Resenha do livro: Ligeiramente Escandalosos de Mary Balogh

sábado, 14 de janeiro de 2017




                             Título original: Slightly Scandalous
                      Editora Arqueiro
                      Literatura Estrangeira/Romance de Época 
                      Número de páginas: 287

Sinopse: “Freyja Bedwyn é uma mulher diferente das outras damas da alta sociedade: impetuosa e decidida, ela preza a independência e a liberdade acima de qualquer coisa – até mesmo do amor. Até que o destino lhe apresenta Joshua Moore, o marquês de Hallmare, um homem cheio de charme e mistério, dono de uma beleza estonteante e de uma reputação terrível. Quando ambos se encontram a caminho da pacata cidade de Bath, a química entre os dois é imediata. Entre encontros e desencontros, conflitos e provocações, Joshua faz uma proposta inusitada: pede que Freyja finja ser sua noiva, para evitar que uma artimanha de sua tia o leve a se casar com a própria prima. Para uma dupla que acha graça das convenções sociais, esta parece ser a oportunidade perfeita para se divertir. Mas a brincadeira acaba trazendo consequências inesperadas. Aos poucos, suas máscaras vão caindo e ambos se revelam pessoas bem diferentes do que aparentam. 

“Ligeiramente Escandalosos” é o terceiro volume da série “Os Bedwyns” e, até o momento, achei o melhor dos três. Sempre achei Freyja Bedwyn uma personagem fantástica e irreverente e estava ansiosa para conhecer um pouco mais sobre ela.

Freyja Bedwyn nunca foi considerada bonita. Com cabelos loiros, sobrancelhas escuras – sem falar do nariz proeminente dos Bedwyns – e um temperamento um tanto difícil, ela chegou aos 25 anos sem previsão (nem pretensão) de casar-se tão cedo. Não que ela nunca tenha recebido propostas matrimoniais – afinal, vários cavalheiros adorariam se casar com a irmã de um duque – mas sim porque ela ainda não fora capaz de superar sua paixão por Kit Butler, o Visconde de Ravensberg.

E é justamente esse sentimento mal resolvido que faz com que Freyja aceite o convite de uma amiga para ir a Bath, onde conhece Joshua Moore, o Marquês de Hallmare, que, ao contrário de nossa protagonista, é simplesmente lindo. Loiro, alto e musculoso, Josh não leva nada a sério, nem mesmo seu título recém herdado.

Logo no primeiro encontro, é possível perceber o quanto os dois são semelhantes: nenhum deles se importa muito com as convenções sociais e ambos não têm papas na língua, o que renderá diálogos simplesmente deliciosos. Com direito a flertes, ironias, piscadelas e socos, os outros encontros entre o casal são divertidíssimos (e apaixonantes).

Para fugir de um compromisso forçado com sua prima, Josh propõe em tom de brincadeira um noivado de mentira para Free, que acaba aceitando a farsa por pura diversão (e um pouquinho por vingança também). Mas o que começa com uma brincadeira, pode se tornar muito sério, pois eles se verão obrigados a conviver e acabarão por descobrir que por baixo das fachadas de solteirona irreverente e de nobre despreocupado existem um ser humano capaz de amar e de sofrer.

“Fora ótimo estar apaixonada quatro anos antes, quando se imaginara caminhando em direção a um final feliz. Como era jovem e ingênua naquela época! Mas naquela altura da vida, a paixão sugeria apenas perda de controle e medo de se ver obrigada a abrir mão da independência que conquistara a duras penas.” (pág. 162)

Com a convivência, Freyja e Joshua descobrem que as pessoas são muito mais complexas do que as aparências permitem perceber e que o amor nasce dos pequenos gestos. Contudo, como ambos já sofreram por amor e criaram barreiras em seus corações contra esse sentimento, eles tentarão a todo custo não se apaixonarem novamente. Mesmo o final sendo previsível, é impossível não torcer pelo casal e se emocionar com o sentimento verdadeiro que surge entre eles.

Há vários pontos que gostei nessa obra, mas me contentarei em compartilhar dois com vocês. O primeiro é a forma maravilhosamente sutil com que a autora aborda a questão do preconceito, tanto o social como o praticado contra as pessoas deficientes: uma das primas de Josh, Prudence Moore, apresenta certo retardo mental e isso faz com que sua mãe a esconda de todos e deseje que ela seja interada em um hospício. Como seu guardião legal, Josh jamais permitiria isso. Só isso já seria louvável da parte dele, mas ele vai além. Josh não encara Prue como uma incapaz e dá a ela o direito de decidir o rumo de sua própria vida. Não posso me estender mais nisso, mas garanto que o desfecho da história de Prue é lindo e emocionante. 

O segundo ponto é que parece que Mary Balogh ouviu nossos anseios e nos presenteia com uma grande participação da família Bedwyn nesse livro. Nos dois primeiros volumes, os irmãos Bedwyn apareciam muito pouco e quase não interagiam entre si. Dessa vez, eles passam grande parte da história juntos e isso fez com que eu me apaixonasse de vez por essa família pouco convencional e encantadora – em especial por Alleyne ;).

A história é narrada em terceira pessoa, em um ritmo leve e divertido. As páginas são amareladas e a diagramação é simples, seguindo o padrão dos volumes anteriores. A capa combina muito com a história e o tom de verde usado é lindo (arrasaram de novo, Arqueiro!). 

Apesar de ser, em essência, um enredo clichê, a forma engraçada e irreverente com que a história e os diálogos foram construídos fez com que as cinco estrelas concedidas fossem mais do que merecidas. Favoritado!


Gabriele Sachinski

2 comentários:

  1. Ainda tenho que ler os demais livros da série, mas dos três primeiros esse é o meu favorito. Freyja é aquela heroína forte que é um pouco difícil encontrar nos romances (a garota não desejada e que mesmo assim que sabe se impor). Adorei a resenha!

    Abraços!
    https://constelacaopyxis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Érica!

      Também ainda não li os próximos volumes da série, mas já estou ansiosa para fazê-lo hehe

      Fico feliz em saber que gostou da resenha :)

      beijos,
      Gabi.

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...