Resenha do livro: Inferno de Dan Brown

segunda-feira, 17 de junho de 2013




                  Título original: Inferno
                  Editora Arqueiro
                  Literatura estrangeira/Ficção
                  Número de páginas: 448


Sinopse: Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento. No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.


Esse livro é fantástico, adorei cada página porque a história é muito bem pensada e além de ter muita ação, mistério e enigmas, possui uma lição de moral enorme e um aviso sobre as conseqüências da superpopulação mundial. Dan Brown soube mais uma vez criar um livro que prende muito a atenção e é quase impossível parar de ler. Eu já li O Código da Vinci e Anjos e Demônios do autor e adorei ambos porque os enigmas que ele cria são muito inteligentes e adoro livros assim.

Inferno tem uma diferença dos demais, pois seu foco central não é a religião embora tenha muitos pontos de passagem por ela, por exemplo, com os símbolos cristãos, mas achei isso um ponto positivo. Nesse livro a grande inspiração é A Divina Comédia de Dante Alighieri, especificamente Inferno, o primeiro livro da trilogia que conta com Purgatório e Paraíso. Confesso que nunca tinha li esse clássico, mas enquanto fui lendo o livro procurei conhecer essa obra e pretendo ler em breve. Também tive que procurar o quadro do Mapa do Inferno de Botticeli que é inspirado no Inferno de Dante para entender o que Langdon queria dizer, já que fiquei super curiosa.

Mas vamos para a história: Robert Langdon em um belo dia acorda em um hospital com um ferimento na cabeça e para seu espanto com amnésia em Florença na Itália. A bela médica Sienna lhe diz que tentaram o matar e inesperadamente uma mulher invade o hospital e o tenta matar novamente. Landon fica desesperado e Sienna o ajuda a fugir, levando-o para sua casa. Lá ela descobre uma cápsula com identificação biométrica costurado na gola do casaco de Langdon e como ele não se lembra de nada descobrem que está registrada na digital dele. Ele a abre e dentro contém um dispositivo que se chacoalhado liga um ideograma do quadro de Boticelli: O Mapa do Inferno que foi manipulado digitalmente. Langdon liga para a embaixada americana e quando pensa que está a salvo, um bando de homens de preto estão querendo matá-lo também.

"Seu instinto lhe dizia, sem sombra de dúvida, que ele estava no lugar certo. Além disso, embora ainda não soubesse por que, tinha a clara sensação de estar a poucos instantes de encontrar o que buscavam." pág 149

Sienna e Langdon começam uma jornada frenética enquanto tentam fugir dessas pessoas e ao mesmo tempo ele tem que decifrar as charadas que começa com a frase: cerca treva ou “Busca e encontrarás”. Cada pista vai levando para a outra e todas estão ligadas com Dante e com seu épico poema Inferno. Confesso que as cenas dos enigmas são as minhas preferidas porque as acho incríveis e também porque adoro onde elas normalmente se encontram que são lugares e objetos históricos.

A paisagem de Florença é de tirar o fôlego e já é uma das cidades italianas que quero muito mesmo conhecer. Além de Florença, eles passam por Veneza e Istambul e todas são fantásticas. O grande culpado que está por trás dessa corrida desenfreada é um cientista gênio chamado Zobrist que de tanto não ser ouvido pelos órgãos competentes sobre a superpopulação mundial, resolveu criar em laboratório um agente infeccioso de poder global para tentar deter o fim da humanidade. Zobrist é aficionado em Dante e era um admirador da peste negra porque conteve o crescimento populacional na época e permitiu o florescimento da Renascença, então tudo leva a crer que ele criou uma peste para reduzir o número de habitantes.

A narrativa está em terceira pessoa e é super fluida. Apesar de ser um livro grosso, a leitura é super fácil, gostosa e envolvente. É um livro que se passa em 24 horas por isso sua agilidade, já que lemos e quando nos damos conta  terminamos e nem sentimos de tão boa que é. Nas partes que são faladas sobre o problema da superpopulação me fez refletir demais porque fiquei apreensiva com o futuro da humanidade se continuarmos nesse ritmo. Achei ótima essa abordagem de Brown, já que essa mensagem será passada para a enorme quantidade de pessoas que leram ou lerão esse livro.

"A verdade só pode ser vislumbrada através dos olhos da morte. Sienna repetia as palavras mentalmente enquanto vasculhava cada centímetro da brutal cena de batalha de Vasari, na esperança de que algo se destacasse. Viu os olhos da morte por toda parte." pág 149

No decorrer da história conhecemos o Consórcio, que é uma organização que oferece serviços para quem é podre de rico e tem como diferencial a discrição e não fazer perguntas aos seus clientes. Zobrist é um desses clientes e criou esse agente no tempo que ficou escondido até mesmo de sua grande inimiga, a Dr. Sinskey, diretora do Organização Mundial de Saúde. Mesmo com perfis tão diferentes todos se unirão para tentar deter essa ameaça que Zobrist deixou através dos enigmas baseados em Dante e de um vídeo.

No meio para o final dá uma reviravolta na história que adorei e fiquei admirada porque Langdon descobrirá a verdade por trás da sua amnésia e as cenas finais são ótimas, já que fiquei apreensiva. A conclusão do mistério foi muito coerente e deixou no ar um assunto para se pensar. Todo esse universo criado baseado no poema de Dante ficou muito bom, deu um toque sinistro na história e as paisagens do livro são um destaque a parte.

Sou fã do Brown, digo com toda a certeza, porque seus livros são perfeitos para mim que sou uma amante de história, de lugares incríveis, de enigmas e de uma boa trama. Robert Langdon é uma personagem brilhante e que conquista o leitor. Espero que Brown crie mais e mais história com Langdon.

