Resenha do livro: Estudo Independente de Joelle Charbonneau

quinta-feira, 14 de maio de 2015




                  Título original: Independent study
                  Editora Única
                  Literatura estrangeira/Distopia
                  Número de páginas: 320

Sinopse: Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na Universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu.  Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesma e as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela. No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer o que o coração manda.


Pode conter spoilers da Saga O Teste


"Estudo independente" é o segundo livro da 'saga O teste' que é bem eletrizante, envolvente e me fez virar as páginas avidamente até o término da leitura. Como eu favoritei o livro "O teste", estava super ansiosa para ler sua continuação e a trama superou todas as minha expectativas. Eu adoro distopia por fazer uma crítica à sociedade e sempre ter histórias relacionadas ao governo, injustiças, sociedade futuristas e lutas pela defesa de um ideal. Além disso, são repletas de ação e cenas de tensão.

O livro começa no ponto onde acaba o último: Cia e Tomas passaram no Teste e agora têm a chance de estudar na Universidade. Cia com seus 17 anos tem um futuro promissor como uma das líderes das Nações Unificadas e tudo está indo perfeitamente bem, até que descobre um comunicador onde gravou o que aconteceu com ela e seus amigos durante o teste. Ela fica horrorizada por ter havido tantas mortes, dor, disputa e traição por parte dos competidores e pelo governo permitir uma barbaridade dessa magnitude.

Ela quer fugir, mas é orientada por um amigo que trabalha na Universidade a ajudá-los a banir os responsáveis pelo Teste e mudar sua forma de avaliação. O Dr. Barnes e a Profª Holts possuem livre arbítrio regulamentado por lei para realizar o teste como quiserem, por isso o governo não pode impedí-los. Os rebeldes estão organizando uma ação para tirá-los do poder e para isso precisam de informações. Cia está obstinada a encontrá-las, mesmo que ela corra risco de morte.


"- O que acontece se um aluno não for designado para um desses estágios? Ele é... morto? Redirecionado? - Acreditamos que os estudantes de Tosu City sejam encaminhados para trabalhos medianos fora da cidade. - E os estudantes das colônias? Olhos cheios de tristeza e preocupação encontram os meus. - Não se ouviu falar de nenhum deles, desde então." pág 53

Todos os novos ingressantes da universidades são obrigados a passar por uma iniciação antes das aulas começarem. Além dos 20 alunos da colônias, outros alunos de Tosy City que não participaram do teste irão estudar na Universidade. Cia é designada para o curso de Governo (contra sua vontade) e Tomas para o de engenharia biológica. E é na iniciação, que é dividida por cursos, onde os problemas começam novamente. 

Cia não tem certeza se pode confiar nos seus seus companheiros de curso, por isso fica com o pé atrás durante a iniciação. Os alunos são divididos em grupos de quatro pessoas e precisam passar por 4 fases até serem considerados alunos da Universidade. Nessa aventura, Cia conhece melhor seus parceiros e descobre que não pode confiar em todos. Depois da iniciação, ela terá que enfrentar inimigos muito mais perigosos e se tornará uma peça importante para a rebelião, sendo até chamada para estagiar com a presidenta.

Cia é muito corajosa, destemida, inteligente e coloca sua família e o amor por Tomas em primeiro lugar. Apesar de ser bem nova, ela tem nas mãos o poder de mudar a história das Nações Unificadas e lutará com todas as suas armas para derrotar o sistema da Universidade. Tomas é apaixonado por Cia e como ele também se lembra do Teste, ele quer ajudá-la a acabar com o Dr. Barnes. Cia pode confiar em Tomas, mas e nos outros alunos? Será que Cia conseguirá ajudar os rebeldes? Será que o teste será banido definitivamente? 

O livro tem muita ação, sangue, perigo e tensão. A narrativa está em primeira pessoa por Cia, é muito fluida e rápida de ler. As páginas são amareladas e a diagramação é simples. A capa continua linda como a do primeiro livro. Adoro Cia por ser uma personagem marcante e forte, apesar da pouca idade. Já adianto que o livro termina no ápice e me surpreendeu muito. Foi até chocante hahahaha. Já vou ler o próximo livro, "A formatura", porque essa série virou uma das minhas favoritas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...