BatePapo.com #2 com Gislene Vieira de Lima

sábado, 9 de março de 2013
Olá,

A entrevista de hoje será com a Gislene Vieira de Lima, a simpática autora dos livros "Padaria" e "A Princesa com Olhos de Gato" ambos da Editora Modo. Vamos conhecê-la!!!





1º) Olá Gislene. É um prazer poder fazer essa entrevista com você. Gostaria que você se apresentasse para os leitores do blog.


Gislene Vieira de Lima - Olá todo mundo! Eu sou uma escritora que vive tão no mundo da lua que sou capaz de guardar a entrevista da Joyce para não perder e depois descobrir que existe um buraco negro na máquina que devora todas as minhas boas intenções de organização. Rs. Felizmente quando começo a escrever uma história é porque ela já está bem resolvida em minha cabeça e normalmente já tem um título. Então sempre posso ser salva pelo “pesquisar”. Epa! Deixa eu falar um pouco dos meus livros. Eu tenho dois publicados: uma fantasia medieval chamada A Princesa com Olhos de Gato e um mistério chamado Padaria. Ah! Não me apresentei! Meu nome é Gislene Vieira de Lima! Muito prazer em conhecê-los.


2º) Fale um pouco dos seus livros e como você se inspirou para escrevê-los?

Gislene Vieira de Lima - A Princesa com Olhos de Gato é um tipo de conto de fadas misturado com a história da Europa Medieval na época da Inquisição. Eu sou apaixonada por histórias dessa época desde que li As Brumas de Avalon então tentei escrever algo no gênero, apesar de todas minhas tentativas iniciais terem sido fracassos. Quando relia, parecia estar copiando alguém. No final, acabei sendo salva por um sonho onde via uma menina com roupas medievais e um rapaz vestido de negro atravessando um deserto antes de serem atacados por estranhas criaturas. A menina tinha olhos de gato. Foi assim que conheci os personagens principais desta história: Abner, o mago, e Loiane, a princesa amaldiçoada. Já o Padaria surgiu após uma discussão trivial com jovens desenhistas amantes de anime que insistem em criar Ninjas na selva amazônica ao invés de fazer uso da riquíssima e desconhecida cultura brasileira da mesma fora que os japoneses fazem uso de sua cultura em suas criações. Para provar que era possível sim criar uma história moderna e interessante a partir de nosso folclore, acabei escrevendo o Padaria.


3º) Você é professora. Sua profissão influenciou na sua decisão de ser escritora?

Gislene Vieira de Lima - Eu tento não me apegar muito as classificações que nos são atribuídas por achá-las estranhas. Sou uma pessoa curiosa. Sempre fui. Então após quatro décadas de existência acumulei muitos saberes. Ser educadora é um desses saberes. Ser escritora é outro. Mas ainda espero poder fazer e ser muitas coisas. Então acho complicado dizer que um saber influenciou o outro. Aconteceu que durante a minha trajetória sendo Gislene eu também conheci o prazer da escrita. E isso nem é realmente algo novo. Entre estes dois saberes: a educação e a criação, eu descobri a criação primeiro. Se for para dar uma ordem, já criava mundos muito antes da educação ocupar algum espaço em minha vida.


4º) Qual é a sua opinião sobre a literatura nacional hoje em dia? 

Gislene Vieira de Lima - Eu acho que a situação da literatura nacional hoje em dia é melhor do que era dez anos atrás e tenho muitas esperanças de que se torne muito melhor na próxima década que virá. Isso porque, mesmo que o processo seja lento, doloroso e bem pouco visível, aos poucos vamos nos descobrindo como povo e aos poucos vamos nos construindo aos “trancos e  barrancos” enquanto brasileiros. Tudo o que precisamos é de tempo para nos apropriar de nossa própria história e cultura.


5º) Adorei a sinopse dos seus livros. Você os considera de quais gêneros e como foram suas pesquisas para escrevê-los?

Gislene Vieira de Lima - Que bom que gostou Joyce. Eu quebrei a cabeça para escrevê-las após o susto de receber o pedido da editora. Afinal, como se conta uma história tão longa em poucas linhas sem estragá-la? Já tive de fazer uma pesquisa até na sinopse! Rs. Eu fiquei muito tempo escrevendo e reescrevendo a Princesa. Comecei pesquisando as lendas arturianas, depois passei para a história medieval propriamente dita. Queria condensar em um lugar todas as novidades européias da época como os talheres, o tipo de alimentação, etc. Por isso Rúbia é como um grande recorte da Europa que existia entre os séculos XI e XV apesar de, é lógico, a magia e a fantasia entrarem como a cola de tudo. Depois disso eu descobri a psicologia e os arquétipos. Aí acabei fazendo uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto e quis aplicar isso ao livro. Pesquisei contos de fadas, descobri as estruturas e fui modificando a história aos poucos. A ideia era atender ao maior número de leitores e conseguir um final inusitado. O resultado está aí. Vocês me dizem se eu consegui. Rs. Para o Padaria eu fui buscar tradições e folclores esquecidos do século XVIII. Queria fugir de tudo o que o Monteiro Lobato imortalizou em suas obras, então aquilo que aparece no Padaria em geral é meio desconhecido, mesmo sendo uma literatura projetada para brasileiros.  


