Resenha do livro: A Hora da Vingança de George Jonas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016




              Título original: Vengeance
           Editora Record
           Literatura Estrangeira/Ficção/Terrorismo
           Número de páginas: 417


Sinopse: A hora da vingança revela a experiência de cinco agentes secretos do Mossad – o Serviço Secreto de Israel – destacados para a missão mais importante de suas vidas. Narrada pelo líder da operação, a obra retrata como o grupo seguiu o rastro dos terroristas, com detalhes que deixam para trás os mais frenéticos livros de ação e espionagem.


O livro escrito pelo jornalista George Jonas é um “prato cheio” para aqueles que gostam de saber como as redes de terrorismo e contraterrorismo funcionam. Fruto de anos de pesquisa, a trama traz fatos reais relatados pelo agente secreto ‘Avner’, o líder da equipe que tinha como objetivo encontrar e assassinar os maiores líderes do terrorismo mundial. 

A história começa com o relato do massacre de 11 atletas olímpicos israelenses ocorrido em Munique, no ano de 1972.  Esse atentado foi a gota d’água de uma série de ataques terroristas dirigidos a Israel, o qual acabou culminando em medidas drásticas do governo israelense: a criação de uma equipe de cinco agentes “escolhidos a dedo” com a missão de eliminar os alvos terroristas de uma lista fornecida pelo Mossad.

O livro possui narrativa em terceira pessoa e é dividido em quatro partes, tendo cada uma delas um foco diferente sobre a história. A Parte I retrata a criação e educação de Avner, um sabra, ou seja, um israelense puro, desde as constantes viagens do pai – também agente secreto do Mossad –, a amizade com Andreas (que viria a se tornar uma peça principal no jogo de informações das organizações terroristas) até o ingresso como agente no Serviço Secreto de Israel.

A Parte II retrata o “convite” para a criação da equipe e a seleção dos agentes Avner, Carl, Robert, Hans e Steve, cada um com uma especialidade diferente (armas, carros, explosivos, etc.). A parte III retrata a busca por cada alvo da lista, as estratégias de espionagem, as emboscadas, as fabricações das armas, os sucessos e os fracassos, e, principalmente, a atitude dos agentes frente a cada nova etapa da missão.  Na última parte, o autor retrata como os agentes são “usados” e depois descartados, espionados, ameaçados e praticamente obrigados a voltar ao serviço, mesmo sem desejarem. Quanto a isso, garanto que o agente Avner mostrou ao Mossad um pouco do seu próprio veneno.

""Era uma palavra fácil de dizer. Paz, paz. Mas haveria paz? Desejou poder ver o futuro.” (pag. 362)

A obra, além do enredo envolvente e hipnotizante, traz notas históricas de muitos fatos relatados, cronologia dos eventos relatados no livro e comentários a respeito de como o terrorismo se mostra um monstro de várias cabeças, o qual, quando perde uma, outras duas crescem em seu lugar.

O relato dessa missão verídica nos mostra como é dúbia a questão entre terrorismo e contraterrorismo, pois não há como acabar com os grupos terroristas sem agir como eles, por meio da violência e do medo, gerando um grande contingente de mortos e apresentando um resultado muito ínfimo. A hora da vingança une história e ficção e aborda um tema que não deixa de ser atual, diante de tantos atentados terroristas acontecendo na atualidade. 

Além do enredo envolvente, o livro possui uma capa “misteriosa”, em tons de cinza e preto, com um único agente sentado em uma cadeira, segurando uma arma, o que deixa transparecer o dilema pelo qual os agentes passam durante a missão. As páginas são amareladas, com margens estreitas e letra tamanho padrão.

Se você se interessou pela história, seja bem vindo à equipe do agente Avner e o acompanhe nessa incrível perseguição aos “cabeças” do crime organizado.




Gabriele Sachinski




6 comentários:

  1. Se a leitura do livro for tão envolvente quanto a da resenha, com toda a certeza, este é um livro que quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é uma leitura que vale a pena! :)

      Excluir
  2. Adorei o filme.
    Olha... para mim essa foi a melhor resenha que já li aqui. Mas isso porque o livro me atraiu bastante...
    Acho que lerei esse!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que gostou da resenha :).
      Confesso que ainda não assisti o filme, mas tenho imenso interesse em fazê-lo, só espero não me decepcionar com a adaptação.
      Beijos.

      Excluir
  3. Olá Gabriele,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui, gostei demais da trama e fiquei super curioso, já vai para a minha lista de desejados....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marco, como vai?

      O livro é realmente muito bom... Ainda mais se você gostar dessa temática. Eu, particularmente, adoro! rs
      Beijos

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...