Resenha do filme: Divergente

segunda-feira, 12 de maio de 2014
Oi pessoal,

O filme resenhado hoje é Divergente. Se você não ouviu falar dele, deve estar em outra galáxia ou hibernando hahaha. Eu não li a trilogia, porém necessito porque amei a história. Eu assisti o filme duas vezes nos cinemas de tanto que eu gostei rsrs. Lembrando que é a minha opinião como espectadora e não é uma comparação com o livro. Vamos lá!



Sinopse: Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco, e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade, coragem e outros. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar. Ao entrar para a Dauntless, ela torna-se Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso, Tris conhece Four, um rapaz mais experiente na facção que ela, e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.


A história se passa em Chicago numa época futura. A cidade é toda protegida por enormes cercas de ferro para que não ocorra invasões das regiões ao redor que foram destruídas. Dentro da cidade, os habitantes são divididos em 5 facções para que se manter a ordem e a paz. São elas: Abnegação, Franqueza, Amizade, Erudição e Audácia. Cada facção é encarregada de um setor da sociedade, por exemplo, a Abnegação cuida da parte política e a Audácia cuida da segurança.



Os jovens precisam escolher se querem continuar em sua facção de sangue ou fazer parte de outra, porém essa decisão é definitiva e feita somente uma vez. Para ajudá-los a decidir, são feitos testes de aptidão. A protagonista é Beatrice, uma jovem da Abnegação que quando faz o teste, descobre que é uma divergente, ou seja, tem aptidão para todas as facções. Os divergentes são caçados e correm risco de morte por não serem governados pelo governo, por isso ela tem que esconder esse segredo e decide ir para a Audácia, seu sonho de menina. Seu irmão Caleb decide ir para a Erudição.

                                                    Tris e Quatro

A vida de Beatrice fica muito agitada porque terá que enfrentar situações de tensão e passar por um treinamento físico intenso para continuar na Audácia. Beatrice passa a ser chamar Tris dentro da facção. Tris conhece Quatro, seu instrutor de iniciação e eles ficam bem próximos. No meio de tudo isso, Tris descobre que a Erudição e a Audácia querem tomar o poder da Abnegação por meio da violência para governar Chicago.


O filme tem muita ação, cenas de escaladas, pulos de lugares altíssimos (a facção Audácia não tem medo de aventura rsrs), treinamentos, lutas, etc. Tris é muito determinada e se esforça ao máximo para se enquadrar no grupo, porém sofre bullying do chefe, o que torna sua vida mais complicada. Ela faz alguns amigos que também escolheram a Audácia como nova facção. O dia-a-dia na facção é bem puxado.

Tris e amigos da Audácia

A líder da Audácia é uma gananciosa sem escrúpulos e junto com o líder da Audácia, tentarão tomar o poder da Abnegação com a dizimação de seus integrantes e Tris fará de tudo para atrapalhar seus planos e proteger sua família que vive na Abnegação. Tris é uma personagem admirável porque é corajosa, determinada, íntegra e leal. Quatro, seu par romântico, é misterioso, honesto, protetor, fofo, lindo e guarda um segredo.

As tatuagens dos integrantes da Audácia chamam a atenção e Tris faz uma bem fofa no tórax com 3 pássaros. Quatro tem uma tatoo nas costas inteira com os símbolos das facções. É legal porque dá identidade para cada personagem.


Achei que os atores conseguiram ter uma boa química e eles me convenceram com sua excelente atuação. A Shailene Woodley, personagem Tris, é uma ótima atriz e tem carisma. Theo James, personagem Quatro, fez uma ótima atuação também. Gostei da ligação dos dois no filme e o romance entre eles começa bem lentamente, o que o torna mais real. Ansel Elgort, irmão da Tris, fez um bom trabalho, apesar de não ter se destacado tanto.

Como sabem, a Shailene e o Ansel formaram par romântico no filme A Culpa é das Estrelas e agora será um pouco esquisito para mim porque eles são irmãos nesse hehehe.


Tris e seu irmão Caleb

Os efeitos visuais e a fotografia do filme estão fantásticos e bem caprichados. O filme conquista pela trama bem elaborada, visual impecável e trilha sonora perfeita. O filme é um pouco longo, mas não é cansativo e é muito envolvente.

As cenas finais são frenéticas e valem a pena. Eu adoro distopias pela crítica social e por apresentarem histórias envolventes e incríveis. Super recomendado!!!! <3 <3 <3 <3


31 comentários:

  1. Ah, eu preciso dos livros dessa série logo, para assistir esse filme. Todo mundo só nos comentários positivos. *---*

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já li um milhão de resenhas do livro e cada vez fico com mais vontade!!
    Amo amo amo distopias *_*
    Ainda não vi o filme pra ler o livro primeiro!!
    E hoje descobri que ganhei em uma promoção o livro, hahahaaaa
    obaa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Eu estou doida para ler os livros.
      Que maravilha :)
      bjs

      Excluir
  3. Eu implorei pro meu namorado pra gente ir assistir, mas ele não topou! Acabei assistindo Homem Aranha com meus primos, e pelo jeito o filme nem vai estar em cartas mais aqui em Itapetininga quando eu sair de férias =(

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Realmente o filme é muito bom. Eu já li toda a série e digo que ela é apaixonante. Com certeza irá gostar!

