Resenha do livro: Brasil Pentacampeão - 300 Momentos de Emoção de Milton Mira de Assumpção Filho e Tiana Chinelli

quarta-feira, 28 de maio de 2014




                  Editora M. Books
                  Literatura nacional/jornalístico
                  Número de páginas: 192

Sinopse: A Seleção Brasileira tem nos proporcionado momentos de encantamento e felicidade. As conquistas de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002 foram memoráveis, deixaram momentos de emoção que ficaram guardados nas lembranças de todos nós. Este livro é um registro histórico para as novas gerações.

Copa do Mundo é um assunto que está bombando no momento e não é por menos, no mês de junho vamos sediar o segundo maior evento esportivo mundial. O Brasil será o país-sede da Copa do Mundo pela segunda vez e quem sabe a nossa seleção venha a se tornar hexacampeã mundial. Eu não sou contra a Copa, aliás até gosto bastante do evento e torço pela seleção, mas não sou a favor da roubalheira e do dinheiro público desperdiçado pelos nossos governantes. Enfim, que o evento seja bem sucedido porque o Brasil merece ter uma imagem positiva no exterior.

"Brasil Pentacampeão" - 300 momentos de emoção é um livro jornalístico que contém 300 depoimentos de amantes do futebol, dentre eles, 33 Campeões do Mundo. Eles responderam 3 perguntas: 

1) Qual o lance você mais lembra e que lhe causou uma maior emoção nas cinco Copas em que o Brasil foi campeão?

2) Quais foram os três jogadores mais importantes para essas cinco conquistas?

3) Escalando somente jogadores e técnicos que foram campeões, qual sua Seleção Brasileira de todos os tempos?

As respostas são cheias de emoção e nostalgia que ajudam a contar a história da seleção brasileira. Podemos conhecer mais sobre as seleções, os técnicos e os jogadores que fizeram parte dos Pentacampeões. Também está descrito um pouco sobre cada jogo que nos levou a conquista dos títulos.

As conquistas de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002 foram inesquecíveis para o país e merecem ser sempre lembradas. Pelé foi o mais citado pelos depoentes por ser considerado o jogador mais importante para as cinco vitórias. 

A diagramação está bem caprichada e repleta de imagens icônicas em preto e branco e coloridas sobre a Seleção Brasileira. As páginas são de um papel refinado e possuem um desenho leve ao fundo. Os depoimentos estão bem centralizados e com detalhes fofos. A edição está maravilhosa e só por ela, já vale a pena ter o livro. A capa está bem chamativa.

Eu estou longe de ser fanática por futebol, mas o livro é uma ótima opção para conhecer melhor nossa história e para descobrir detalhes das Copas do Mundo em que fomos campeões. O livro é um prato cheio para os amantes de futebol.

Algumas imagens do livro:



 






15 comentários:

  1. Eu adoroooo copa! Realmente a roubalheira é sacanagem, mas temos que ter ciência que isso não acontece só em tempos de copa no nosso país, e aproveitar para mudar nossas situação nas urnas!! Mas enfim, quanto ao livro eu achei muito legal, cheio de ilustrações, tbm não sou fanática mas adoro toda essa nostalgia tbm.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Livro sobre futebol, não me chama a atenção
    As fotos estão be bonitas
    Pra dar de presente pro maridão é uma boa dica ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Flor!
    Amei sua resenha, super bem escrita! Não leria esse livro pq eu realmente não gosto de futebol, meu pai e irmão provavelmente iriam gostar! Dica anotada para passar para eles!
    Parabéns pela resenha!
    Participe do Niver de um ano do Blog Overdose Literária - Top Comentarista de Junho!
    Link: http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/05/niver-de-um-ano-do-blog-overdose.html
    Beijos - Paulinha do Blog Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  4. ola ola
    eu amooo assistir futebol, principalmente sendo internacional ou entre seleçoes, mas acho q eu n conseguiria ler um livr sobre futebol nao kkkk nao consigo gostar de biografias :/

    ResponderExcluir
  5. Oi, a resenha foi muito bem escrita!
    Mas eu realmente tenho nojo de tudo que esteja relacionado a copa! Nunca gostei, agora então... simplesmente não entendo como o povo brasileiro consegue torcer e ficar feliz sabendo que está sendo passado para trás, haha, é cada coisa!
    Mas enfim, esse livro nunca entraria na minha lista de leitura, bjss

    ResponderExcluir
  6. Bom, o livro parece bem interessante para quem gosta de futebol. Eu não entendo nem um pouco e nem vejo (só vejo os jogos da Espanha na copa, e olhe lá) mas eu achei um livro bonito para ter na coleção, sabe? Pelas fotos e tudo o mais.

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    definitivamente não é bem meu estilo de leitura, mas quem sabe um dia

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Joyce!
    Eu não me interesso nem um pouco por futebol, então não leria um livro como esse.
    Mas ele realmente parece ser uma edição caprichada, com um papel de qualidade e um prato cheio pros fãs do esporte! =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, eu achei o livro bem interessante, mas acho que leria ele, pois ele não faz nem um pouco o meu estilo, e eu curto sim futebol, mas não sei se teria paciência para ficar lendo um livro que falasse somente dele, mas quem sabe um dia eu tenha essa paciência, adorei a resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. Miga vim te dizer que te indiquei uma tag no meu blog: http://amigadaleitora.blogspot.com.br/2014/05/tag-rede-sociais-social-networks-book.html

    ResponderExcluir
  11. A edição parece estar lindo, mas como não curto muito futebol, eu não levaria pra casa.

    ResponderExcluir
  12. oi Joyce,
    realmente, a copa é o assunto do momento. Eu não gosto de futebol, e desde a Copa roubada de 98, perdi o encanto completamente. Mas geralmente vejo os jogos do Brasil nas copas (pelo menos os últimos, tipo, depois das quartas de final, kkkkkk). Mas esse ano não estou nada empolgada. Como você, não sou contra a copa, mas essa roubalheira e obras eternas e inacabadas me tiram do sério, e com isso não tenho vontade nem de ver os jogos. Vamos ver como vai ser na hora, rs
    Sinceramente, não leria livros sobre futebol, rs. Não pela copa e tal, mas sim porque não gosto mesmo do esporte, não teria paciência, rs

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ahn.... esse livro sequer chamou minha atenção, só gosto de futebol quando estou jogando. Não gosto de assistir e mal torço para o Brasil xD rsrs

    ResponderExcluir
  14. Você tá de parabéns só por ter lido o livro... pq essa temática não me conquistou.

    ResponderExcluir
  15. Post muito bem escrito e feito! Parabéns!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...