Resenha do livro: A Menina Que Não Acredita em Milagres de Wendy Wunder

quinta-feira, 19 de maio de 2016




             Título Original: The girl who does not believe in miracles.
             Editora Novo Conceito
             Literatura estrangeira/Drama
             Número de páginas: 249


Sinopse: Campbell tem 17 anos. Ela não acredita em Deus. Muito menos em milagres. Cam sabe que tem pouco tempo de vida, por isso quer viver intensamente e fazer tudo o que nunca fez, no tempo que lhe resta. Mas a mãe de Cam não aceita o fato de perder a filha, assim, ela a convence a fazer uma viagem com ela e a irmã para Promise um lugar conhecido por seus acontecimentos miraculosos. Em Promise, Cam se depara com eventos inacreditáveis, e, também, com o primeiro amor. Lá encontra, finalmente, o que estava procurando mesmo sem saber. Será que ela mudará de ideia em relação à probabilidade de milagres? A Menina que não Acredita em Milagres vai fazer você rir, chorar e repensar sua conduta de vida.

Cética é a palavra que defini Campbell, uma adolescente de 17 anos que está morrendo de câncer terminal. Ela não acredita em Deus e nem em sobrenatural, por isso se agarra nas explicações científicas até presenciar fenômenos raros que aconteciam apenas em um lugar, Promise. 

Durante toda a vida de Cam, ela sempre teve câncer e ele faz parte ativamente de sua vida. Ela não se recorda de uma vida sem ele e, por esse motivo, sempre esteve preparada para o fim – a morte –, já que era a única certeza que tinha sobre o futuro.

Um dia, quando ela e sua melhor amiga Lily estavam no acampamento de verão, Lily teve a ideia de que elas escrevessem uma lista com todas coisas que desejavam fazer antes de morrer, a qual elas chamaram de “Lista do Flamingo”. Mesmo relutante Cam a cria, e segundo Lily, o simples ato de escrever seus desejos em um papel, já seria o bastante para que eles fossem realizados. Depois de seu último diagnóstico, Cam espera a morte que agora está mais próxima do que nunca. Porém, quer realizar todos os desejos da lista antes de morrer. 

Ao contrário de Cam, sua mãe Alicia, não está preparada para dizer adeus a filha. Ela leva Cam de um médico a outro, de uma cidade a outra em buscar de uma cura, mas para a ciência não existe mais nada que se possa fazer, pois o câncer está por toda parte. Sua mãe não desiste tão fácil e como acredita em milagres, fará o possível e o impossível para a cura da filha. 

"Mais tarde, ela descobriu que podia ser uma princesa. Não uma princesa de verdade, mas algo mais que uma paciente com câncer. Ela podia escolher o câncer e a felicidade ou as outras partes maravilhosas de sua personalidade. Ela era dançarina, estudante, irmã, assistente veterinária, namorada. Podia transformar o câncer em uma parte muito menor de seu ser. Pela primeira vez em um tempo muito longo, o câncer não era tudo.” Pág 209


Cam, sua mãe e sua irmã Perry vão à Promise, a cidade mágica onde milagres acontecem. Lá existem dentes de leão lilases, flamingos que aparecem misteriosamente e filhotes de cachorros que são curados milagrosamente quando estão morrendo. Cam viverá uma grande aventura, encontrará o amor e será feliz como nunca foi em sua vida inteira. Ela aprenderá que tudo é possível e que poderá ter uma vida normal.

A menina que não acredita em milagres é o tipo de livro que desde o começo você sabe o que vai acontecer, mas não quer que aconteça. O livro se resume em risos, lágrimas, raiva e nostalgia. É maravilhoso e nos faz pensar na vida e no que realmente acreditamos.

Os personagens são bem construídos e é impossível não amá-los. Cam é uma garota incrível, pois é corajosa, engraçada, sarcástica e divertida e mesmo doente, sempre encara tudo com humor e não se deixa abalar pela possibilidade de uma morte precoce. Durante toda a trama vemos uma evolução muito grande dos personagens, principalmente em Cam, pois ela amadurece muito e no fim se torna uma pessoa melhor. Asher é o cara perfeito, o sonho de qualquer garota e Perry é a irmãzinha caçula mais fofa, engraçada e inteligente do mundo.

O livro é narrado em primeira pessoa e a história é muito boa e envolvente. A trama é surpreendente e me agradou bastante. Foi o livro mais lindo que eu li esse ano, pois ele nos ensina muitas lições como valorizar o tempo e a vida que temos e que cada momento é infinito, mesmo que não dure para sempre. 

Yara Macêdo



6 comentários:

  1. amei a resenha e já quero ler logo o livro para saborear melhor a historia.

    http://dicasdachil.blogspot.com.br/2016/04/sorteio-1-ano-de-blog-dicas-da-chil.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Que bom que gostou. Espero que goste do livro, ele é ótimo. Você vai se surpreender muito com ele.
      Bjs:)

      Excluir
  2. Oii!!

    Gostei bastante da premissa e da resenha desse livro. É realmente um livro para parar e pensar bem na vida. Dá até medinho de chorar.

    Beijos, Thay.
    http://www.leitoranamoda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Thay.
      Tudo bem?
      Sim, nos faz pensar bastante. Eu confesso que chorei, rsrs. Ele é muito emocionante. Recomendo.
      Beijos :)

      Excluir
  3. Oi Yara! Esse livro muito me chamou a atenção, talvez seja pela história dessa garota, me faz pensar na historia da vida real da minha Jessica, que ao contrário da personagem acreditava em Deus e tinha a esperança de que tudo poderia ter sido diferente! Me emociono e me vejo no papel da mãe de Cam, pois nunca queremos dar adeus a um filho. Realmente esse tipo de enredo traz
    muito aprendizado na vida da gente. Abraço Yara!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Madalena.
      Tudo bem?
      Espero que sim! Esse livro é muito tocante me emocionei muito. Me fez pensar que tudo é possível e que coisas ruins acontecem com pessoas boas. Eu aprendi que podemos e devemos ser feliz até onde der.
      Beijos :)

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...