Resenha do livro: Jardim de Inverno de Kristin Hannah

sábado, 13 de fevereiro de 2016





              Título original: Winter Garden
              Editora Novo Conceito
              Literatura Estrangeira/Ficção
              Número de páginas: 415


Sinopse: Meredith e Nina Whitson são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto para as filhas.  A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whitson deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família... E mudará tudo o que elas pensam que são.


O enredo de Jardim de Inverno é simplesmente comovente. Meredith e Nina Whitson pouco sabem sobre sua mãe, Anya, a não ser que ela é russa, inalcançável para as filhas e apaixonada pelo pai, Evan.

Como tentativa de unir sua esposa e as filhas, o pai cria a tradição de que, toda noite, a mãe contaria para as meninas um conto de fadas. Para a mãe, isso parecia mais uma obrigação e ela não demonstrava prazer algum em estar reunida com as filhas. Para as meninas, era o melhor momento do dia, pois a mãe se transformava enquanto contava suas histórias e elas conseguiam ver um vislumbre de paixão nos frios olhos azuis da mãe. 

Quando pequenas, as duas sempre tentaram chamar a atenção da mãe, fazer com que ela as notasse e as amasse, sem jamais conseguir fazer com que Anya Whiston sequer as olhasse. Até que, um dia, depois de um episódio lamentável com uma encenação de um dos contos de fada, elas desistem e, cada uma a seu modo, simplesmente aceitam a indiferença da mãe. 

Quando adultas, as irmãs seguem caminhos completamente diferentes: Meredith, a mais velha, assume os negócios da família, casa-se com seu namorado da adolescência, Jeff, e têm duas filhas. Nina, a caçula, pega uma máquina fotográfica e sai pelo mundo em busca “da foto” que dará sentido a sua vida.

Durante os primeiros capítulos, a história mescla trechos de histórias do cotidiano de cada uma duas irmãs, tão distantes, mas que estão prestes a se unirem novamente: o pai, que era o centro da família, sofre um ataque cardíaco. Com isso, Anya, Meredith e Nina se veem obrigadas a se unirem novamente, mas essa não é uma tarefa fácil, visto que as duas irmãs não são próximas e a mãe parece ignorá-las.


“A verdade que compartilhavam, apenas com os olhares, era que Anya Whitson era uma mulher fria; todo calor que demonstrava era dirigido ao marido. Muito pouco dele alcançava as filhas.” pág 9


Antes de morrer, Evan faz com que suas amadas mulheres prometam certas coisas: Meredith deve cuidar da mãe e tentar se aproximar dela; Nina precisa ouvir o conto de fadas da mãe, dessa vez de verdade; Anya deve contar para as filhas o conto de fadas inteiro.

Logo depois da morte de Evan, elas parecem ignorar suas promessas. Nina volta para a África, Anya se retrai mais ainda e parece estar sucumbindo à tristeza e Meredith tenta conciliar o trabalho, as tarefas domésticas, o cuidado com a mãe e o casamento de 20 anos que parece estar desmoronando.

Aos poucos, elas percebem que não há como ignorar o que prometeram e é a partir desse ponto que a história começa realmente a ficar boa. Nina volta para casa e descobre que a mãe está em um asilo, pois Meredith já não vencia cuidar de tudo. Nina fica furiosa e leva a mãe para casa – Belye Nochi (Aurora Boreal, em russo). Lá ela começa a pressionar a mãe para que conte o conto de fadas verdadeiro. A mãe reluta em fazê-lo e Meredith reluta em aceitar a ideia da irmã, mas acaba seduzida por ela. Com muito esforço, Nina convence a mãe a contar a história e, nesses momentos, as filhas podem ver uma nuance da verdadeira personalidade da mãe.

O conto de fadas é, na verdade, a verdadeira história de Anya Whitson – aliás, esse nem sequer é o verdadeiro nome dela. Não vou dar maiores detalhes para não acabar com o suspense da história, mas vale a pena ler e descobrir que essa mulher não é fria, ela acabou por tornar-se assim. Somente quando Meredith e Nina conhecerem a verdadeira história da mulher a quem chamam de mãe, elas conseguirão conhecer a si mesmas e entender o que realmente querem de suas vidas. 

A trama mescla narrações em terceira pessoa (maior parte) e em primeira pessoa (ao fim do conto de fadas), a capa do livro, na minha opinião, está linda (eu amo o frio rs), as folhas são amareladas e a diagramação é simples. Além disso, o livro traz algumas notas de rodapé que ajudam a entender e conhecer certos termos russos do enredo.

Garanto a vocês que Jardim de Inverno é uma história sobre perdas, mas, sobretudo, sobre a força do amor – o amor materno, o amor entre irmãs e um amor capaz de durar a vida toda.




Gabriele Sachinski


3 comentários:

  1. Olá Joyce,

    Esse livro está na minha lista de espera de leituras, as resenhas que leio sobre ele são sempre positivas e assim minha expectativa só aumenta...ótima resenha...bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :)

      O livro é emocionante e a leitura é bem agradável. Com certeza, você irá gostar.

      Beijos

      Excluir
  2. Olá Joyce,

    Esse livro está na minha lista de espera de leituras, as resenhas que leio sobre ele são sempre positivas e assim minha expectativa só aumenta...ótima resenha...bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...