Literatura Nacional
Editora Nova Letra
Número de páginas:274
Sinopse: Em "Amazônia- um caminho para o sonho", os personagens são de Ascurra e em busca de uma mudança na vida, partem para a maior Floresta Tropical Úmida do Mundo. Da majestosa Manaus dos Barões da borracha, passando pela festeira Parintins, subindo o rio Tapajós ao encontro de Fordlândia- a cidade americana construída em meio à selva até a Belém dos índios Tupinambás que observaram a chegada dos conquistadores na Baía. Eles precisarão se adaptar e encarar realidades diferentes. Irão conhecer muito dos pontos turísticos e também da história da região norte do Brasil. É um livro que traz muita informação histórica e de uma maneira sutil vai-se apresentando os personagens e a trama.
Agradeço imensamente a Marli por ter me presenteado com seu belíssimo livro porque me fez recordar em todas as páginas a viagem fantástica que eu fiz para a Amazônia em Agosto desse ano e que ficará para sempre na minha memória.
A história é sobre 4 amigas: Camila, Ana Carolina, Rafaela, Joana e seu tio Daniel. Eles são da cidade de Ascurra / SC e que partem para uma viagem de duas semanas na Amazônia passando pelas cidades de Manaus, Parintins, Santarém, Fordilândia e Belém.
O leitor vai acompanhando a viagem junto com os personagens e vai descobrindo a história das cidades, dos monumentos históricos, da gastronomia, dos costumes locais, das lendas, ou seja, conhecendo mais da história do Brasil.
Cada personagem do livro tem sua história de vida para compartilhar e para superar, fazendo com que a viagem seja um divisor de águas para todos.
A região amazônica é um lugar de muito verde, águas e céu azul. Em terras brasileiras, está a parte mais exuberante da maior floresta tropical do planeta. Terras de um povo pobre, mas religioso e alegre por natureza.
Cada personagem do livro tem sua história de vida para compartilhar e para superar, fazendo com que a viagem seja um divisor de águas para todos.
A autora descreve as incríveis paisagens da região (que são realmente maravilhosas de tão exuberantes e incríveis que são) mas também a difícil realidade que a população vive como a desigualdade social (e saneamento básico que está presente em vários lugares que eu também presenciei na minha viagem).
O livro está repleto de lições de vida através dos muitos diálogos entre os personagens e nos faz pensar em questões como a biopirataria e preservação do meio ambiente que é um assunto muito serio se tratando da Amazônia.
Os personagens que mais me acharam a atenção foram a Rafaela que quer ser escritora e o Daniel que é professor, onde pouco a pouco vão descobrindo um sentimento que unem ambos. Em cada cidade que eles passam, conhecem pessoas simples e muito interessantes que compartilham seus pensamentos e suas histórias com os viajantes.
- Em certos pontos, o rio chega a ser tão largo, que é impossível ver a outra margem.- Parece que estamos no oceano! - exclamou Rafaela, surpresa ao se virar e dar de cara com o que ele estava explicando; o rio simplesmente perdia-se no horizonte.
Eu me senti fazendo parte da viagem e com certeza me deu muita vontade de conhecer os lugares que eu não conheço pessoalmente ainda. A Amazônia é fantástica e frágil ao mesmo tempo, devendo ser preservada par ao nosso próprio bem.
A leitura me proporcionou um grande aprendizado acadêmico porque utiliza de muitas informações sobre história, geografia e biologia de uma forma didática e bem simples. Tive excelentes aulas de história com o livro.
O livro é narrado em 3ª pessoa mas apresenta muitos diálogos que ajudam a fluir muito bem a história. A capa é bem bonita e está bem pertinente ao tema do livro. As folhas são brancas.
Recomendadíssimo para quem quer conhecer mais sobre o nosso tesouro verde, a Amazônia. Adorei o livro!!!
