Resenha do livro: Parkinson - Como Entender e Conviver com a Doença de Parkinson de Alan M. Hultquist

domingo, 20 de julho de 2014




          Título original: Can I tell you about Parkinson´s disease? A guide for family, friends and carers.
          Editora M. Books
          Literatura estrangeira/medicina
          Número de páginas: 64

Apresentando informações úteis e será uma introdução ao assunto. Ele vai ajudar a família, amigos e acompanhantes a compreender melhor a doença de Parkinson. Conheça David, que tem a doença de Parkinson. A partir de sua perspectiva, ele ajuda o leitor a compreender o que é a doença de Parkinson, como ela afeta a vida cotidiana e como é possível lidar com os problemas provocados por ela. David também dá conselhos de como as pessoas podem ajudar quem tem Parkinson. O autor fornece informações acessíveis sobre uma doença complexa através da experiência de David, que tem Parkinson. Este livro é um ótimo guia para compartilhar com a família, os amigos e os profissionais da saúde na procura por uma compreensão pessoal sobre esta doença.

Quem nunca ouviu falar da doença de Parkinson? Hoje em dia, ela é muito divulgada nos meios de comunicação, mas ainda restam muitas dúvidas a respeito da doença em si e do tratamento. Ela normalmente afeta as pessoas depois dos 50 anos, mas também pode surgir antes. O melhor remédio sempre é a informação, portanto se você conhece alguém portador da doença ou quer adquirir conhecimentos sobre o Parkinson, esse livro é uma ótima dica.

O livro é contado por um portador da doença, o David, que tem 58 anos e vai descrendo seus sintomas e seu tratamento. A narrativa está divida por tópicos bem curtos e de fácil entendimento. 

São eles: 

- Apresentando David, que a doença de Parkinson;
- A doença de Parkinson é um problema médico;
- Tremores;
- Movimentos Lentos e Músculos Rijos;
- Equilíbrio;
- Congelamento;
- Memória;
- Organização;
- Sono;
- Os tratamentos não são perfeitos;
- Exercício e atitude positiva;
- Sentimentos e dor;
- Como as pessoas podem ajudar;
- Mais informações sobre a doença de Parkinson;
- Glossário;
- Organizações recomendadas.

Com os tópicos, conseguimos visualizar a vida de um portador da doença e como o Parkinson afeta o corpo e o lado psicológico dos pacientes. O Parkinson ocorre quando algumas células do cérebro morre e são elas que produzem um dos agentes químicos que o cérebro precisa para comunicar-se com o corpo. Por isso, o portador da doença apresenta sintomas como tremores, movimento lento, rigidez muscular e dificuldade de equilíbrio, além de outros.

A doença se agrava com o passar dos anos, mas deve ser feito um acompanhamento médico e ser realizadas ações para que o paciente tenha qualidade de vida. O livro é importante para familiares, acompanhantes e profissionais da saúde para que eles possam compreender a doença e dar um suporte aos pacientes. Há muitas dicas para ajudar os portadores de Parkinson.

Algumas curiosidades:

- A DP é assim chamada em homenagem a James Parkinson que viveu há 200 anos e que não tinha a doença, mas descreveu os sintomas físicos dela.

 - Aproximadamente 3 em cada 1.000 pessoas têm Parkinson. Em torno de 7 a 10 milhões de pessoas no mundo todo têm Parkinson.

- Algumas pessoas com Parkinson herdam a doença de um dos pais, mas a maioria delas não tem um membro da família próximo da doença.

- A DP desenvolve-se de maneira muito diferente de uma pessoa para outra. 

- Os sintomas aparecem primeiro de um lado do corpo.

6 comentários:

  1. Oi Joyce!
    O livro parece ser bem bacana, mas não é muito o meu estilo de leitura, porém creio que a leitura dele deve ser bem bacana, pois o tema do livro é algo interessante e creio que importante, que devemos ter certo conhecimento, gostei muito da sua resenha e estou pensando em dar uma chance ao livro, sempre é bom conhecer novos gêneros.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,
      A leitura é muito instrutiva.
      Que bom que gostou!
      bjs

      Excluir
  2. Oii Joycee =DD
    Nossa deve ser uma leitura meio tensa né??
    Isso de conviver com a doença acho que varia muito mas gostei do livro!
    Eu tenho um tio com Parkinson e eu sei como eh duro =//
    Bjoos sua linda <33
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lih,
      Pelo livro, pude perceber que é uma doença que limita muito seus portadores :/
      Acho que seria um livro interessante para você.
      bjs

      Excluir
  3. Oieee.
    Normalmente não leio esse tipo de livro, fico meio neurótica com essas coisas de doença rsrs
    Então essa leitura vou deixar pra quem gosta porque eu evito ao máximo, mas pra quem gosta me parece ser uma excelente leitura.
    Bjokas!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...