Resenha do livro: O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry

segunda-feira, 8 de junho de 2015




               Título original: Le petit prince
               Editora Geração
               Literatura estrangeira/Infanto-juvenil
               Número de páginas: 160


Sinopse: Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança. Trata-se da maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger. Livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia, ele agora chega ao Brasil em nova edição, completa, com a tradução de Frei Betto e enriquecida com um caderno ilustrado sobre a obra e a curta e trágica vida do autor.


Nunca tive a oportunidade de ler "O Pequeno Príncipe", um clássico da literatura universal, mas quando recebi essa edição perfeita da Geração, mergulhei nas páginas e também me apaixonei por essa história como milhares de leitores. A história é super simples e rápida de ler, porém carrega em suas páginas uma trama ingênua, bonita, sensível e simples que arrebata o leitor.

A história é sobre um piloto de avião que está perdido no deserto depois de uma queda e encontra inesperadamente um menino louro e frágil que diz morar em um planeta distante. Os dois passam a conversar sobre os seus valores, suas vidas e um deixará uma marca na vida do outro. O piloto narra a história de uma maneira simples e até mesmo infantil, mas ela carrega aprendizados e valores para todas as idades.

O pequeno príncipe é uma criança sábia, ingênua e que sempre vê o lado bom das coisas. Seu planeta é bem pequenino só tendo vulcões e uma rosa. Apesar do planeta ser do tamanho de um casa, ele tem vários problemas como os baobá, os vulcões que precisam ser limpos diariamente e ter que proteger constantemente a rosa. O pequeno príncipe se sentia muito sozinho, por isso resolveu visitar outros planetas vizinhos.

Com essas visitas, ele aprende lições importante para a vida inteira e junto com suas viagens, nós leitores, também aprendemos lições valiosíssimas. O encantador do livro são os valores que são passados e cada planeta nos apresenta um diferente. O pequeno príncipe passa todas as suas conclusões para o piloto e ele o ajuda com algumas dicas para melhorar o convívio em seu planeta.

Aqui na Terra, o pequeno príncipe conhece a raposa, várias flores, uma cobra, etc, além do piloto. E todos esses, ensinam valiosos ensinamentos para ele e ele ensina valiosas lições para os habitantes da Terra. O final nos deixa pensativos porque ficou um mistério no ar, mas é muito lindo. Aproveitei muito a leitura e apesar de ser bem curta e rápida, acrescentou muito na minha vida. 

A narrativa é de fácil leitura e está em primeira pessoa pelo piloto e em terceira pessoa no restante do livro. A diagramação está perfeita com muitas imagens, páginas coloridas, fotos, desenhos, detalhes e ainda tem uma pequena biografia do autor no fim do livro. A capa é dura com detalhes em dourado. Está simplesmente fantástica e apaixonante. Guardarei com muito carinho essa edição. Estou totalmente apaixonada por ela e pela história. Amei!





Um comentário:

  1. Encontrei essa versão belíssima para venda em banca de revista.

    Sou viciado em O Pequeno Príncipe:

    http://kleitongoncalves.blogspot.com.br/2012/05/o-pequeno-principe.html

    Bj!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...