Resenha do livro: Condenáveis - Uma História de Filho e Pai de Leonardo Torres

sábado, 8 de dezembro de 2012




                 Biografia
              Número de páginas: 143



Sinopse
Ele descobriu que o pai havia sido preso através de um programa de TV. No início, sentiu culpa e vergonha por acreditar ser filho de um criminoso. Depois, raiva e aversão. Tudo o que queria era distância.
Policial civil conhecido pelo combate ao tráfico de drogas, o pai foi acusado de venda de armas e repasse de informações sigilosas a traficantes procurados no Rio de Janeiro. Era a chamada Operação Guilhotina, que ocupou os noticiários nacionais em 2011.
Estudante de Jornalismo, o filho tinha pânico que os colegas de trabalho descobrissem sua ascendência. Nunca pensou em visitar o pai na cadeia ou em telefonar para ele após sua libertação. O filho condenou o pai e, neste livro, explica o porquê.
Obrigada ao Leonardo por ter me proporcionado a leitura do seu livro.
Esse livro é a biografia do autor tratando da sua relação complicada com seu pai, também chamado Leonardo. No inicio, o autor nos mostra sua surpresa ao descobrir que seu pai havia sido preso através de uma reportagem de televisão e não esconde sua vergonha e raiva por isso.
A relação entre ambos não são convencionais e  a partir desse ponto que Leonardo volta no tempo e tenta nos explicar porque condenou seu pai de sua vida. Desde sua infância nasce esse sentimento por falta de afeto, preocupação e até mesmo presença do pai. Seus pais se separaram quando ele ainda era bebê, então não conviveu e não sabia que tinha um pai. Só depois de um tempo que seu pai começa a compartilhar alguns momentos pré estabelecidos com o filho mas nunca tentou se aproximar de verdade.


'Nunca me dei bem com meu pai. Não gosto dele desde pequeno mas isso era algo pessoal. A sua personalidade nunca me agradou"


Eu pude senti todas as frustrações e cheguei a concordar com os vários motivos de Leonardo não gostar do pai. A falta de aproximação, de afeto, de companheirismo e de tentar agradar ao filho só faz com ambos comecem a se afastar num caminho que não tem volta.


"Parabéns por nunca ter me dado um conselho;...; por nunca ter se preocupado comigo; por nunca ter me ajudado em nada; por me fazer descobrir o significado da palavra pai lendo o dicionário. Parabéns por tudo isso, pai" - eu poderia dizer.
Leonardo é criado pela mãe e pela vó que tem momentos de crise psicológicas que afetam todos que moram com ela. A raiva de Leonardo só vai crescendo e quando chega a sua adolescência a relação entre eles começa a piorar ainda mais, já que Leonardo pode fazer o que acha certo porque já é maior de idade. Ao longo da narrativa são contados vários fatos que aconteceram com Leonardo e que me tocaram bastante.
A leitura me proporcionou momentos de muita reflexão e pude sentir tudo o que Leonardo quis passar no livro. Não posso dizer se suas escolhas estão certas ou erradas, porém é bastante revoltante todas as situações que Leonardo passou e ao mesmo tempo é muito triste porque todo ser humano merece ter pais presentes em sua vida e isso faz toda a diferença na vida do filho.
O livro é narrado em 1ª pessoa e recomendo a todos que querem vivenciar uma história  e um drama real, fazendo com que a vida real pareça ficção, mesmo não sendo.


Autor

  
Jornalista, blogueiro e pós-graduando em Jornalismo Cultural pela UERJ, o carioca Leonardo Torres escreve para o Portal POPLine, vinculado à MTV. Suas experiências anteriores incluem passagens pelos sites Plus TV, SRZD e Pipoca Moderna, sempre focado na cobertura cultural. Como escritor, está lançando seu primeiro livro, intitulado "Condenáveis".

16 comentários:

  1. Muito boa sua resenha, acredito que mostrou verdadeiramente o que o livro queria passar. Ainda não conhecia o livro e muito menos o autor. Mas pela sua resenha com certeza já sou uma interessada em ler esse livro!
    Beijos for
    www.leituradeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olha que interessante: aqui em casa meu pai e meu irmão se chamam Leonardo. :)
    Deve ser um livro interessantíssimo de ser lido. Adoro quando autores colocam essas relações tão delicadas em um livro.

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://www.estantevertical.com/

    ResponderExcluir
  3. Tem selinho pra voce la no blog! ♥
    http://garotameiosangue.blogspot.com.br/2012/12/selo-de-qualidade.html

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha! Fiquei com uma vontade enorme de ler o livro, que por sinal, tem uma história fantástica e interessante. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcelo,
      Vou sortear um ebook do livro em breve.
      Participe
      Bjs


      Excluir
  5. Adorei a resenha, a leitura não me parece simples, mas muito boa.

    Bjão!

    livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. ótima postagem.
    Não conhecia o livro.
    Seguindo seu blog!!!!
    Se ainda não seguiu convido:
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o autor
    Mas parece ser um livro bastante interessante
    E a resenha está ótima

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Linda *-*
    Eu já havia lido uma resenha desse livro alguns meses atrás e não sei porque não consigo me interessar por ele, não sei se é por conta de narrar uma coisa veridica ou se é porque simplesmente não consigo me identificar.
    Adorei tua resenha.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, estou seguindo o blog, e vim aqui carinhosamente pedir que siga o meu blog também: http://aprendendocuriosamente.blogspot.com.br/
    Abraços,
    Ívia

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, ja conhecia o livro, agora fiquei com mais vontade de lelo, historia cativante, emocionante

    ResponderExcluir
  11. Parabéns ao blog pela divulgação de autores nacionais, e ao escritor que escreveu algo tão particular,comovente história real vale a pena ler para descobrir como Leo lidou com toda a situação e a família como foi afetada.Realmente um livro que nos faz pensar em nossas vidas e nos perguntar e se acontecesse comigo,como eu reagiria? Como seria enfrentar a situação? E as consequências?
    Os sentimentos envolvidos: surpresa,vergonha,raiva... Um livro que conta um drama da vida real de um jovem jornalista!

    ResponderExcluir
  12. Louca pra ler, já tinha visto a resenha do livro em outros blogs e isso vai aumentando a vontade de ler o livro. Parabéns ao blog bjs linda.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...