Resenha do livro: Cova 312 de Daniela Arbex

segunda-feira, 9 de maio de 2016





            Editora Geração
            Literatura nacional/Não-ficção/Jornalismo
            Número de páginas: 344


Sinopse: Menos de dois anos depois de seu surpreendente best-seller de estreia, “Holocausto  brasileiro”, Daniela Arbex volta com mais um livro corajoso e revelador. Escrito como um romance, nele se conta a história real de como as Forças Armadas mataram pela tortura um jovem militante político, forjaram seu suicídio e sumiram com seu corpo. Daniela Arbex reconstitui o calvário deste jovem, de seus companheiros e de sua família até sua morte e desaparecimento. E continua investigando até descobrir seu corpo, na anônima Cova 312 que dá título ao livro. No final, uma revelação bombástica muda um capítulo da história do Brasil. Uma história apaixonante, cheia de mistério, poesia, tragédia e sofrimento.

Eu sou apaixonada por livros históricos e jornalísticos, pois podemos nos aprofundar no nosso passado e descobrir detalhes que nunca foram mencionados nos livros de história. Muitas vezes, só lemos livros históricos estrangeiros, porém o Brasil possui muitas épocas que merecem ser melhor estudadas para que nunca mais volte a reaparecer no país.

"Cova 312" é escrito pela Daniela Arbex, a mesma autora do livro "Holocausto Brasileiro" que eu amei e recomendo de olhos fechados. O livro Holocausto Brasileiro fala sobre as péssimas condições e tratamentos que eram oferecidos aos pacientes do Hospício de Colônia em Barbacena/MG. É revoltante tudo o que ela nos mostra e serve para não deixarmos no esquecimento todo o sofrimento e injustiças que os pacientes passaram. A resenha está aqui.

Em "Cova 312", Daniela volta com mais uma investigação jornalística. Dessa vez, ela pesquisa a ditadura militar no Brasil, mais especificamente, descobrirá o que aconteceu com um guerrilheiro e onde seu corpo foi enterrado. Além de contar histórias de outros jovens que também foram torturados pelos militares.

O livro tem como personagem principal Milton Soares de Castro, um militante político que foi torturado e assassinado pelas forças Armadas, mas que teve a morte forjada como suicídio e o corpo desaparecido pelos militares. A família do jovem ficou mais de 30 anos sem saber sobre o paradeiro de Milton, até que Daniela descobre sua verdadeira história.

Daniela nos apresenta os motivos pelo qual Milton virou um militante, a história de seus companheiros e de sua família, o momento de sua prisão até a morte e o desaparecimento. Milton foi um entre tantos jovens que foram mortos pela ditadura militar, mas que representa todos os companheiros de causa que eram contra o situação política do país.

O livro é contado como um romance em terceira pessoa, por isso é uma leitura bem envolvente e fácil de ler. Também é narrado em primeira pessoa por Daniela o que dá um toque mais pessoal na investigação. Daniela inicia essa pesquisa para uma matéria no jornal, porém a investigação vai muito além de uma simples reportagem. Ela consegue desmembrar verdades escondidas a sete chaves desse período negro, e finalmente descobre o que aconteceu com Milton, que foi enterrado como anônimo na cova 312.

A ditadura militar no Brasil ainda é tratada com cuidado e possui muitas arestas soltas que não foram escancaradas. Muitos militares envolvidos na época se recusam a falar sobre o assunto e não colaboram com as investigações. Muitas famílias ainda desconhecem o paradeiro de entes desaparecidos nessa época tortuosa e muitos sobreviventes vivem com grandes traumas das torturas.

Além de falar sobre Milton, Daniela também apresenta a história de muitos militantes que morreram e sobreviveram nas prisões. É muito chocante sabermos das torturas e mortes horrorosas que existiram nas prisões clandestinas e como esse governo foi capaz de ficar tanto tempo no poder.

Esse tema é pesado, mas é necessário ser debatido e conhecido pelas gerações mais recentes, para que essa barbárie não volte a acontecer na história do Brasil. A diagramação está bem caprichada com muitas fotos e documentos originais da época e dos militantes citados na investigação. Cada capítulo tem uma imagem de ilustração e o livro é dividido em três partes: nascimento e morte de um guerrilheiro, anatomia de uma dos maiores presídios da ditadura e segredo revelado.

As páginas são brancas e a capa é chamativa. Gostei bastante do livro e recomendo para quem quer se aprofundar mais nesses anos traumáticos do Brasil.

OBS: Em uma entrevista, Daniela disse que escolheu falar sobre um guerrilheiro desconhecido porque Milton Soares de Castro foi o único civil da guerrilha do Caparaó e também o único encontrado morto na Penitenciária de Linhares, em Minas Gerais, um dos presídios políticos mais importantes do país. Cova 312 é a história de Milton e também de muitos militantes que ficaram presos em Linhares. Revela a rotina de uma cadeia desconhecida para os brasileiros.

A entrevista da Daniela Arbex está aqui.

 Momento da prisão de Milton Soares de Castro e a cova 312 onde estava enterrado.



Milton Soares de Castro

Um comentário:

  1. Apesar de eu não ter lido muitos livros nesse estilo, eu tbm gosto muito amiga, pois é sempre bom nos aprofundarmos na história!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...