Resenha do livro: Reconstruindo Amelia de Kimberly McCreight

segunda-feira, 28 de julho de 2014




                  Título original: Reconstructing Amelia
                  Editora Arqueiro
                  Literatura estrangeira/Suspense/Drama
                  Número de páginas: 352


Sinopse: Você conhece a pessoa que mais ama no mundo? Kate Baron achava que sim até receber a devastadora notícia de que Amelia, sua filha de 15 anos, cometeu suicídio pulando do telhado do colégio particular onde estudava. Poucos dias depois, entretanto, uma mensagem anônima em seu celular revela que a morte de sua filha talvez não tenha sido da maneira que as autoridades alegaram. Amelia pode ter sido assassinada? Como advogada, Kate está determinada a descobrir a verdade e, para isso, mergulha no passado da filha, recolhendo cada fragmento de e-mail, cada linha dos textos do blog, cada atualização de status do Facebook. Sempre um passo atrás da verdade, ela descobre um lado de Amelia que nunca imaginaria que existisse. Este impressionante romance de estreia vai além de uma história sobre segredos e mentiras. Narra a busca de uma mãe tentando reunir cada detalhe possível para reivindicar a memória da filha que não pôde salvar.

Eu simplesmente amo livros com drama e suspense porque sentimos na pele tudo aquilo que os personagens passam e as histórias são viciantes. A narrativa desse tipo de livro é carregada de sentimentos, mágoas, dificuldades, dúvidas e é o suspense que nos mantém grudados nas páginas até o seu término. Eu fui arrebatada por esse livro e com certeza foi um dos melhores que já li na minha vida e estará na minha lista de melhores do ano.

"Reconstruindo Amelia" já começa com uma premissa incrível e as perguntas: Quanto da sua vida você conta para sua mãe? e Você realmente sabe o que se passa na cabeça da sua filha?. Aposto que para muitas pessoas as respostas são negativas, já que o relacionamento entre pais e filhos é muito delicado, porém eu acho que os pais devem ser amigos dos filhos e vice-versa. A história não teria tomada o rumo que chegou, se Amélia contasse sobre sua vida para sua mãe Kate e se Kate soubesse o que se passava com Amelia, mas a vida é cheia de pegadinhas e elas nunca imaginariam que isso fosse acontecer.

Tudo começa com Kate recebendo um telefonema do colégio particular de Amelia dizendo que a adolescente levou uma suspensão e que ela precisa buscar a filha imediatamente. Kate estranhou, pois Amélia é muito dedicada aos estudos, só que para seu total desespero, chegando lá recebe a notícia que Amelia caiu do telhado e que está morta. Os polícias investigam rapidamente o caso dizendo que foi suicídio e as coisas ficam por isso mesmo, só que Kate depois de passar um mês em casa abalada e perplexa, volta a trabalhar e recebe um SMS em que está escrito: 'Amelia não pulou'.

Isso acende uma faísca em seu coração, pois ela percebe que os policiais fizeram um trabalho mal feito e que existe uma probabilidade de que sua filha não tirou a própria vida. Kate resolve investigar por conta própria o que realmente aconteceu com Amelia, mas um novo policial é encarregado do caso e eles vão revirar os últimos meses de Amelia para descobrir a verdade sobre sua morte. Para isso mergulham nos emails, SMS, status no facebook e postagens em blog, já que os adolescentes não vivem sem essas tecnologias. Essas ferramentas guardam segredos reveladores e pesados sobre sua filha e Kate vai descobrir um lado inimaginável de Amelia que ajudou a culminar em seu fim trágico.

"- Ainda não tenho nenhuma prova nova sobre o caso da sua filha, fora a análise da caligrafia. Estou aqui para ouvir, não para falar. Então por que não me diz por que acha que a sua filha não se matou?" pág 129

Kate é advogada e passou a vida toda focada no trabalho e na empresa, portanto não passou muito tempo com a filha que foi uma gravidez não planejada. Kate nunca contou a Amelia sobre o seu pai e apesar delas não passarem muito tempo juntas, elas se amavam muito e tinham uma a outra para proteger. Amelia era uma adolescente de 15 anos estudiosa que participava de algumas atividades no colégio e que tinha uma grande amiga de infância chamada Sylvia. Amelia e Sylvia possuem personalidades diferentes, mas se entendem e gostam da companhia uma da outra.

Devido a ausência da mãe e de Sylvia que só fica focada em garotos, Amelia recebe um convite para participar de um clube. Os clubes eram proibidos no colégio, mas mesmo assim continuam acontecendo e ela com a esperança de ser diferente, resolve aceitar. A partir daí, sua vida muda drasticamente e ela vai fazer parte de uma cama de gato que fica cada vez pior. Acontece tantas coisas com Amelia que ficamos de queixo caído e ela guarda tudo para ela, não desabafa com sua mãe. Amelia é uma menina insegura, inteligente, boa, mas que vai sofrer tanto bullying, perseguição e traumas que nenhuma garota deveria passar. Ela acredita nas pessoas e vai sofrer as consequências por seus atos e pela maldade de outros.

Kate é incansável em sua busca pela verdade e vai ir até o fim para fazer justiça. Ela só quer saber o que sua filha passou nos últimos momentos e apesar de sua dor palpável que nós sentimos durante a leitura, ela é muito corajosa e defensora de Amelia. Ela vai repensar sua vida e descobrir verdades que machucam. Ela é uma protagonista sofrida, determinada, corajosa e que ama intensamente sua filha. Tudo isso que acontece com Amelia, muda radicalmente sua vida.

