Resenha do livro: Gata Branca de Holly Black

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016




                 Título Original: White Cat
                 Editora Rocco
                 Literatura estrangeira/Fantasia/Sobrenatural/Suspense
                 Número de páginas: 360


Sinopse: Num mundo em que maldições são reais e mãos nuas são tão perigosas quanto facas, Cassel Sharpe vai precisar desvendar seu passado. Filho mais novo de uma família de Mestres da Maldição que se tornaram gângsteres poderosos, ele terá que deixar para trás a vida que construiu e mergulhar de cabeça num mistério que está em seu sangue e acompanha todas as suas lembranças. E isso pode ter sérias conseqüências.


Gata Branca é o primeiro livro da trilogia Mestres da Maldição. A história se passa em um mundo alternativo em que existem pessoas com poderes. Eles são chamados de mestres ou hiperbatogâmio, pois são capazes de mudar a sorte, as emoções, manipular memórias, causar danos físicos e até a morte. As pessoas podem ser afetadas por um simples toque das mãos e acabam sendo “amaldiçoadas”. Mas nem tudo é perfeito e usar poderes se tornou ilegal, ou seja, quem é um mestre, é considerando criminoso. 

O governo tomou várias medidas contra as maldições e uma delas é que todos os mestres são obrigados a usar luvas. Porém, toda a população passou a usá-las como medida de proteção, como também a usar amuletos para que mesmo que tenham sido tocados, a maldição não funcione. Com a proibição das maldições, surgiram as famílias mafiosas e os mestres se uniram aos criminosos mais poderosos.

Cassel Sharpe, 17 anos, o protagonista, vem de uma família de mestres de primeira que estão sempre quebrando as regras e vivem dos golpes que pregam nas pessoas. A autora conseguiu ir além da trama da família de Cassel e explorou todo o universo dos mestres, mas sempre com o foco nas famílias da máfia e seus segredos. Ela também mostra como é a relação de Cassel com a família e como ele se sente em relação a todos. Ele não é mestre e é o único filho normal da família, por isso sempre se sentiu excluído. Embora Cassel e sua família não se deem muito bem, eles acreditam que devam confiar uns aos outros e procuram se ajudar mutualmente.

Cassel é maravilhoso, pois é muito engraçado e carismático. Ele me conquistou com seu charme e me fez confiar nele desde o início. Também gostei da maneira como ele tentava se distanciar da família criminosa, mas não se esforçava para ser exatamente honesto. Isso tornou Cassel mais humano, o que é ótimo. Gostei dos irmãos do Cassel, Philip e Barron, por serem diferentes e bem desenvolvidos. A mãe deles parece ser uma pessoa bem difícil de lidar e muitas vezes só pensa em si mesma, mas mesmo assim ama os filhos e é uma pessoa bem carente. 


“As mentiras mais fáceis de contar são as que você quer que sejam verdade. “Pág. 224

Tem mais uma personagem que é muito importante na história, mas não conseguimos conhecê-la bem. Cassel tem dois amigos, Sam Yu e Daneca Wasserman, que são bem legais e divertidos. Sam é meio nerd e aficionado por ciências e filmes de terror. Já Daneca faz parte de grupos de debate e defende os direitos dos mestres para que possam usar seus talentos legalmente. No início, eles não são amigos, mas Cassel acaba aprendendo a confiar neles.

Apesar de termos provas que ele é mal, eu nunca acreditei que Cassel fosse uma má pessoa. Cassel tem um segredo no passado que o atormenta até hoje e que vai cobrar sua dívida. Com isso, acontece toda uma reviravolta e segredos são revelados, problemas precisam ser resolvidos e novos aparecem. 

O livro é narrado por Cassel em primeira pessoa. Gostei muito da capa, já que a achei bem enigmática e combina com o conteúdo do livro. A diagramação é simples e as páginas brancas. E o título é perfeito! Tem sempre um mistério e um suspense. Quando comecei a leitura, não consegui mais parar de ler.

O livro me prendeu muito porque tem uma trama extremamente boa, sutil, direta e sem enrolação. Sobre a escrita da autora, eu particularmente gosto da forma que ela escreve. Nesse livro, ela vai no ponto certo e não perde tempo com muitos rodeios.  Eu gostei bastante do livro, apesar de algumas falhas que eu espero que sejam concertadas nos próximos volumes. 


Yara Macêdo


2 comentários:

  1. Olá Yara, tudo bem?

    Não conhecia esse livro, achei a premissa interessante mas no momento não me despertou interesse, mas que bom que gostou...bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marco. Desculpe a demora para responder, está tudo bem. Sei que de inicio esse livro não nós desperta atenção, confesso que demorei um pouco para lê ele. Mas no final valeu a pena o esforço. Bjs :)

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...