Resenha do livro: Muito Além da Loucura de Marcelo Simões

quinta-feira, 13 de junho de 2013




             Editora Geração
             Literatura nacional/biografia
             Número de páginas: 278

Sinopse: Marcílio Moura Maia tinha apenas 19 anos quando engendrou e deu cabo de um plano macabro para ficar com a herança do pai, um bem-sucedido empresário português que chegou ao Brasil muito jovem e fez fortuna vendendo tecidos. A ideia inicial era assassinar o pai e o irmão esquizofrênico, sobre o qual deveria recair a culpa e cuja a morte deveria parecer suicídio. Mas a mãe e a avó se interpuseram em seu caminho e também foram eliminadas. Louco ou alguém desprovido de qualquer valor sentimental e moral? É o que você vai descobrir em Muito Além da Loucura, uma história dramática e repleta de suspense, intrigas e emoções. É leitura de tirar o fôlego da primeira à última página.


Muito Além da Loucura é um livro baseado em fatos reais. O caso ocorreu na Bahia nos anos 70 e chocou o Brasil e o mundo com uma grande repercussão da mídia no qual Marcílio, um rapaz de 20 anos, mata o pai Fernando, a mãe Anita, a avó Laura e o irmão João, diagnosticado com esquizofrenia. Ele arquiteta o plano sozinho e coloca provas falsas contra o seu irmão porque no seu entender uma pessoa com deficiência mental seria o primeiro suspeito de um crime tão bárbaro.

Inicialmente ele ele planeja matar seu pai e seu irmão porque tinha ódio de seu pai, um imigrante português que venceu no Brasil mas que era rígido e não demostrava afeto por sua família e com seu irmão morto, colocariam a culpa nele e assim teria mais parte da herança. Seus outros irmãos Nei, Vânia e Mariá, portadora da síndrome de Down, ficam horrorizados com a chacina e principalmente quando descobrem que o verdadeiro culpado dessa barbaridade é Marcílio.

A família Moura Maia apesar de ser super importante em Salvador tinha problemas em casa. A filha mais velha Vânia com 27 anos e já casada e Nei com 22 anos eram os preferidos porque eram formados e não davam trabalho ao pai, porém João com 24 anos manifestou a esquizofrenia na adolescência (Marcílio era o único que lia os cadernos dele e o amava do seu jeito), Mariá com 11 anos nasceu com síndrome de Down (Fernando na sua ignorância culpava a esposa pela condição da filha) e Marcílio era viciado em drogas, não gostava de estudar e cometia pequenos roubos na loja do pai aonde trabalhava obrigado. Uma família complicada.


"Marcílio seguiu em busca da sua última vítima, João. Limpou suas digitais no rifle e o impregnou com as impressões do irmão. Voltou no corredor e colocou a arma encostada na parede." pág 12

O livro é narrado em terceira pessoa e além de falar sobre Marcílio, conta sobre a investigação feita pelo delegado Carvalho, sobre os irmãos e sobre as mulheres que se envolveram com Marcílio quando ele também estava preso. Marcílio era viciado em drogas e levamos a entender que também teria um distúrbio psicológico no qual todos acreditam mas só posso dizer que o final é impressionante, nunca imaginaria isso.

A escrita do autor é super fluída porque me fez ficar presa na história e no livro e ao mesmo tempo chocante porque mostra um lado bem obscuro das pessoas, principalmente de Marcílio, que por sua ambição e ódio quase dizimou toda a família. Também vemos como a droga e a bebida são maléficas e as cenas da prisão também são bem indigestas.  

O livro me fez pensar até que ponto a maldade humana pode chegar porque matar qualquer pessoa, principalmente, os pais é um ato inadmissível e o que deve passar na cabeça das pessoas que comentem essa atrocidade. Também vemos como a política e as prisões são corruptas, um absurdo.

Achei a capa super interessante, as páginas são amareladas e a diagramação é simples, mas em cada começo de capítulo tem um alvo. Esse livro tem um assunto um pouco pesado mas como eu gosto desse gênero e de biografias, eu adorei e recomendo para quem se interessa pelo assunto.

15 comentários:

  1. Poxa, o livro parece realmente ser muito interessante.
    A capa é linda, o título é ótimo!
    Adoro livros pesados psicologicamente.
    Valeu a dica!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,Gosteii muitoo do seu blog !
    Tanto que já estou seguindo !
    Vem conhecer o meu?

    www.fernandacarrdozo.blogspot.com

    Te Espero lá !
    Bjooos !

    ResponderExcluir
  3. Oi Joyce! Eu achei a premissa ótima, arrepiante e impressiona mais por ser algo real. Que loucura estes assassinatos, eu fiquei com muita vontade de ler. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Uau! Adorei a resenha, fiquei com vontade de ler. Sei que não tem nada a ver mas me lembrou Feliz Ano Velho, por ser nacional e biográfico. Vou procurar esse livro com certeza!

    Att, Line
    putmerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha! Fiquei super curiosa *-*
    Eu adoro livros em terceira pessoa, deixa uma visão mais... imparcial '-'
    Não gosto muito de literatura nacional, mas esse me pareceu muito interessante!

    xoxo

    Belle

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Não conhecia o livro, acreditas? :x
    Parece ser interessante. Pelo menos a premissa é legal. Gosto de histórias que abordam fatos e acima de tudo, envolve pessoas com distúrbios psicológicos.
    Enfim, espero ler em breve.
    Gostei muito de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Joyce.
    Apesar de gostar bastante de histórias baseadas em fatos reais, essa dica eu deixo passar,
    achei pesado demais.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Um livro baseado em um história real e bem pesada mesmo! Achei muito interessante a abordagem do livro e por ser verídico, me deixou ainda mais curiosa sobre o livro!

    Beijos.

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...