Resenha do livro: Animais nas Guerras de Priscila Gorzoni

quinta-feira, 24 de julho de 2014




                   Editora Matrix
                   Literatura nacional/História
                   Número de páginas: 136

Não foram só cavalos que tiveram grande participação nas guerras ao longo da história; por incrível que pareça, percevejos, pulgas, cobras, entre outros animais, muitas vezes determinaram a vitória – ou derrota – de um dos lados. Saiba como os percevejos denunciavam a aproximação dos soldados inimigos e a importância das moscas-varejeiras, baratas e vermes nas guerras, entre muitos outros animais.

"Animais nas Guerras" é um livro de pesquisa sobre a utilização dos animais nas batalhas desde os tempos remotos. O livro aborda alguns dos principais animais que foram utilizados em campos de batalha como o cavalo, o falcão, o elefante, o camelo, o rato, o mosquito da malária, entre outros. Embora os animais não sejam tão valorizados nas guerras, eles foram importantes para a vitória ou a derrota de várias batalhas ou auxiliando os feridos.

O livro é composto por 35 capítulos onde cada um trata de um animal, um inseto, um verme, uma larva, uma bactéria e um fungo que tiveram alguma participação nas batalhas. Atualmente, devido ao avanço tecnológico e de comunicação, felizmente os animais não são quase utilizados, com exceção do cão e do falcão.  O homem tem pelo animal uma materialização de seus próprios complexos psíquicos e simbólicos, por isso a popularidade dos animais domésticos como o gato no Egito antigo, o elefante na Índia, o javali  e os pássaros pelos celtas, as águias e jaguares pelos astecas.

Os generais e cavaleiros fizeram história juntamente com seus animais, por exemplo, Átila, guerreiro huno com seu exercito de elefantes e cavalos e Alexandre, o Grande, importante conquistador com seu cavalo Bucéfalo. O uso de animais em guerras ou em pesquisas é um ato cruel e horrível que mata milhares de animais inocentes. Eles têm muito a nos ensinar e não devem ser usados pelo homem de forma desrespeitosa.

O livro me proporcionou um conhecimento rápido e interessante. Eu nunca imaginei que alguns animais usados direta ou indiretamente nas guerras fossem os gansos, os golfinhos, as baratas, os porcos, entre outros. São informações surpreendentes porque as guerras são situações tão egoístas e mesquinhas que tiram vida de milhares de pessoas e animais de forma dolorosa e sofrida. Além disso, observamos do que o homem é capaz para alcançar um objetivo, mesmo que seja abominável.

Adorei a leitura e o tema do livro. A narrativa está em terceira pessoa e tem uma linguagem mais acadêmica em certas partes, mas é muito explicativa e de fácil leitura. A diagramação está simples, mas em cada começo de capítulo apresenta um desenho do animal exposto. As páginas são brancas e a capa está bem interessante e chamativa. Recomendo a leitura para quem gosta de livros sobre história e quer se aprofundar sobre as batalhas.

"A civilização de um povo se avalia pela forma como seus animais são tratados." Alexander von Humboldt

12 comentários:

  1. É um tema fantástico até para um tcc. Adorei a proposta!
    Tenho um amigo que é veterinário e se interessa muito por essas coisas. Vou indicar esse livro para ele.
    Dica maravilhosa, Joyce!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Eu também acho que daria um fantástico tcc, fica a dica para os estudantes de veterinária e história.
      Indique sim, aposto que ele vai gostar.
      bjs

      Excluir
  2. Talvez o livro fale melhor a respeito da utilidade deles, mas eu não consigo ver como os animais "ajudaram" a vencer as batalhas. Pra mim eles só eram colocados ali contra a vontade, sem ter absolutamente nada a ver com aquela guerra, e ainda pra muitas vezes acabarem mortos ._.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Os animais eram forçados a participarem das guerras e de uma maneira ou outra acabavam ajudando como, por exemplo, os elefantes que dizimavam muitos soldados. Enfim, é uma prática desumana.
      bjs

      Excluir
  3. Oii flor, tudo bem?
    O tema do livro é super interessante, porém não faz muito meu estilo, hehehe
    Você estuda veterinária?
    De qualquer forma, sua resenha estava super boa! Gostei do estilo de narração, quem sabe dou uma chance!
    Beijos!!

    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Não estudo veterinária, mas gosto de tudo que é relacionado a história.
      Obrigada
      bjs

      Excluir
  4. Oiee.
    Nossa que livro "diferente", pra mim é um diferente que não colou. Não gostei, pra começar não gosto de livros com o tema guerra, raramente os leio, e com animais só me afastou mais ainda. Não curti.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  5. oi Joyce,
    Que livro diferente e intrigante. Eu também me surpreendi com alguns dos animais usados em guerras, como golfinhos e baratas.
    Ainda bem que hoje dia há mais leis e também associações vigiando a utilização de animais para testes e pesquisas, porque é uma covardia mesmo
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,
      É bem surpreendente.
      Eu sou contra testes e pesquisas em animais.
      bjs

      Excluir
  6. Oi Belle,
    Eu amo história <3. Ler sobre as guerras mundias é sempre interessante.
    O livro é bem bacana. As ilustrações são fotos em preto e branco.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu não conhecia esse livro ainda, mas achei ele super interessante, pois eu amo animais, creio que possamos aprender muito com esse livro e gente eu não sabia que se era usando tantos tipos de animais na guerra, o livro pelo visto é cheio que informaçãos, curti.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...