Resenha do livro: Sentimento Fatal de Janethe Fontes

quinta-feira, 28 de março de 2013




              Editora Dracaena
              Literatura Nacional/Drama
              Número de páginas: 350



Sinopse -Por amor se mata? O amor destrói? E o ciúme, pode ou não ser controlado? Sentimento Fatal levará você a pensar nessas questões e rever seus conceitos... todos os seus conceitos em relação ao amor. "Dividida entre a paixão avassaladora do marido Roberto, que tem um ciúme doentio, e o grande amor de infância de Daniel, que ela torna a encontrar dez anos depois, Adriana Diniz Martinez terá de vencer o medo e reencontrar a si mesma... Lutar pela própria integridade e também pela filha Letícia, pela qual é capaz de tudo, sobretudo suportar a violência do marido, sobretudo suportar a própria infelicidade."

Esse já é o terceiro livro que leio da Janethe e posso dizer que adoro a escrita da autora. Os três livros possuem histórias fortes que nos fazem refletir, e em "Sentimento Fatal" não seria diferente, já que traz a tona a violência doméstica.

A história é sobre Adriana, uma jovem que é casada com Beto e que tem uma filha de 5 anos chamada Letícia. Sua vida já não é a mesma desde que seu marido se tornou violento e passa a ter um ciúmes doentil por ela. Ele a agride, maltrata e a machuca mas o medo das ameaças de perder a filha faz com que Adriana se cale e sofra calada, já que Beto sempre pede desculpas e promete nunca mais agredí-la de novo, o que nunca cumpre.



"Mas pior do que o próprio sofrimento era ter de enfrentar os olhares perscrutadores das pessoas, ter de inventar mentiras."

Adriana com muito sacrifício consegue voltar a estudar iniciando um curso superior e por feliz coincidência do destino seu professor é o seu primo que não via há mais de 10 anos e que foi seu primeiro amor (eles não são primos de sangue mas conviveram intensamente durante a infância). Daniel que também sempre foi apaixonado por Adriana, vai fazer de tudo para ajudá-la a se desvencilhar de Beto.

Sofri muitas vezes com Adriana. Ela sofre muito e é revoltante tudo que ele passa nas mãos de Beto. A sua única alegria e o que dá forças para continuar vivendo é Letícia e depois Daniel, que tem um filhinho também. Letícia é uma criança que também sofre por essa situação e guarda uma mágoa muito grande do seu pai.



"Fechou os olhos diante do espelho e disse a si mesma que precisava reagir. Tomar pulso da própria vida."


A narrativa flui muito bem e fiquei bem envolvida na história, torci muito para Adriana e Daniel. Tem partes no livros bem tensas mas há também cenas mais calientes. As cenas finais me surpreenderam muito porque não esperava que chegasse no ponto que chegou. Fiquei tocada com o texto de Shakespeare no fechamento do livro que é muito lindo.

É uma leitura carregada de emoções e com um assunto difícil de digerir, mas o romance de Adriana e Daniel deu uma leveza na história. É difícil imaginar como um homem bate em uma mulher que é mais frágil fisicamente e a agride psicologicamente sem sentir remorso.

A narrativa está em terceira pessoa mas tem bastante diálogos. Não sei gostei da capa, acho que poderiam tê-la feito de outra forma apesar de conter elementos da história. As páginas são amareladas e a diagramação é simples.

Recomendo para quem gosta de histórias que nos fazem refletir e que acredita que o amor verdadeiro pode ser a solução para todos as dificuldades.

7 comentários:

  1. Não sei se gostei desse livro, me parece ser interessante, mas sei lá, não é o tipo de livro que eu goste.

    Bjão Joyce!

    livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já li Vitimas do Silencio da autora e gostei muito. Achei bem legal a autora abordar temas que geralmente não se é falado nos livros. Eu ganhei Doce perseguição,mas ainda não li.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas parece ser interessante.
    Ah, tô seguindo você.

    Um beijo, Karine Braschi.
    http://geekdebatom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Joyce! Também curto a escrita da autora, ela cria personagens bem reais e nos envolve com tramas bem amarradas e complexas. Ela consegue falar de temas bem fortes de uma maneira sem igual. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Faço ideia do quem vem por ai com essa arma de fogo na capa amiga! Eu amo livros que nos fazem refletir, acho que livros assim deveria ser obrigatória para a humanidade!! Eu não conhecia esse livro não, mas eu gostei da sua resenha, quero ter a oportunidade de lê-lo!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente esse tipo te historia é muito mais real do que podemos acreditar,e isso faz com que o livro fique mais emocionante.
    parabéns pela resenha

    http://melanciapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. nossa amei seu blog, muitas dicas legais.. muito bom ! adoraria que você viesse conhecer o meu cantinho tbm..

    http://consuelosalmeron.blogspot.com.br/

    Espero que goste das minhas dicas, se voce gostar e me seguir avisa ta ? te sigo tbm.. beijinhos e muito sucesso !!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...