A capa está maravilhosa para mim, já que a achei divina e fico babando sempre que a olho. A diagramação é simples com folhas amareladas. Parabenizo a Arqueiro pelo ótimo trabalho. Super hiper mega recomendo Inferno!!!!!!

34 comentários:

  1. Muito bacana essa resenha
    Mas não gosto muito dos livros desse autor

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tenho que ler algo do Dan, antes que enlouqueça kkkkkk, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. Ouvi muitos elogios a esse livro
    acho o Dan um gênio mas não curto muito seus livros

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hum...amei a resenha, super completinha! Olha, estou louca para ler esse livro. A capa realmente é lindaa....só que vi na loja e está super caroo. Adoro obras em que a leitura flui bem e acho que ia amar esse livro.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou super fanzoca desse autor.
    Li todos os livros dele até agora, e o meu predileto é Anjos e Demônios. Estou bem ansiosa para ler esse.
    Que bom que esse sai dessa coisa pesada que Brown tem para trabalhar religião.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Também sou :)
      Anjos e demônios é ótimo.
      Leia logo!
      bjs

      Excluir
  6. Estou querendo ler demais esse livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Joyce.
    Essa é a segunda resenha que leio que diz que esse livro tem um enredo que nos leva a pensar....e vindo de Dan Brown isso já me deixa muito ansiosa.
    O livro já está no kindle.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga! adorei a resenha!! tua cara esse livro haha eu já li O Código Da Vinci e eu entendo o teu êxtase! a escrita dele é muito boa mesmo, tô quase pensando em pedir pra arqueiro haha, adorei o nome da Sienna! eu já li A Divina Comédia há alguns anos pra escola e foi uma leitura super muuuuuito boa, é um livro que eu me orgulho de ter ido até o fim hehe porque é uma leitura cansativa, é um livro que exige bastante de ti, concentração e atenção na leitura, mas é uma leitura muito válida :) eu não sabia que ele tinha relação com esse livro e a minha curiosidade aumentou :D
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda,
      É ótima mesmo.
      Já leu :0 que lindo rs. Estou doida para ler.
      Pede que você vai gostar.
      bjs

      Excluir
  9. Eu estou muito ansiosa para ler esse livro !!
    Já li outros livros do Brown e adoro a escrita dele, sobretudo os livros com temática mais histórica como "O Código Da Vinci" e, no caso, "Inferno" :)
    Adorei sua resenha!!

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Nossa, que resenha instigante! o/
    Eu quero MUITO ler esse livro. Confesso que após ler sua resenha, estou desesperado! Hehe
    Já li "O Código da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido". Gostei de todos. Só achei o terceiro livro fraco.
    Em suma, espero ler logo logo e gostar assim como você. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro,
      Obrigada querido ;)
      haha leia logo e tomara que goste como eu.
      bjs

      Excluir
  11. Depois que vi o livro vai abordar os poemas de Dante, fiquei muito intrigada com Inferno. Achei que nunca mais fosse querer ler algo do autor, mas ao saber desse detalhe, minha curiosidade triplicou! Não vejo a hora de ler Inferno!

    Beijos

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sammysam,
      Esse detalhe faz toda a diferença. Leia sim!
      bjs

      Excluir
  12. Quando lançou e todo mundo falou sobre o livro queria ler muito, pois sempre chama a atenção mas pena que é caro não?? Pois é não li os outros do autoras mas claro que vou conferir, adorei a resenha.

    Bjs
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana,
      O preço está baixando. Fique de olho.
      Obrigada
      bjs

      Excluir
  13. Uma vez, a muito tempo atrás (rsrs)comecei a ler Anjos e Demônios e não consegui seguir em frente com a leitura, parecia meio complicada, então nunca mais peguei nada do autor pra ler. Como vc disse que nesse livro a leitura flui, e essa minha experiência com o outro livro já tem um bom tempo, fiquei entusiasmada, e quero ler este livro sim!! Parabéns pela resenha Joyce *-*

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. oi Joyce, acredita que eu parei no Código? Adore o livro, fiquei super ansiosa esperando Anjos e Demônios lançar no Brasil, mas na época estava na loucura de faculdade e trabalho e fui adiando, adiando, e até hoje nada! rs
    bjus

    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Hum, eu juro que queria poder falar a mesma coisa que você sobre este livro, mas não consigo, por não ter lido.
    Amei O Código Da Vinci e Anjos e Demônios, porém a decepção que eu tive com O simbolo Perdido foi uma coisa absurda e realmente me desanimou para continuar lendo os livros do autor.
    Acredito que seja sim maravilhoso como você descreveu (sei da capacidade do autor em criar tramas maravilhosas), porém não consigo ter vontade de ler. :(

    Bjs, Yara.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yara,
      Ainda não li O Simbolo, tenho curiosidade.
      Que pena, mas dê uma chance.
      bjs

      Excluir
  16. Este livro de Dan brown deixa a desejar em relação aos outros especialmente o código da vinci e anjos e demônios ( particularmnete o melhor para mim da serie com Robert Langdom) entretanto inferno não é de todo mal, só acho que Dan brown exagera demais nas informações sobre os pontos turisticos, parece até um guia de viagens e a reviravolta que a história toma não melhora em nada a trama e a deixa meio sem carisma, mas é uma boa leitura um pouco densa mas boa, ah ótima resenha companheira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Efson,
      Eu gostei das descrições dos lugares rsrs.. No geral, eu achei um bom livro.
      Obrigada
      bjs

      Excluir
  17. Só não leio ele ainda porque estou no meio do Símbolo Perdido que é bem empolgante.!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...