Resenha do livro: Que Falta você me Faz de Harlan Coben

quarta-feira, 19 de agosto de 2015




                 Título original: Missing you
                 Editora Arqueiro
                 Literatura estrangeira/Policial
                 Número de páginas: 368


Sinopse: Dezoito anos se passaram desde que a detetive Kat Donovan sofreu as maiores perdas de sua vida: a morte do pai e o fim do relacionamento com o noivo. Foram dois acontecimentos muito bruscos que ela ainda não conseguiu superar totalmente, mas, no dia a dia, prefere não pensar muito nisso. Contudo, de uma só vez, essas duas feridas voltam a se abrir. Ao saber que o assassino de seu pai será executado, Kat resolve ter uma conversa com ele para esclarecer o caso. Mas o homem nega a autoria, dizendo que foi obrigado a confessar o crime, e ela acaba ficando com mais dúvidas. Ao mesmo tempo, a detetive é procurada por um garoto que acredita que a mãe está desaparecida. Sem entender por que o adolescente insiste que ela, e não um outro policial, investigue o caso, Kat descobre que o sumiço está relacionado a seu ex-noivo e a um site de relacionamentos. Lidando com dois casos simultâneos, ela decide seguir em frente com as investigações, mesmo que todos ao seu redor tentem dissuadi-la disso. Determinada, Kat trabalha segundo suas emoções, e a intuição lhe diz que ela não deve desistir. Neste livro, mais uma vez Harlan Coben trata de perigos e riscos que podem estar mais próximos da nossa realidade do que se imagina. O resultado é um romance instigante que traça um cenário verossímil e impactante, fazendo um alerta para ameaças atuais que rondam nosso mundo virtual. 


Eu adoro livros policiais e sou fã de carteirinha do Harlan Coben, então quando soube desse lançamento, fiquei muito ansiosa para lê-lo. O Harlan criou uma história bem trabalhada e com ótimas personagens principais, nos deixando ávidos pela leitura de mais e mais capítulos. O livro tem uma trama tranquila, com exceção das páginas finais que são repletas de tensão, por isso os medrosos podem ler sem medo.

A história é sobre Kat Donovan, uma policial na casa dos quarenta anos que teve uma vida traumática. Ela perdeu seu pai, também policial, assassinado há 18 anos e o homem que está preso condenado por sua morte, lhe confessa que foi pago para mentir sobre a autoria do crime. Kat fica muito confusa com essa situação e não vai desistir de encontrar a verdade sobre a morte de seu pai.

Além do assassinato do pai, ela carrega outra ferida aberta na alma, pois foi abandonado por seu ex noivo Jeff nessa mesma época. Ela sempre foi apaixonada por esse homem e sofreu horrores com seu sumiço, porém do nada o destino o coloca de volta à sua frente. Numa tentativa de encontrar outro amor, Kat é cadastrada por sua melhor amiga Stacy num site de relacionamento e dá de cara com o perfil de Jeff.

Kat fica confusa, mas manda uma mensagem para ele que não a reconhece. Isso causa uma sensação estranha nela que passa a desconfiar se é mesmo Jeff do outro lado. No trabalho, Kat é procurada por Brandon, um garoto de outro distrito que está em busca de sua mãe desaparecida. Kat acha muito estranho ele a procurar, mesmo ela não sendo de sua região e o mais diferente é que ninguém acredita na versão do garoto. Para os policias, a mãe de Brandon saiu de viagem com o namorado que encontrou pela internet.

"O término da relação entre eles havia sido ao mesmo tempo repentino e inevitável. Ele é que fora embora, mas a culpa tinha sido dela. De um segundo a outro, ele não estava mais lá, assim como a vida e o futuro que ela carinhosamente planejava". pág 17

Kat se vê cercada por mais um mistério, já que descobre que o suposto namorado da mãe do garoto é Jeff. Ela terá que se desdobrar para investigar a morte do pai e o paradeiro de Jeff que está sumido desde aquela época. Será que é mesmo Jeff, o dono do perfil do site? Será que o Jeff está mesmo envolvido no desaparecimento da mãe de Brandon? Será que o assassino do pai de Kat foi comprado e o verdadeiro está a solta?

O que eu mais gosto dos livros do Harlan são que todas as histórias se conectam entre si e no final tudo faz sentido para o leitor. Adoro a sensação que seus livros me causam, já que me fazem entrar de cabeça na história e viver tudo o que ele criou. Achei Kat uma protagonista de fibra, muito corajosa e que vai buscar a verdade até as últimas consequências. Jeff tem um passado misterioso. Será que Jeff e Kat ainda poderão ser felizes juntos?

Senti falta de mais ação e violência durante o livro, por isso não o favoritei, mas o final é incrível e compensa pela falta de tensão durante a leitura. O fim da trama me deixou de queixo caído e fechou o livro com chave de ouro, já que é muito surpreendente. Não posso contar o que acontece, mas as revelações são imperdíveis e chocantes tanto da solução da morte do pai de Kat e do desaparecimento da mãe de Brandon.

A conexão entre os personagens é muito forte, trazendo uma mensagem muito importante para os dias de hoje: cuidado com o ambiente virtual, pois ele pode guardar surpresas boas ou trágicas. Você nunca sabe a identidade ou as verdadeiras intenções de quem está do outro da tela.

A narrativa está em terceira pessoa, é fluida e de rápida leitura. Os capítulos terminam no ápice, fazendo com que não queiramos parar de ler. A diagramação é simples, as páginas são amareladas e a capa é muito bonita. Recomendo para os fãs de romance policias e do Harlan Coben.


Um comentário:

  1. Oi Joice, tudo bom?
    Adorei sua resenha! Também já li o livro e adorei a história. Acho magnífica a forma como todos os fatos e histórias sempre se interligam no final dos livros do Harlan.
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...