A autora
M. C. Jachnke é autora do livro: Amazônia- um caminho para o sonho.
Está no último ano do Curso de Letras e prepara o segundo volume da série.
Natural de Blumenau- Santa Catarina, vive atualmente em Ascurra, um município acolhedor e tranquilo de cultura predominantemente italiana.
Para escrever esta obra foi necessária uma extensa pesquisa e a convivência com os habitantes da região Norte do Brasil. A partir daí, pôde desenvolver os personagens e a trama.
Buscando aprimorar ainda mais seu conhecimento de mundo, M. C. Jachnke viveu durante um ano em Cusco, no Perú, obtendo assim fluência no espanhol e aprimorando seu saber sobre a cultura andina. Somente depois de um ano, retorna ao Brasil e começa finalmente sua jornada Universitária. Atualmente, é estudante de Letras da FURB- Fundação Universidade Regional de Blumenau.
Contatos
Twitter: @MarliCarmen
Gostei muito da resenha! A literatura brasileira parece estar melhorando a cada dia. Acho importante que escritores nacionais façam suas histórias acontecendo no Brasil e não focando em paisagens internacionais.
ResponderExcluirBeijos,
Letícia
www.odomdaescrita.blogspot.com
Olá Letícia,
ExcluirConcordo com você, os autores nacionais precisam explorar as paisagens brasileiras como inspiração de seus livros. O que não falta no Brasil são lugares interessantes e belíssimos.
bjs
Escrever um romance já é difícil, escrever um com teor histórico crível no meio, é mais ainda. Sempre fico admirada com os escritores que usam coisas reais em coisa não reais (como ficções).
ResponderExcluirAdoro literatura nacional! E cada dia estou gostando mais.
òtima resenha! ;)
www.terradecarol.blogspot.com
Olá Carol,
ExcluirTambém adoro livros com teor histórico. A literatura nacional anda me surpreendendo cada vez para melhor.
bjs
Este livro é mesmo muito bom, quando vi que falava da amazônia
ResponderExcluirjá fiu logo me interessando. rsrsr E quando terminei de ler adorei o livro porque respondeu as minha expectativas.
Parabéns pela resenha Flor!
Beijokkas!
Obrigada Fernanda!
Excluirbjs
Parece um livro muito muito bom, rs. Me empresta? -q
ResponderExcluirLarissa,
http://garotameiosangue.blogspot.com.br
Olá Larissa,
ExcluirO livro é bom mesmo.
bjs
Aonda não tive oportunidade de ler este livro
ResponderExcluirMas parece ser bastante interessante
E o legal é que a autora é nacional
Beijos
@pocketlibro
http://www.pocketlibro.blogspot.com.br
Olá Angela,
ExcluirO livro é muito legal. Leia quando puder.
bjs
Oi, flor.
ResponderExcluirAinda não consegui ler esse livro, mas só ouço comentários bons a respeito.
A literatura nacional tem crescido a cada dia, e esse é um otimo exemplo de como temos autores talentosos no Brasil :)
Beijinhos
http://fulanaleitora.blogspot.com.br/
Olá Kezia,
ExcluirÉ maravilhoso ver a literatura nacional crescendo e conquistando novos leitores.
bjs
Ai, que lindo!!! Fiquei emocionada aqui, Joyce!!! Lindas as suas palavras e deu para perceber que cada uma saiu do seu coração...fico muito feliz ao saber que o livro fez a diferença para vc!! Agradeço todo seu carinho comigo e com meu trabalho! Um grande beijo no coração!
ResponderExcluirEu que te agradeço Marli pela sua amizade, disponibilidade e confiança.
ExcluirMuito obrigada por ser parceira do blog.
bjs
Puxa bacana a história do livro e parabéns você se expressa muito claramente com as palavras!
ResponderExcluirBjs
http://mundoliterando.blogspot.com.br/
Muito obrigada Marcia!
ExcluirFiquei muito contente com seu comentário :)
bjs