhum número, vai se tornar importante na história e junto com os outros integrantes vão tentar salvar Boss e o próprio circo numa grande aventura de salvamento.

"A ideia do homem-de-metal atrai o público, todavia, não posso negar. Toda vez que ando pelo que hoje chamam de cidade e coloco um cartaz em uma parede bombardeada ou outra, as pessoas saem de trás de suas portas trancadas só para darem uma olhada de relance". pág 29

Durante a trama vamos conhecendo mais sobre cada integrante do circo como Elena e Ying que são trapezistas; Ayar; Johan; Stenos e Bird que tem um número juntos; Panadrome, o músico, entre outros, além de Little George que será uma peça fundamental para o circo. Eu gostei muito de George que é corajoso, mas tem suas dúvidas; de Boss que é destemida e acredita muito no circo e Ayar por ser leal e amigo. Também conhecemos um enigmático par de asas, objeto de uma guerra secreta nos bastidores do circo mecânico.

A leitura é muito prazerosa por mostrar o dia-a-dia do circo, as relações entre seus integrantes, as dificuldades encontradas por todos devido a situação atual do mundo, a lealdade e instinto de sobrevivência, além de retratar com maestria os personagens e ter uma trama bem elaborada e diferente que me conquistou inteiramente porque a obra em si é fantástica e me surpreendeu positivamente.

A edição está perfeita e super caprichada com desenhos, detalhes e algumas folhas pretas. A capa está simplesmente maravilhosa com uma belíssima ilustração e com a textura emborrachada. A Darkside está de parabéns por ter feito um trabalho super bem feito e encantador.

Recomendadíssimo para quem quer se aventurar num mundo fantástico que pode ser bem cruel.


41 comentários:

  1. A DarkSides arrasou nessa Edição né?! A capa é divina. Confesso que a temática não me atrai muito, apesar da sua resenha estar ótima. Mas quem sabe um dia eu leio? Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Que livro lindo!
    Não li, mas parece muito legal!
    Bjus
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A Darkside capricha nos livros, estou louca para ter essa maravilha na minha estante, a história chama muito minha atenção!
    Adorei a resenha, fiquei com mais vontade de ler ainda o livro, é um estilo que eu gosto muito.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  4. Mega caprichada mesmo, acho que não tenho nenhum livro dessa editora ainda =(
    Eu gostei bastante da premissa do livro, fiquei bem curiosa para lê-lo amiga!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh que invejinha... Adorei esse livro *-* e a história não decepcionou!
    Obrigada pela resenha!

    ResponderExcluir
  6. Oi guria.
    Esse livro me deixou super fascinada pela capa, sinopse intrigante e agora sua resenha me fez babar pelo modo que a história vai se desenvolver. Ainda quero ler esse livro e espero ter a oportunidade de comprar , logo.
    Parabéns, fiquei babando mesmo com vários livros para ler por aqui xDD
    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Joyce! Desde que vi este livro fiquei encantada, acredito que seja mesmo uma história única e cercada de muita magia e fantasia, espero ter oportunidade de ler em breve.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Eu confesso que não sou amante de circos, mas esse livro não tem como não se interessar, a diagramação dele é linda, assim como sua capa que parece ser bem sugestiva em relação a história.

    Adorei tua resenha.

    ResponderExcluir
  9. Você não faz ideia do quanto eu quero esse livro! Não só pela capa (que é linda), mas pela história que é muito cativante. Adorei a resenha.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu acho a capa desse livro a coisa mais linda!
    Sempre que o vejo fico com vontade de comprar, porém sempre me controlo para não comprar só pela capa! Eu sei que provavelmente não irei gostar do livro :(~

    Beijos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Adorei sua resenha *-*
    Mas, por ela, percebo que o livro não faz muito meu estilo, e que provavelmente não me agradará a leitura.
    mas para quem gosta desse gênero, deve ser um ótimo livro!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!, Deus te abençoe bom dia, amiga resenha maravilhosa
    não conheço o livro mais da vontade de ir comprar só para lê
    amei S-U-C-E-S-S-O A-M-I-G-A.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Gostei da sinopse, parece ser muito interessante.


    Beijos e sucesso!
    www.teoriasdoleaodamontanha.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie,
    eu sempre gostei dessa capa, mas ainda não tive como ler este livro.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  15. Euuu quero taaaanto ler esse livro, e eu preciso ter ele tb pq a capa é marvilhosa rs.
    Agora com a sua resenha estou ainda com mais vontade wahhhh!!^^
    Obrigada pela resenha

    ResponderExcluir
  16. Oii!
    Já vi muitos comentários positivos a respeito do livro, e me interesso bastante por eles. Quem sabe qualquer hora não dou uma oportunidade hehehe. A capa é linda!

    Beijios
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  17. Estou louca pra ler esse livro, ganhei ele no amigo secreto e estou animadíssima. Amo as edições da DarkSide, e o convite que veio junto com o livro é divo demais <3 Tenho certeza que vou amar esse livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela,
      Aposto que você vai adorar e a edição está de babar!
      bjs

      Excluir
  18. Estou apaixonada por esse livro, a edição é maravilhosa e eles realmente te mandaram de um jeito muito caprichoso!
    Você escreve de um jeito único, da pra se envolver com tudo! Além disso o seu blog é lindo, já estou seguindo. Parabéns, que você tenha cada vez mais sucesso.

    depoisdeumlivro.blogspot.com
    espero a sua visita (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana,
      O capricho da editora é fantástico, eu babei!
      Obrigada querida ^^
      bjs

      Excluir
  19. Darkside e seu capricho louvável com os livros! Dá vontade de comprar tudo, não apenas pelas histórias interessantes, mas também pelo design maravilhoso e o material de qualidade. Foi o que me ocorreu com Prince of Thorns! Abraços e parabéns pela resenha, muito rica!

    fabricandoresenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di,
      Dá muita vontade, eles são muito caprichosos.
      Quero ler todos.
      Obrigada
      bjs

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...