Resenha do livro: Sem Filtro de Marcela Tavares

terça-feira, 16 de agosto de 2016




                 Editora Novo Conceito
                 Literatura nacional
                 Número de páginas: 144



Sinopse: A atriz Marcela Tavares não pediu para ser uma das vozes mais ouvidas da internet. Ela não entrou na fila dos youtubers, não foi lançada por algum famoso e nem fez promessa para conseguir o sucesso a todo custo. Ela apenas ligou a câmera, falou com liberdade e muito bom humor o que vinha à cabeça, e, em menos de seis meses, sua página no Facebook já era uma das mais acessadas da internet brasileira. O quadro “;Marcela Sem Filtro”;, conhecido por pessoas de todas as idades e classes sociais, tornou-se um grito de longo alcance, representando a voz de muitos brasileiros e até mesmo espectadores de outras nacionalidades. E agora, com mais humor do que nunca, no livro que está em suas mãos. Numa época em que dizer o que se pensa torna-se quase um crime inafiançável, a pequena genial, armada apenas com um celular e grandes olhos verdes, faz a cada semana uma verdadeira revolução nas redes sociais.


Marcela Tavares é uma atriz e facebooker muito conhecida na internet brasileira e tenho certeza que você já viu algum vídeo dela na sua timeline. Ela é reconhecida pelo seu modo de falar direto, sem papas na língua e cheio de personalidade, aliás, ela trata de assuntos polêmicos com a mesma naturalidade que falamos de assuntos comuns. Seu sucesso foi meteórico exatamente por falar o que a população tem medo ou receio de dizer.

Ela tem como marca registrada seus grandes olhos verdes, cabelos loiros e sua baixa estatura. Além disso, ela é desbocada e fala INFERNO e palavrões em todos os seus vídeos. A grande parte dos haters não aprovam esse seu jeito de se expressar e é claro que uma enxurrada de pessoas não gostam dela, já que não dá para agradar a todos.

Seus 2 milhões de fãs no facebook comprovam que seu jeito escrachado é um diferencial nos dias de hoje e que sua voz é ouvida pelos quatro cantos do mundo. Como tudo que faz sucesso, ela recebe muitas críticas negativas, porém consegue lidar com elas de um modo positivo. Eu, particularmente, gosto dos seus vídeos e de seu jeito de ser porque assim como ela, fico revoltada com a situação do Brasil.

Em seu livro "Sem Filtro", nós podemos conhecê-la melhor. Ela divide com o leitor passagens importantes de sua vida: como ela viralizou no facebook; se aventurou no youtube; sua vida de atriz; ela compartilha suas particularidades pessoais e como é a convivência com os haters; a sensação de ser conhecida pelo mundo; sua relação com os fãs; explica sobre seus vídeos polêmicos; sua relação com o stand up comedy; entre outros.

O livro é leve e ótimo para ser lido em momentos de relaxamento, já que não tem a pretensão de ser um livro complexo e nem com grandes reflexões. A Marcela tem uma personalidade forte e uma história interessante porque apesar de vivermos numa época que é possível ter a profissão de influenciador digital, ela não é mais uma que produz conteúdos tolos e sem uma mensagem por trás de sua fala. Ela busca que seus leitores questionem a realidade do Brasil e não fiquem conformados com os problemas que vivemos.

Seu ponto chave nos vídeos é ser ela mesma, sem nenhuma super produção, já que o destaque fica para os assuntos que ela discorre nas gravações. Quantas pessoas tem coragem de dar a cara a tapa nos dias de hoje? Pouquíssimas, já que o medo de repreensão ou de não ser patrocinado financeiramente é maior.

A narrativa do livro está em primeira pessoa por Marcela e é bem dinâmica. Os capítulos são curtos fazendo com que a leitura seja bem rápida. A diagramação é caprichada com muitas fotos, desenhos e detalhes diferentes. As páginas são amareladas e a capa chama a atenção. Recomendo para os fãs da Marcela ou para quem tem curiosidade de conhecê-la melhor.





Um comentário:

  1. Sensacional a sua resenha Joyce!!Precisamos de pessoas assim, verdadeiras, sinceras e literalmente sem filtro. Parabéns !!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...