Resenha do livro: A Playlist de Hayden de Michelle Falkoff

quarta-feira, 12 de agosto de 2015




                  Título original: Playlist fot the dead
                  Editora Novo Conceito
                  Literatura estrangeira/Drama
                  Número de páginas: 288


Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.


Quem gosta de música? Não conheço ninguém que não ouça e se além de relaxar, uma playlist fosse o ponto de partida para tentar entender o suicídio do seu melhor amigo? Isso é o que Sam está vivenciando no momento. Hayden é um adolescente que decide tirar a própria vida motivado pelo bullying sofrido por alunos de sua escola e pelo irmão.  Sam nunca acreditou que isso poderia acontecer, mas infelizmente, Hayden o deixa para sempre.

Hayden e Sam são os alunos esquisitos da escola e juntos construíram uma amizade forte e verdadeira. Eles passam todo o tempo juntos, possuem muitos hobbies em comum como videogame e música e confiam um no outro, porém quando Hayden se suicida, Sam fica sem entender e se culpa por não ter percebido nada de diferente no amigo.

É Sam que acha o corpo do amigo em cima da cama, sem vida, ao lado de um frasco de remédio vazio e de uma garrafa de vodca. Além disso, Hayden o deixa um bilhete que dizia: “Para Sam, Ouça. Você vai entender” junto com um pendrive. Esse pendrive tem uma seleção de músicas que sinaliza o que Hayden estava sentindo antes de se suicidar e deixa Sam vidrado em descobrir o que elas querem lhe dizer e os segredos que o amigo escondeu dele.

A família de Hayden sempre foi muita dura com ele, não demostrando carinho e amor. Apesar de terem bastante dinheiro, faltou o principal que é o laço afetivo. Os pais não ligam para o filho que é introspectivo, disléxico, viciado em HQ e vídeo game e péssimo atleta. A contrário do irmão Ryan, que é cobrado a todo momento para ser o melhor em tudo, mas pratica bullying e maltrata o caçula.

“- Olha, o Hayden estava na pior. O irmão dele e seus amigos o tratavam como um merda, ele ia tomar bomba em todas as matérias e não sei se o senhor já teve o prazer de conhecer os pais dele, mas eles também são terríveis. E ninguém aqui fez nada para aliviar a barra dele. Houve um tempo em que talvez alguém pudesse ter ajudado, mas agora já é tarde demais, então por que está conversando comigo sobre esse assunto? Por que você não conversa com todos eles?” pág 63

Ryan fazia parte da trifeta do bullying junto com Trevor e Jason. Eles são alunos mais velhos e perseguem outros alunos para humilhá-los, porém eles guardam segredos que virão a tona no final. A trifeta sofrerá ataques físicos por conta do envolvimento com a morte de Hayden e Sam precisa descobrir quem está fazendo isso porque ele passa a ser um dos suspeitos.

Nessa investigação, Sam conhece Astrid uma garota legal e interessante que também era amiga de Hayden, o que lhe surpreende porque o amigo nunca lhe contou sobre essa garota. Sam passa cada vez mais tempo com ela e começa a gostar dela, contudo ele precisa descobrir o que Astrid tem a ver com a morte de Hayden. Na verdade, todos se culpam por essa atitude de Hayden, mas ninguém poderia fazer nada para evitar o ato. 

Sam passa os dias triste, cabisbaixo, obcecado por desvendar o mistério da morte do melhor amigo e cada vez mais em companhia de Astrid. Mas o que será que ela ainda não lhe revelou? Será que isso tem conexão com a morte de Hayden? Sam precisa descobrir o que culminou no suicídio do amigo através das músicas e quem está se vigando da trifeta do bullying.

Sam é uma das pessoas que mais sofre com essa perda e não vai descansar até saber de toda a verdade. Adorei Sam por ser determinado, um amigo fiel e que busca respostas, além de querer ser feliz. Conhecemos superficialmente Hayden, mas fiquei comovida com sua triste história e com raiva de todos que lhe fizeram mal.

A narrativa está em primeira pessoa por Sam e é fluida, de fácil leitura e comovente. A trama é repleta de sofrimento, busca por respostas e comoção. Falar sofre suicídio sempre é difícil, ainda mais pelo personagem ser tão jovem e com uma vida toda pela frente. É complicado entender como uma pessoa decide interromper a própria vida. A diagramação é simples, em todo começo de capítulo tem uma música da playlist de Hayden e as páginas são amareladas. Adorei a capa. 

Recomendo para quem gosta de dramas e de livros com mensagens fortes. Adorei!

Um comentário:

  1. O livro é fofo, mas não consigo me identificar, sabe?! :/
    Mas sei que conquistou muita gente!

    Beijos ♥
    www.naoleia.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...