Resenha do livro: Amazônia - Um Caminho para o Sonho de Marli Carmem Jachnkee

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

                     Literatura Nacional
                     Editora Nova Letra
                     Número de páginas:274



Sinopse: Em "Amazônia- um caminho para o sonho", os personagens são de Ascurra e em busca de uma mudança na vida, partem para a maior Floresta Tropical Úmida do Mundo. Da majestosa Manaus dos Barões da borracha, passando pela festeira Parintins, subindo o rio Tapajós ao encontro de Fordlândia- a cidade americana construída em meio à selva até a Belém dos índios Tupinambás que observaram a chegada dos conquistadores na Baía. Eles precisarão se adaptar e encarar realidades diferentes. Irão conhecer muito dos pontos turísticos e também da história da região norte do Brasil. É um livro que traz muita informação histórica e de uma maneira sutil vai-se apresentando os personagens e a trama.


Agradeço imensamente a Marli por ter me presenteado com seu belíssimo livro porque me fez recordar em todas as páginas a viagem fantástica que eu fiz para a Amazônia em Agosto desse ano e que ficará para sempre na minha memória.

A história é sobre 4 amigas: Camila, Ana Carolina, Rafaela, Joana e seu tio Daniel. Eles são da cidade de Ascurra / SC e que partem para uma viagem de duas semanas na Amazônia passando pelas cidades de Manaus, Parintins, Santarém, Fordilândia e Belém.

O leitor vai acompanhando a viagem junto com os personagens e vai descobrindo a história das cidades, dos monumentos históricos, da gastronomia, dos costumes locais, das lendas, ou seja, conhecendo mais da história do Brasil.


A região amazônica é um lugar de muito verde, águas e céu azul. Em terras brasileiras, está a parte mais exuberante da maior floresta tropical do planeta. Terras de um povo pobre, mas religioso e alegre por natureza.

Cada personagem do livro tem sua história de vida para compartilhar e para superar, fazendo com que a viagem seja um divisor de águas para todos.

A autora descreve as incríveis paisagens da região (que são realmente maravilhosas de tão exuberantes e incríveis que são) mas também a difícil realidade que a população vive como a desigualdade social (e saneamento básico que está presente em vários lugares que eu também presenciei na minha viagem).

O livro está repleto de lições de vida através dos muitos diálogos entre os personagens e nos faz pensar em questões como a biopirataria e preservação do meio ambiente que é um assunto muito serio se tratando da Amazônia.

Os personagens que mais me acharam a atenção foram a Rafaela que quer ser escritora e o Daniel que é professor, onde pouco a pouco vão descobrindo um sentimento que unem ambos. Em cada cidade que eles passam, conhecem pessoas simples e muito interessantes que compartilham seus pensamentos e suas histórias com os viajantes.


- Em certos pontos, o rio chega a ser tão largo, que é impossível ver a outra margem.- Parece que estamos no oceano! - exclamou Rafaela, surpresa ao se virar e dar de cara com o que ele estava explicando; o rio simplesmente perdia-se no horizonte.

Eu me senti fazendo parte da viagem e com certeza me deu muita vontade de conhecer os lugares que eu não conheço pessoalmente ainda. A Amazônia é fantástica e frágil ao mesmo tempo, devendo ser preservada par ao nosso próprio bem.

A leitura me proporcionou um grande aprendizado acadêmico porque utiliza de muitas informações sobre história, geografia e biologia de uma forma didática e bem simples. Tive excelentes aulas de história com o livro.

O livro é narrado em 3ª pessoa mas apresenta muitos diálogos que ajudam a fluir muito bem a história. A capa é bem bonita e está bem pertinente ao tema do livro. As folhas são brancas.

Recomendadíssimo para quem quer conhecer mais sobre o nosso tesouro verde, a Amazônia. Adorei o livro!!!



A autora

M. C. Jachnke é autora do livro: Amazônia- um caminho para o sonho. 
Está no último ano do Curso de Letras e prepara o segundo volume da série.

Natural de Blumenau- Santa Catarina, vive atualmente em Ascurra, um município acolhedor e tranquilo de cultura predominantemente italiana.


Para escrever esta obra foi necessária uma extensa pesquisa e a convivência com os habitantes da região Norte do Brasil. A partir daí, pôde desenvolver os personagens e a trama.

Buscando aprimorar ainda mais seu conhecimento de mundo, M. C. Jachnke viveu durante um ano em Cusco, no Perú, obtendo assim fluência no espanhol e aprimorando seu saber sobre a cultura andina. Somente depois de um ano, retorna ao Brasil e começa finalmente sua jornada Universitária. Atualmente, é estudante de Letras da FURB- Fundação Universidade Regional de Blumenau.



Contatos
Twitter: @MarliCarmen

16 comentários:

  1. Gostei muito da resenha! A literatura brasileira parece estar melhorando a cada dia. Acho importante que escritores nacionais façam suas histórias acontecendo no Brasil e não focando em paisagens internacionais.
    Beijos,

    Letícia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia,
      Concordo com você, os autores nacionais precisam explorar as paisagens brasileiras como inspiração de seus livros. O que não falta no Brasil são lugares interessantes e belíssimos.
      bjs

      Excluir
  2. Escrever um romance já é difícil, escrever um com teor histórico crível no meio, é mais ainda. Sempre fico admirada com os escritores que usam coisas reais em coisa não reais (como ficções).
    Adoro literatura nacional! E cada dia estou gostando mais.

    òtima resenha! ;)

    www.terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol,
      Também adoro livros com teor histórico. A literatura nacional anda me surpreendendo cada vez para melhor.
      bjs

      Excluir
  3. Este livro é mesmo muito bom, quando vi que falava da amazônia
    já fiu logo me interessando. rsrsr E quando terminei de ler adorei o livro porque respondeu as minha expectativas.

    Parabéns pela resenha Flor!

    Beijokkas!

    ResponderExcluir
  4. Parece um livro muito muito bom, rs. Me empresta? -q

    Larissa,
    http://garotameiosangue.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Aonda não tive oportunidade de ler este livro
    Mas parece ser bastante interessante
    E o legal é que a autora é nacional

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, flor.
    Ainda não consegui ler esse livro, mas só ouço comentários bons a respeito.
    A literatura nacional tem crescido a cada dia, e esse é um otimo exemplo de como temos autores talentosos no Brasil :)
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kezia,
      É maravilhoso ver a literatura nacional crescendo e conquistando novos leitores.
      bjs

      Excluir
  7. Ai, que lindo!!! Fiquei emocionada aqui, Joyce!!! Lindas as suas palavras e deu para perceber que cada uma saiu do seu coração...fico muito feliz ao saber que o livro fez a diferença para vc!! Agradeço todo seu carinho comigo e com meu trabalho! Um grande beijo no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que te agradeço Marli pela sua amizade, disponibilidade e confiança.
      Muito obrigada por ser parceira do blog.
      bjs

      Excluir
  8. Puxa bacana a história do livro e parabéns você se expressa muito claramente com as palavras!
    Bjs
    http://mundoliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Marcia!
      Fiquei muito contente com seu comentário :)
      bjs

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...