Resenha do livro: A Formatura de Joelle Charbonneau

sexta-feira, 24 de julho de 2015




                 Título original: Graduation day
                 Editora Única
                 Literatura estrangeira/Distopia
                 Número de páginas: 320


Sinopse: O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas. Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso. Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos. A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!


Pode conter spoilers da Trilogia O Teste


Eu adoro a série "O Teste" por ser repleta de tensão, reviravoltas, ação, perigo e personagens marcantes. Cia é uma jovem que tem a chance de acabar com as injustiças do seu país, mas precisa arriscar sua vida para descobrir a verdade e lutar por seus ideais. Apesar da perigosidade de sua missão, ela não está sozinha porque pode contar com Thomas, seu grande amor e alguns poucos amigos que também estão ao seu lado. Será que ela pode confiar inteiramente nas pessoas mais próximas?


"A Formatura" começa onde "Estudo Independente" acabou. A professora Holt  e o Dr. Barnes descobrem que Cia e Raffle saíram da Universidade e que estão escondendo algo. Cia está correndo risco de morte e precisa agir o quanto antes. Apesar de ter relutado, ela aceita ser a líder e acabar com o Teste, mas para ter sucesso na missão necessita recrutar pessoas que realmente estejam ao seu lado e que possa confiar, mas isso será mais difícil do que pensa.

A presidente Collindar encarrega Cia de exterminar o Teste, mas para isso precisa eliminar as pessoas envolvidas na sua criação. Cia tem nas mãos a chance de evitar uma nova guerra ou assistirá o banho de sangue que tomará Tosy City por todos os lados. Os rebeldes que são contra o Teste estão acampados e só esperam um sinal para invadir a cidade, porém eles podem estar seguindo o líder errado.

"Pela primeira vez em muito tempo, minha vida está em minhas próprias mãos.  Embora eu não saiba se essa vida durará muito mais do que os próximos dois dias, pelo menos sei que esse período pertence a mim." pág 190

Cia terá que sujar as mãos de sangue para cumprir essa missão apesar da pouca idade, mas sabe que essa é a única chance de liquidar os métodos cruéis do Teste. O clima da universidade fica quase insuportável e a professora Holt só está esperando uma falha sua para afastá-la ou matá-la. Cia vive perigosamente dentro e fora da universidade, mas é corajosa e determinada para encontrar uma solução para essa guerra.

Ela descobre aliados onde menos espera e se decepciona com pessoas que confiava, por isso precisará confiar em seus instintos. O problema é que praticamente todo o governo é corrupto e não age conforme as leis, por isso Cia tem que agir escondida e amparada somente por alguns amigos. Cia sofrerá perdas no meio do caminho e lutará bravamente, mas será que ela conseguirá exterminar de vez o Teste? Será que ela sobreviverá e ficará com Thomas?

As cenas finais possuem muitas reviravoltas que me deixaram de queixo caído. A trilogia fechou com chave de ouro e apesar de um acontecimento que não gostei, me satisfez totalmente. Cia é uma protagonista admirável que luta pela verdade e por um mundo melhor. Ela, apesar da dificuldade e de todos estarem contra ela, se mantém de cabeça erguida e não desiste. 

A diagramação é simples e as páginas são amareladas. A narrativa está em primeira pessoa, por Cia, e é fluida e de rápida leitura. A capa segue com o padrão das outras duas que são fantásticas. Eu adoro distopias e essa série é uma das melhores que li. Super recomendado!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...