Resenha do livro: Paixão ao Entardecer de Lisa Kleypas

domingo, 26 de abril de 2015





             Título original: Love in the afternoon
             Editora Arqueiro
             Literatura estrangeira/Romance de época
             Número de páginas: 272


Sinopse: Mesmo sendo uma família nada tradicional, quase todos os irmãos Hathaways se casaram, até mesmo Leo, que era o mais avesso a essa ideia. Mas para a caçula Beatrix, parece não haver mais esperança. Dona de um espírito livre, apaixonada por animais e pela natureza, Beatrix se sente muito mais à vontade ao ar livre do que em salões de baile. E, embora já tenha frequentado as temporadas londrinas e até feito algum sucesso entre os rapazes, nunca foi seriamente cortejada, tampouco se encantou por nenhum deles. Mas tudo isso pode mudar quando ela se oferece para ajudar uma amiga. A superficial Prudence recebe uma carta de seu pretendente, o capitão Christopher Phelan, que está na frente de batalha. Mas parece que a guerra teve um forte efeito sobre ele, e seu espírito, antes muito vivaz, se tornou bastante denso e sombrio. Prudence não tem a menor intenção de responder, mas Beatrix acha que ele merece uma palavra de apoio – mesmo depois de tê-la chamado de estranha e dito que a jovem é mais adequada aos estábulos do que aos salões. Então começa a escrever para ele e assina com o nome da amiga. Beatrix só não imaginava o poder que as palavras trocadas teriam sobre eles. De volta como um aclamado herói de guerra, Phelan está determinado a se casar com a mulher que ama. Mas antes disso vai ter que descobrir quem ela é. 

"Paixão ao entardecer" é o último livro da série 'Os Hathaways' e já deixou um gostinho de saudade. Eu acompanhei essa série desde o começo e só posso dizer que sou apaixonada por todos os integrantes dessa família. Adoro essas séries de romances de época porque podemos acompanhar as histórias dos vários casais ao longo dos livros e todos os personagens são citados nos volumes. 

Esse livro tem como protagonista Beatrix, a caçula dos Hathaways e Christopher Phelan, um oficial do exército. Beatrix é conhecida por sua excentricidade e por seu amor pelos animais. Ela tem alguns animais de estimação bem estranhos e prefere a companhia deles, por isso nunca foi cortejada seriamente e nunca se envolveu amorosamente com nenhum rapaz. Beatrix é uma jovem livre, que gosta de fazer o que quer, de usar calças e de estar em contato com a natureza.

Sua vida muda quando ela decide ajudar sua amiga Prudence, que recebe uma carta do capitão e seu pretendente Christopher que está na guerra. Prudence não está interessada nele porque a carta mostra muita melancolia e várias passagens sobre as batalhas. Beatrix fica com pena do capitão e acha que ele merece uma resposta, mesmo que no passado ele a tenha chamado de estranha e zombado dos seus modos, para isso ela passa a se corresponder com ele como se fosse Prudence.

Christopher começa a ver essas cartas como uma válvula de escape e se apaixona perdidamente pela dona das belas palavras. Beatrix também se apaixona pelo capitão e como pensa que ele nunca se envolverá com ela, decide interrompê-las com as seguintes palavras: "...Volte, por favor, volte para casa e descubra quem sou". Ele passa a lutar na guerra para voltar para a casa e se casar com ela, só que ele não tem ideia que não é Prudence

Caríssimo Christopher, Não posso mais escrever para você. Não sou quem acha que sou. Não tinha a intenção de enviar cartas de amor, mas isso foi que elas se tornaram. No caminho até você, as palavras se transformaram nas batidas do meu coração gravadas em papel. Volte, por favor, volte para casa e descubra quem sou." pág 38

Quando o Christopher volta, ele é aclamado como herói por ter salvado a vida de um oficial, mas em seu íntimo se sente culpado por deixar seu melhor amigo para trás. Christopher está marcado pelos terríveis momentos que passou nos campos de batalhas, além de ter que administrar a propriedade de sua família, pois seu irmão falece de pneumonia. Albert, o cão companheiro do capitão volta com ele e vira seu melhor amigo, apesar de ser muito rebelde.

Christopher se encontra com Prudence e acredita que ela é a mulher das cartas. Prudence está disposta a se casar com o capitão porque ele é um herói de guerra e tem inúmeras medalhas. Será que o capitão se dará conta que Beatrix é a verdadeira dona de seu coração e que todo o trauma que passou na guerra poderá ser superado com a presença de sua amada?, porque mesmo que Beatrix seja estranha aos olhos dessa sociedade machista, ela traz no coração uma pureza e um amor que ultrapassa barreiras.

Adoro Beatrix por ser uma mulher de opinião, corajosa, de atitude e de falar o que pensa, mesmo que não seja o que as pessoas queiram ouvir. Toda a família sabe que quando Beatrix se casar, será com alguém que ela ame e vice e versa, por isso não a apressam. Beatrix só quer ser feliz e espera que seja com Christopher. Christopher é um personagem sofrido que vive um grande trauma causado pelos campos de batalhas e só quer voltar a sorrir novamente, e para isso, ele precisa se dar conta e aceitar seu amor por Beatrix.

Achei que o casal tem muita química, adorei o final dos dois e da família no geral. Romances de época sempre nos fazem suspirar e essa história é muito fofa e apaixonante. A diagramação é simples com as páginas amareladas. A capa é linda e combina com os outros livros da série. A narrativa está em terceira pessoa e é leve, envolvente e de fácil leitura. Super recomendado para os amantes de romances de época e os fãs de "Os Hathaways".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...