Para mim, o final da história foi surpreendente e quando cheguei na última página, fiquei com uma sensação de vazio porque a trama é maravilhosa e me despertou muitas emoções e sentimentos. Foi difícil me despedir definitivamente de Amelia e Kate que viveram acontecimentos terríveis, mas onde amor é capaz de manter eternamente esse laço de mãe e filha. Amelia é uma personagem marcante porque apesar de ter um fim trágico, era apenas uma adolescente com suas inseguranças e incertezas.

A narrativa está intercalada de duas maneiras: em primeira pessoa por Amelia e em terceira pessoa por Kate. Enquanto Kate vai investigando o passado da filha, vamos acompanhando o que realmente aconteceu na visão de Amelia. Eu achei essa narrativa perfeita, além de ser interessante e ágil. A diagramação está caprichada com sms, emails, blog e status de facebook e as páginas são amareladas. A capa está encantadora e muito interessante, eu adorei.

Recomendo para quem gosta de drama, suspense, tramas elaboradas e que nos causam diversos sentimentos. MARAVILHOSO!!! INCRÍVEL!!! Favoritado <3 <3 <3 <3 <3

28 comentários:

  1. Uma das minhas próximas leituras. Já vi que vou amar!!
    Adoro tudo isso que você citou, suspense e drama principalmente. Juntando tudo isso, vai ser meu favorito também!
    Resenha linda!!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lelê,
      Aposto que vai amar!
      É um livro marcante.
      Obrigada
      bjs

      Excluir
  2. Amei!!!!! será meu próximo livro, obg.
    Bjs
    Bel

    ResponderExcluir
  3. Oiee

    Quem resenhou esse livro no blog foi a colunista a Mari e ela realmente falou muito bem do livro, adorei sua resenha e com tantos elogios só posso marcar como livro desejado para conseguir ler rsr

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Joyce, tudo bem?
    Desde que vi a sinopse deste livro, fiquei encantada. Até concorri a um top comentarista para ganha-lo, mas como não tenho sorte pra essas coisas, acabei não ganhando :(
    Eu fico super curiosa pra saber o que realmente aconteceu, mas tenho medo de ser algo muito psicológico e eu acabar ficando de ressaca literária.
    Sua resenha foi bastante explicativa.
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estou super curiosa por esse livro,
    mas não estou no clima para dramas e suspenses, os que tenho lidos nos últimos dias, não tem
    me agradado, então resolvi dar um tempo do gênero, futuramente pretendo ler esse livro.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee.
    Desde seu lançamento esse livro vem sendo super falado, ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre o mesmo e olha me surpreendi, positivamente claro! Não pensei que tivesse tantos sentimentos misturados em uma mesma leitura.
    Apesar de não ter gostado muito da capa pretendo lê-lo.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  7. Joyce viu como é bom???? Eu realmente curti. Também favoritei. Eu tenho um relacionamento bom a minha filha, mesmo assim não sei o que se passa na cabeça dela. É complicado viu... beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    A premissa desse livro é realmente sensacional e a história parece ser melhor ainda. Espero que eu consiga lê-lo em breve. Sabe aqueles livros que você sabe que vai curtir a leitura? Tenho certeza que a narrativa vai me envolver.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossaaaaa! Esse livro parece ser incrível, fiquei bem curiosa.
    Amei a resenha.
    beeijos
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Também acho que um relacionamento completamente aberto entre pais e filhos seja o melhor caminho. Se não nos abrirmos nem com as pessoas mais próximas, como iremos aprender a confiar nas pessoas? Pais sempre estarão lá para ajudar, isso é certo.

    Não conhecia o livro, gosto bastante desse estilo. :)

    Beijinhos, Thay.
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thay,
      Com certeza, nossos pais são os nossos melhores amigos.
      Leia que vai gostar.
      bjs

      http://www.entrepaginasesonhos.com.br/

      Excluir
  11. Eu adoro drama e suspense também, concordo com você quando diz que sentimos na pele as coisas que os personagens passam, e é de livros assim que eu gosto, livros que realmente nos "transportam" para dentro do livro, eu tenho esse livro em casa mas nem me passou pela cabeça em ler ele esses tempos, depois de sua resenha vou dar uma adiantada nele haha!

    Gostei da resenha! ;)

    post novo:

    http://voceeoquele.blogspot.com.br/2014/07/resenha-estilhaca-me-vol-01-tahereh-mafi.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giselly,
      Amo livros assim!
      Leia o mais rápido possível!
      bjs

      Excluir
  12. Não conhecia o livro ainda, mais gostei super da resenha
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Joyce,
    Esse livro tem recebido bons elogios, e tendo drama e suspense, como ingredientes acredito que ele poderia vir a me agradar, então quem sabe no futuro eu me arrisque a lê-lo.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  14. Eu tenho que ler esse livro hehehe
    Ele tem tudo para me agradar, quando li a sua resenha fiquei totalmente surpresa, pois para mim o livro se tratava de outra coisa, eu adoro esses suspenses, e já estou curiosa para saber quem matou ela, quem mandou aquelas mensagem para a mãe dela, nossa são muitas perguntas e eu nem li o livro ainda.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...