Resenha do livro: Três Coisas Sobre Você de Julie Buxbaum

quarta-feira, 5 de outubro de 2016





                   Título original: Tell me three things
                   Literatura estrangeira/New adult/Romance
                   Editora Arqueiro
                   Número de páginas: 288


Sinopse: Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante...


Os livros young adults são fofos, nos deixam com um sorriso de orelha a orelha e com "Três coisas sobre você" não é diferente. É um livro lindo e que enche o nosso coração com sentimentos bons. A protagonista passa por dificuldades e momentos de sofrimento, mas não desiste de ser feliz.

A história é sobre Jessie que passa por grandes mudanças para uma garota da sua idade. Sua mãe falece e tempos depois, seu pai conhece uma mulher pela internet e eles se casam de uma hora para outra. Jessie e seu pai se mudam para a Califórnia para morar com a nova madrasta e seu filho. Ela também começa o 1º ano do ensino médio na nova escola, Wood Valley.

Jessie vive anestesiada e com raiva de tudo e de todos. Ela tem raiva do pai que não presta atenção em suas necessidades, na madrasta e no meio irmão que entraram em sua vida inesperadamente e que não possuem uma boa relação com ela. Na nova escola, ela se sente isolada, já que sua melhor amiga Scarlett ficou na antiga escola, e para ajudar, os alunos são ricos e exibidos, ou seja, ela se sente mais sozinha do que nunca.

Depois de uma semana sendo invisível no colégio, porém sendo zoada pelas patricinhas, Jessie recebe um e-mail estranho e inesperado. O remetente se autodenomina Alguém Ninguém (AN) que também é um aluno do Wood Valley e diz que quer ajudá-la, mas que prefere não se identificar. Jessie acha bizarro, mas entra na brincadeira e passa a responder e a esperar ansiosamente os e-mails dessa pessoa misteriosa.

O título do livro é "Três coisas sobre você" porque Jessie e Alguém Ninguém criaram a brincadeira de sempre escrever três coisas pessoais sobre cada um que gostariam de confessar para o outro.

"Vou admitir. Tiro um print da tela. Quatro conversas ao mesmo tempo. Quatro pessoas diferentes que têm algo a me dizer. Certo, uma era sobre trabalho, outra era sobre um dever do colégio, também teve a Scarlett, que não conta, e a última é com alguém que eu nem conheço, mas mesmo assim vou contar todas. Prova de que talvez eu esteja começando a ter algo parecido com uma vida, de novo." pág 110

Apesar do anonimato, Jessie e AN se falam diariamente e por causa de suas dicas, ela consegue fazer amizades no colégio e se sente menos perdida. Jessie constrói uma grande amizade com esse ser misterioso e fará de tudo para descobrir sua identidade.

Depois de um tempo na Califórnia, parece que a vida de Jessie está se encaminhando. Ela arranja um emprego na livraria e faz mais amigos: Liam, o vocalista da banda de rock do colégio e Ethan, um garoto misterioso que chama a atenção por sua aparência exótica. Jessie passa a ser vista e conhecida em Wood Valley, mas ainda não se sente parte do local.

Jessie tem uma relação muito difícil com o meio irmão Theo e a madrasta. Será que eles conseguirão deixar o passado sofrido para trás e se unirem para ter um futuro melhor? Será que Jessie perdoará o pai por suas atitudes precipitadas e voltarão a ser uma família novamente? Será que Jessie conseguirá se enturmar no colégio e descobrir a verdadeira identidade do AN?

Ela terá um ano surpreendente e com isso descobrirá coisas sobre ela mesmo e sobre o Alguém Ninguém que mudarão a sua vida. É uma delícia acompanhar as aventuras e as trapalhadas de Jessie para sobreviver no colégio, na casa e na cidade nova e descobrir a identidade do AN. A história é leve e densa ao mesmo tempo e foi uma leitura que me marcou. Jessie é uma protagonista frágil devido seu passado, porém forte e decidida para mudar o seu futuro.

A narrativa está em primeira pessoa por Jessie e é fluida, divertida e de fácil leitura. A diagramação é simples e as páginas são amareladas. A capa é emborrachada e está maravilhosa. 

O final é de morrer de amores. Fiquei apaixonada pela história e pela mensagem por trás do livro que mostra que as melhoras coisas da vida nem sempre são programadas e que as pessoas mais especiais podem surgir quando menos se espera. Além disso, mostra que apesar das dificuldades, a família é um elo importante para superarmos e seguirmos em frente.

Recomendado e favoritado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...