Resenha do livro: Enquanto Bela Dormia de Elizabeth Blackwell

sexta-feira, 13 de maio de 2016





                  Título original: While beauty slept
                  Editora Arqueiro
                  Literatura estrangeira/Romance
                  Número de páginas: 368



Sinopse: Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história. Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens – um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja – tornam-se atemporais. Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original. Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor – a magia mais poderosa do mundo –, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.


Eu sou apaixonada por novas versões dos contos de fadas em filmes e livros, por isso já li e vi diversos títulos. "Enquanto bela dormia" é a versão reformulada da bela adormecida e posso dizer que é sensacional e mega diferente das outras versões que já tive contato. Eu amei a história e te convido a adentrar nos salões de um castelo em que uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa.

A história é contada em primeira pessoa por Elise, uma senhora muito idosa que está narrando para sua neta favorita, a verdadeira história de sua vida e da bela adormecida. É através de sua narração que conhecemos essa história fantástica e tudo começa na sua infância. 

Elise é uma garota de 14 anos que vive na fazenda com sua mãe, irmãos e padastro (ela descobriu a pouco tempo que nasceu antes de sua mãe se casar. Sua mãe engravidou dentro do castelo onde trabalhava). Elise tem uma vida simples e com muitas restrições, mas acredita que seu futuro será melhor. Porém, inesperadamente, sua vida vira de ponta cabeça porque a varíola assola a fazenda e mata sua mãe e mais quatro irmãos, só restando um irmão mais velho e seu padastro.

Sua mãe antes de morrer lhe disse o nome da governanta do castelo e de sua irmã Agna, portanto, ela decide ir embora da fazenda e tentar a vida na cidade grande: St. Elsip. Lá ela pede auxílio a sua tia Agna que nunca havia conhecido e fica uns dias em sua casa, até se apresentar no castelo para a Sra. Tewes e conseguir o emprego. Agna e a sra. Tewes sabem o segredo de sua mãe que só será revelado no tempo certo. Elise também conhece os inquilinos de sua tia e fica interessada em Marcus, o filho da sapateiro, que será muito importante em sua vida.

Dentro do castelo, Elise inicia uma amizade com Petra, uma criada do castelo e está muito contente com essa oportunidade de trabalho. Ela também conhece Millicent, a tia idosa e esquisita do rei Ranolf que tem supostos poderes mágicos que se simpatiza por ela e isso terá grandes consequências negativas no futuro. Millicent guarda um grande rancor por não ter sido a rainha do castelo e não desistirá de possuí-lo. Flora é a irmã de Millicent e diferentemente dela, é bondosa e protegerá a todos enquanto viver.

A rainha Lenore é uma mulher belíssima e que se casou por amor. Ela pertencia há um reino distante e largou tudo pelo rei. O único problema do casal é que a rainha não conseguia conceber um herdeiro depois de tantos anos de casados e fica desesperada, pois o reino será herdado pelo irmão do rei Bowen, um homem sem escrúpulos e soberbo.

"Tenho vontade de chorar por aquela jovem inocente, que acreditava com tanto fervor que o amor vence tudo. Porque a rainha tinha razão. A evolução do amor quase nunca é suave, e meu caminho viria a se tornar realmente pedregoso." página 163

Millicent e a rainha passam muito tempo juntas e em uma das viagens, Millicent faz uma magia e a rainha fica fértil, mas em troca pede obediência dela. Como está desesperada, Lenore aceita, mas se arrependerá amargamente no futuro por esse ato. Lenore engravida e a gestação segue sem problemas até que no difícil trabalho de parto, Millicent é expulsa do reino por sua intromissão e ela jura vingança e o destino de St. Elsip está traçado amargamente.

A princesa Rosa é declarada herdeira do trono e seu tio Bowen não fica nada satisfeito com os planos do irmão e será um grande inimigo para o reino. Com esses acontecimentos, o futuro da corte é péssimo.A vida nos salões do castelo e na cidade é bem agitada. Elise está sempre acompanhando Lenore e Rosa e caberá a ela um papel muito importante na proteção de Rosa e no futuro do reino. Por causa do cuidado extremo da rainha com sua filha, Rosa cresce sem contato com o mundo exterior para sua infelicidade, pois só quer levar uma vida normal e livre. 

A trama possui reviravoltas sensacionais e que me deixaram de boca aberta. O final foi surpreendente e o livro se tornou um dos meus preferidos. Elise vive muitas aventuras e por maus bocados. Só posso dizer que a história é inesperada e maravilhosa. Se você gosta de contos de fadas, leia!

Elise é uma protagonista determinada, decidida, teimosa, inteligente e fiel. Ela segue até o fim os seus propósitos e não abandonará Rosa. Adorei Rosa e sua vontade de ser livre e Marcus e seu amor verdadeiro por Elise. A história me marcou por ter um enredo inesperado e diferente, pois mesmo com situações mais reais, podemos ver os detalhes da versão contada pela Disney. A história fica na cabeça mesmo depois de muito tempo lido.

A narrativa está em primeira pessoa por Elise, é fluída e de rápida leitura. A diagramação é simples e as páginas são amarelas. A capa está belíssima e me encantou. Se você quer ler um conto de fadas mais real e com elementos que poderiam acontecer, Enquanto Bela Dormia é perfeito para você.

Favoritado. Amei <3 <3


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...