    beijoss Dany.

    http://livrosqueinspiram.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh eu estou louca para ver o filme, ainda não li a trilogia, mas não vejo a hora de ler também, o filme é super bacana né, que bom que você gostou e já assistiu duas vezes hehehe, adoro filmes cheios de ação, pretendo essa semana ainda ir ver o filme.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Amada se você gostou do filme com certeza vai amar os livros, eu já li a trilogia duas vezes e realmente é um livro de muita ação com uma pitada de romance na medida certa.
    Parabéns pela resenha do filme ;)

    faça-me uma visita:
    http://voceeoquele.blogspot.com.br/2014/05/news-literarias-parceria-com-autora.html

    ResponderExcluir
  7. Ah gente, eu queria tanto ver esse filme. Estou cansada de ouvir as pessoas falando bem dele e eu ficar boiando. Eu tenho o livro dele, que ganhei em um sorteio e blá, mas ainda não tenho os outros dois, por isso não comecei a ler, mas também queria ler antes de ver o filme, entende? Não né?! Ah, deixa pra lá, rs. A vantagem de não ter visto é que não vou ficar confusa vendo ACEDE, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria,
      Entendo rsrs
      Quando eu tenho o livro e ainda não li, eu não vejo o filme.
      bjs

      Excluir
  8. Quero ler o livro ,pra depois ver o filme
    Ta na lista aqui, só tenho elogios a esse filme e livro
    Não vejo a hora de ler

    ResponderExcluir
  9. Olá Joyce,

    Essa é a segunda resenha que leio desse filme e ambas foram positivas, também já estou com vontade de ler o livro...kkk...parabéns pela resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita vontade de conhecer essa série, amo distopia
    Mas só vou assistir quando ler o livro

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Acredita que só não fui assistir porque ainda não li o livro.
    Mas adorei a dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. oi Joyce,
    nossa, essa resenha tocou meu coração! eu to super vidrada em Divergente. Terminei o último livro ontem, e não consigo parar de pensar nessa série. É perfeita!
    Só te dou um conselho: Leia a série, pra ontem!
    O filme foi bem fiel ao livro, retratou bem as partes principais, mas sempre faltam coisas. Por exemplo, faltou alguns personagens, como meu adorado Uriah, que é um dos novos amigos da Tris na Audácia. E se você gostou da tatuagem fofa da Tris, outra coisa que faltou no filme foram as outras, porque ela faz mais duas depois dessa da clavícula, rs.
    Os efeitos do filme estão realmente muito bem feitos, conseguem dar vida a história. Também vi o filme duas vezes, uma antes e outra depois de ler o primeiro livro. E veria uma terceira tranquilamente, rs.

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Confesso que estou atrasando a leitura de convergente :/ tanta gente falando q nao gostou!! mas temos q ter força e confiar q a veronica nao estragou tanto uma historia tao maravilhosa!! eu gostei do filme, fui logo ver no cinema e ja assisti duas vezes kkkkkkk theo e shay estavam perfeitos na mnha opiniao. fizeram four e tris da forma q eu imaginei!!

    ResponderExcluir
  14. Até hoje não li Divergente, não me encantou... e parece que o filme não foi fiel, como todas as adaptações cinematográficas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniella,
      Nenhuma adaptação é extremamente fiel, mas também nem daria porque o filme teria 10 horas hahha
      bjs

      Excluir
  15. Resenha muito boa.

    Vi o filme na estreia e gostei bastante, mas o livro é muito, mas muito melhor. Mesmo!
    Adorei a atuação de Shailene Woodley. Arrasou.

    http://www.noticiadassagas.com

    ResponderExcluir
  16. Vi o filme e adorei. Acho que foi muito bem adaptado, exceto por alguns detalhes mas nada que comprometa o filme.

    ResponderExcluir
  17. Pra quem leu o livro, sabe que o filme deixou a desejar em algumas partes, mas a trilha sonora... ahh... a trilha sonora é linda! Perfeita! Fiquei cantando no cinema e mandava catar piolho quem reclamasse xD

    Comparado à THG, foi muito fraco, (sim! foi) e o estranho é que a autora acompanhou as filmagens e tudo...
    (sabia que a Chris do filme é filha do ator que fez o Cinna de THG? #babe #com #essa #novidade)

    ResponderExcluir
  18. Já li divergente e insurgente , vou começar a ler convergente segunda agora *u* ja vi os filmes tbm , menos de convergente é claro q vai lançar só em 2016 *--*

    ResponderExcluir
  19. Ainda tem mais dois livros que devem vira filme, Reagente e o ultimo Detergente!!

    ResponderExcluir
  20. Eu penso que os filmes porque são muito interessantes e podemos encontrar de diferentes gêneros. De forma interessante, os diretores de diferentes filmes, optaram por inserir uma cena de abertura com personagens novos, o que acaba sendo um choque para o espectador, que esperarava reencontrar de cara as queridas crianças. Desde que vi o elenco de Divergent Series imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos. Acabei de ver um filme de Naomi Watts , uma atriz muito comprometida (Acabei de ver os Filmes de Naomi Watts para uma tarde de lazer é uma boa opção), além disso, acho que ele é muito bonito e de bom estilo. Não posso esperar para ver este filme, estou ansioso.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...