6º) Quais são seus planos para esse ano com relação a Padaria e A Princesa com Olhos de Gato?

Gislene Vieira de Lima - Estou revisando a continuação da Princesa que tem o título provisório de A Terra dos Esquecidos. Está dando um trabalhão porque eu sempre descubro algo novo e acabo querendo inserir na história. Já  o Padaria eu estou traduzindo para o inglês. Escolhi traduzi-lo por ter uma linguagem mais simples que o da Princesa.


7º) Você está escrevendo alguma obra? Se sim, você pode nos adiantar sobre o que se trata?

Gislene Vieira de Lima - Eu atualmente estou criando uma história com o título provisório de Pés de Louça. Também é uma história baseada em uma antiga lenda brasileira. O que vamos ter nela? Provavelmente algo bem apocalíptico. Rs. Mas ainda estou escrevendo e não sei bem que rumo esta história irá tomar. Estava escrevendo uma história infantil porém, como ainda não consegui deixá-la do jeito que quero, preferi dar um tempo para ver se refresco minha cabeça sobre o assunto.


8º) Você poderia deixar uma mensagem para os leitores do blog. Obrigada pela disponibilidade Gislene. Adorei poder conhecer melhor você e o seu trabalho!

Gislene Vieira de Lima - O que posso dizer? Fico muito feliz por vocês me concederem um pouco de seu tempo. Espero não ter falado demais. Rs. Saibam que é  a partir de leitores como vocês e de iniciativas com a da Joyce que a literatura brasileira moderna está aos pouquinhos construindo um espaço sólido dentro do mercado editorial e tudo o que eu posso fazer em nome dos autores nacionais é agradecer por seu carinho e apoio. Espero poder passar por aqui mais vezes! Rs. Até mais!



As Obras




Sinopse - Padaria - Gislene Vieira de Lima
Quando Beto parou em frente àquela padaria, tudo que ele queria, era um emprego que não conflitasse com seu horário de estudo. O que ele não sabia é que aquela padaria não era um lugar comum. Coisas muito estranhas passaram a acontecer, fantasmas e criaturas estranhas desfilavam diante de seus olhos como se sua existência sempre estivesse estado ali. Os que trabalhavam naquele comércio, também eram criaturas curiosas, iniciando pelo misterioso proprietário. A padaria estava lhe dando a experiência necessária para poder enfrentar um grave perigo que ameaçava sua vida. Resta saber se Beto, com sua natureza tão simples e direta, seria capaz de aprender e sobreviver a este novo encontro com a sombra da morte.



 Sinopse - A Princesa com Olhos de Gato - Gislene Vieira de Lima"Tudo o que Loiane desejava era encontrar uma forma de ser aceita pelo pai. Sabia que por causa de seus olhos amaldiçoados não encontrava pretendentes, justo quando o avanço da Igreja exigia herdeiros prósperos e fortes para manter a casa dos D’Nort no trono de Rúbia. Somente algo poderia reverter a magia - a própria vida...” Conflitos e intrigas políticas e religiosas misturam-se à magia e grandes revelações num cenário de incertezas, ânsia pelo poder e desespero. 


Contatos:
http://www.facebook.com/giscreatio?fref=ts
http://giscreatio.blogspot.com.br/

Até mais!!!!!!!!

10 comentários:

  1. Oi
    Gostei muito da entrevista e fiquei bem curiosa para ler os livros da autora, principalmente "Padaria".

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata,
      Que bom que gostou. Também quero ler os livros.
      bjs

      Excluir
  2. Oi Joyce! Acho a autora bem simpática, li A princesa com olhos de gato e gostei muito do trabalho dela. Parabéns pela entrevista.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida,
      Concordo com você, ela é bem simpática.
      Obrigada
      bjs

      Excluir
  3. Já tinha ouvido falar do Padaria, o outro ainda não.
    Ela tem um jeitinho bem divertido e descontraído. Muito fofa!!!!
    Amei ter conhecido mais uma autora nacional. Fico sempre feliz de conhecer esses desbravadores corajosos.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Que bom que gostou :)
      Fico muito feliz de ter esse contato com os autores.
      bjs

      Excluir
  4. Oi Joyce,
    Não conhecia a autora, mas ela parece ser bastante simpática.
    Gostei da Sinopse de “A Princesa dos olhos de gato”.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adoro o contato escritor e Blogueiro faz toda a diferença na vida de ambos

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Com certeza, faz toda a diferença para ambos e sempre para melhor :)
      Eu adoro!!!!!
      bjs

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...