Resenha do livro: Contato Visual de Cammie McGovern

quarta-feira, 20 de março de 2013




Título original: Eye contact
Editora Novo Conceito
Literatura estrangeira / suspense
Número de páginas: 306

Sinopse: Enquanto as crianças brincam no playground de Woodside Elementary School, dois alunos, uma garotinha e um garoto, desaparecem, sendo vistos pela última vez atravessando o campo de futebol em direção ao bosque atrás da escola. As horas passam e então apenas um deles, Adam, um garoto de nove anos com autismo, é encontrado vivo, a única testemunha de um assassinato incompreensível. Verbal apenas nos melhores dias, Adam recua em seu mundo silencioso que Cara, sua mãe, conhece muito bem. Com a comunidade em choque e seu filho incapaz de ajudar na investigação policial, Cara tenta decifrar os enigmáticos acontecimentos. Um romance excitante de suspense psicológico sobre um crime que golpeia o centro de uma comunidade pequena, a comovente trama de Cammie McGovern é, sobretudo, uma história poderosa sobre a delicada e complexa ligação entre uma mãe e seu filho autista.



Vi esse livro pela primeira vez a quase 2 anos em uma das minhas visitas a livraria saraiva e ele logo me chamou a atenção. Lembro que li a sinopse, a achei super interessante e decorei o nome para adicioná-lo no Skoob (não deu para comprá-lo na hora). Em Outubro ele estava com uma super promoção no site da saraiva e quando o vi, comprei na hora e não me arrependo em nenhum momento, talvez possa ter me arrependido por não ter comprado antes porque amei o livro.

A história é sobre Adam um garoto autista de 9 anos que é encontrado junto ao corpo de Amelie, uma garota de 10 anos que é assassinada em um bosque perto do playground da escola  de ambos. Adam só fala nos seus melhores dias, dificultando a investigação da polícia.


"Mas os olhos dele estão alterados de uma maneira que ela não sabe descrever. Antigamente o contato visual o assustava tanto que seus olhos tremiam enquanto ela contava até três..."

Cara, sua mãe, faz de tudo para ajudá-lo e ela será fundamental para a resolução desse caso que terá vários suspeitos em potencial. A narrativa está na terceira pessoa o que nos faz no decorrer do livro conhecer a história de todos as personagens. No começo, eu recomendo ter muita atenção para entender quem é quem porque senão pode-se perder o fio da meada e todas as personagens são essenciais na história.

No começo do livro somos apresentados a Cara em época escolar quando ela conhece Kevin, um garoto que sofre um acidente e que passa por situações terríveis. Ele será uma peça super importante na história.  Também conhecemos a melhor amiga de infância de Cara mas que foram separadas por situações da vida, Suzzete. Tem também o irmão de Suzzete, Teddy que é o  policial que cuidará da segurança de Adam e Matt, o investigador.


"Toda manhã, Cara mede cada expressão no rosto de Adam, cada movimento de sobrancelha, em busca de um indício do que está acontecendo."

Uma das partes mais interessantes está ligada com os outros garotos da escola. Morgan fez algo de errado e quer compensar isso com a descoberta do assassino de Amelie e Chris sabe do que aconteceu no dia, ambos frequentam o grupo das crianças sem amigos. Eles também serão peças importantes na história.

O que me tocou no livro foram os sentimentos e a história de vida de cada personagem. Cada um tem um passado triste e que pode estar relacionada com esse crime. Fiquei com o coração apertado em muitas partes da história. No decorrer do livro as histórias se fundem e quando li a última página fiquei com um nó na garganta.

Pude sentir na história as dificuldades, as barreiras e a perseverança das pessoas que convivem com autistas. Nunca conheci ninguém autista mas imagino que só com muita persistência e amor, a vida dessas pessoas pode ser tornar o mais normal possível, pois os autistas vivem em um mundo só deles.

Achei a solução do caso chocante, fiquei pensando na história muito tempo depois de ter fechado o livro porque podia ser uma história verídica misturando o bullyng, o autismo e as dificuldades da vida. 

Gostei da capa porque possui elementos super pertinentes da história. A diagramação é simples com páginas amareladas. Como curiosidade, a autora tem um filho com autismo e doou uma parte da renda das vendas para um centro  de recursos para crianças com necessidades especiais.

Recomendadíssimo para quem quer ler uma história séria e quer viver uma experiência única. Livro favoritado.





18 comentários:

  1. Oi adorei esse livro.
    Concordo com o que você disse em gênero, numero e grau.
    Ótima resenha.
    Se quiser dar uma olhada na minha: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2010/11/contato-visual-cammie-mcgovern.html
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréia,
      Esse livro é maravilhoso. Adorei sua resenha também :)
      Obrigada
      bjs

      Excluir
  2. Adorei sua resenha, sério. Quero muito ler esse livro e me arrpendo de não ter aproveitado a mesma promo que vc viu! Nossa muito Legal essa história, em breve eu quero resenhá-lo também.

    Beijinhos

    Livros... Eu quero ler sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irinia,
      Obrigada!!!
      Espero que leia em breve porque o livro vale muito a pena.
      bjs

      Excluir
  3. Não conhecia esse livro, mas gostei bastante da sua resenha, a história é muito interessante, preciso lê-lo e ver se corresponde com as minhas expectativas ^^

    Abraços,
    Revolução Nerd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor,
      Obrigada, fico feliz que gostou :)
      Espero que leia sim.
      bjs

      Excluir
  4. Eu quero e preciso ler este livro.
    Adoro livros do gênero e este me parece, pelo que li e você me contou, ser ótimo.

    Bjão!

    livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Markos,
      Que bom que te fiz desejar o livro \0/
      Vale muito a pena. Eu recomendo.
      bjs

      Excluir
  5. não conhecia esse livro, parece bom mesmo!
    parabens pela resenha!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Tenho cada vez mais gostado desse estilo de livro, amei sua resenha! A história parece ser realmente fascinante.

    Beijos
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thyale,
      Eu adoro esse tipo de livro.
      Obrigada, a história é incrível.
      bjs

      Excluir
  7. Oi Joyce! Fiquei tocada por sua resenha, deu para perceber que foi uma leitura marcante.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Adorei sua resenha.
    Fiquei realmente bem interessada no livro!
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro
    Mas amei a resenha e fiquei super curiosa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...