Resenha do livro: Eu Estive Aqui de Gayle Forman

terça-feira, 4 de agosto de 2015




                Título original: I was here
                Editora Arqueiro
                Literatura estrangeira/Drama
                Número de páginas: 240

Sinopse: Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal? A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos. Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida. Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.


"Eu estive aqui" foi escrito pela mesma autora de 'Seu eu ficar' e 'Para onde ela foi', ambos resenhados aqui no blog. Os dois livros anteriores fazem parte de uma duologia e "Eu estive aqui" é uma história completamente diferente. Eu gostei da história dos três livros, mas se fosse para escolher um, seria esse porque a narrativa é bem interessante e a trama é carregada de dor, busca por respostas e recomeços.

A história é sobre Cody, uma adolescente que acabou de perder a melhor amiga Meg para sempre. Meg se suicidou em um motel com um frasco de veneno, chocando a todos. Cody nunca imaginou que isso pudesse acontecer e se sente culpada por não ter estado mais presente na vida da amiga, depois que ela mudou de cidade para cursar faculdade. Um dia depois do suicídio, Cody recebe um e-mail programado de Meg contando sobre sua decisão final.

Cody e Meg foram criadas praticamente juntas e cresceram na mesma cidadezinha. A mãe de Cody a criou sozinha e não teve muito tempo para ela, por isso Cody passou grande parte da vida na casa de Meg que tinha uma família "normal" com uma mãe, um pai e um irmão. Cody e Meg eram conhecidas na cidade por serem inseparáveis e foi um baque para as duas quando tiveram que se afastar, pois Meg foi aceita na universidade de Tacoma e ela não, por isso faz faxinas para ganhar dinheiro até conseguir estudar em alguma universidade.

Os pais de Meg pede a Cody que vá a Tacoma recolher os pertencentes da filha. Lá ela conhece os companheiros de república da amiga e mesmo eles sendo bem diferentes delas, eles podem ser bem bacanas e ajudarão Cody em sua investigação. Cody também conhece Ben McCallister, músico e antigo namorado de Meg que esconde alguns segredos e se culpa pela morte de Meg. Meg tinha salvado a vida de 3 gatinhos antes de morrer e Cody os deixa aos cuidados de Ben.

"- Mas, se é isso que acontece com famílias normais, que esperança pode haver para o resto de nós? - pergunto. Ele balança a cabeça. Como se não soubesse a resposta." pág 107

Cody ganha de presente o notebook de Meg e resolve dar uma vasculhada nele. Para sua surpresa, ela encontra um arquivo criptografado e com uma pulga atrás da orelha, pede para o colega nerd de república de Meg abri-lo. O arquivo continha informações sobre suicídio e a existência de um fórum de apoio a suicidas chamado Solução Final.

Ela parte em busca de respostas e começa a vasculhar o fórum a procura do incentivador do suicídio de Meg. Cody fica chocada, pois não percebeu que a amiga estava precisando de ajuda e não conseguiu evitar essa tragédia. Ben passa a ser muito importante na vida de Cody, mas ela não aceita porque se sente culpada por roubar o namorado da amiga. Além disso, acredita que Ben não é capaz de manter um relacionamento sério.

Cody passa a viver em função da suicídio de Meg e quer achar um culpado pela sua morte. Nessa aventura, ela poderá contar com os colegas de quarto de Meg e principalmente com Ben, que vai apoia-la e aproveitar para se libertar da culpa que carrega. Juntos, eles mexerão em feridas do passado, mas terão a certeza que ainda é possível ter um futuro bonito em suas vidas. A mensagem do livro é muito forte e reflexiva.

Gostei bastante dos protagonistas. Cody é decidida, fiel e quer ir até as últimas consequências por sua amiga, mas também sofre pela ausência do pai. Ben vem de uma família complicada e a falta de amor do pai, reflete até hoje em sua vida. Eles tem muita coisa em comum e juntos poderão reescrever uma nova história. Meg será um capítulo maravilhoso em suas histórias, mas precisam deixá-la descansar para conseguirem seguir as suas próprias vidas.

A narrativa está em primeira pessoa por Cody e é rápida, fluida e intensa. A trama está bem amarrada e tem uma mensagem linda onde mostra que apesar das tragédias da vida, sempre há um fio de esperança para recomeçar, embora a dor sempre estará presente em nossas vidas. As páginas são amareladas e a diagramação é simples. A capa está linda e muito tocante. Recomendo!

4 comentários:

  1. Nossa que história! adorei o mistério. Já coloquei na minha wishlist, e estou apaixonada pela sua resenha, escreve muito! Mil beijos :)

    Vanessa | http://closetdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?! Conheci o blog agora, mas já adorei! Já estou seguindo o blog e curtindo a fan-page. Parabéns :))

    Eu estou com muita vontade de ler esse livro, e faz tempo :D
    Espero ler logo. Adorei a resenha ^^
    Abraços do Dan
    •bookdan.blogspot.com
    •facebook.com/leituradan
    •twitter.com/@leitura_dan

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!! Ainda tô meio em cima do muro sobre esse livro, mas ainda devo ler um dia! Esses livros que falam de suicídio sempre mexem comigo de alguma forma e conhecendo a narrativa da Gayle eu imagino que esse deva ser um livro forte mesmo. ótima resenha como sempre ^^ beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oiiieee Joyce, tudo bom?
    Amei a sua resenha, eu ainda não li nenhum livro da autora, mas tenho muita curiosidade em ler, parecem ser bons, vi algumas resenhas negativas quanto a esse livro, mas pretendo dar uma chance a todas da autora, fico feliz que tenha gostado e espero poder ler em breve.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...