Resenha do livro: Twittando o Amor - Contando uma história em 140 caracteres de Teresa Medeiros

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014





               Título original: Good night, Sweetheart
               Literatura estrangeira/Romance
               Editora Novo Conceito
               Número de páginas: 208


Sinopse: O Twitter é uma festa que nunca termina onde todo mundo fala ao mesmo tempo e ninguém diz nada... Abigail Donovan é uma escritora de sucesso. Ela quase ganhou o prêmio Pulitzer e até foi elogiada no programa da Oprah. Então, por que ela passa os dias e noites escondida no chiquérrimo condomínio onde mora, na companhia de seus dois gatos, sem conseguir escrever? Quando o seu editor a obriga a entrar no mundo das redes sociais para expandir seus horizontes, Abby imagina que vai ser obrigada a conversar com adolescentes que teclam escondido do porão de casa. Mas ela acaba conhecendo Mark Baynard, um professor britânico sexy, bem-humorado e inteligente que está viajando pelo mundo em busca de aventura. Abby tenta resistir ao seu charme, enquanto Mark começa a quebrar a resistência dela aos pouquinhos... Inclusive a resistência a se comunicar por meio de mensagens curtas. Agora que Abby voltou a escrever e a viver , ela descobre que Mark guarda um segredo que poderá mudar para sempre a vida dos dois.

A tecnologia e a globalização foram responsáveis pela criação de novos comportamentos nos indivíduos, por exemplo, a utilização da internet para paquerar e encontrar um novo amor. Em um computador ou celular, é possível estar em contato com pessoas de diversos países ou da sua região a um clique de distância. Além disso, a internet proporciona uma maior liberdade e facilidade para conversar e se relacionar, porém é importante ficar atento porque existe o lado negro do mundo virtual com usuários mal-intencionados e com identidades falsas.

Nesse contexto, o livro está inserido dentro de uma das redes sociais mais utilizadas do mundo: o twitter. É a primeira vez que leio um livro com narrativa em forma de twittes e achei incrível porque deixou a trama bem original e próxima dos jovens. Hoje em dia, dificilmente você encontrará alguém que não tenha pelo menos um perfil numa rede social, por isso o livro tem um abordagem bem atual e cativante.

A história é sobre Abigail Donovan ou Abby, uma escritora de sucesso que viu seu livro ser elogiado pela Oprah, quase ganhar o prêmio Pulitzer e virar bestseller. Porém, ela se encontra num dilema porque precisa entregar seu segundo livro para a editora e não consegue escrever. Ela está vivendo um bloqueio literário quando seu editor a intima a entrar no mundo virtual e cria para ela um perfil no twitter. Abigail não tem a menor ideia de como ele funciona e o que ela encontrará na rede social, mas decide arriscar e se aventurar nesse mundo desconhecido.

Logo no primeiro dia, Mark Baynard, um professor britânico que está viajando pelo mundo puxa assunto com ela e o que era para ser um passatempo, se torna um momento de descontração e envolvimento. Abigail é uma mulher que passou dos 30 anos, está solteira e se sente sozinha com exceção da companhia dos seus dois gatos de estimação. As conversas com Mark a estimula a voltar a escrever, a ver a vida com outros olhos e a sair mais de casa.

"Abby recostou-se na cadeira, perplexa com a rapidez com que se envolveu em uma conversa com um completo estranho." pág 25

Mark é um homem com seus 30 e poucos anos, divorciado e muito divertido, atencioso e carinhoso. Eles conversam diariamente sobre o dia-a-dia e abrem o coração sempre com humor e leveza. As conversas entre eles são recheadas de referências de filmes, o que deixou o livro bem divertido. Adorei a conexão que eles sentem um pelo outro, apesar de terem receios e dúvidas em continuar nessa relação virtual que é novidade para ambos. Os dois já sofreram decepções amorosas e querem ser felizes novamente.

Só que Mark guarda um segredo que poderá atrapalhar a relação entre eles, já que a internet permite omitirmos informações sobre a nossa vida pessoal. Achei o segredo bem chocante e nos faz refletir sobre nosso comportamento no mundo virtual. Adorei Mark, um protagonista solitário que está em busca do amor e é fofo, bem humorado e inteligente. Também adorei Abby que apesar de ser mais retraída e tímida, é muito sincera, focada e amiga.

Durante a leitura, Abby vai se soltando com Mark e descobre que é possível se apaixonar e se apegar por uma pessoa que nunca viu pessoalmente. Eles ficam um bom tempo sem ver fotos um do outro por preferirem imaginar e idealizar a outra pessoa em sua mente. O livro tem uma narrativa fácil e ágil em primeira pessoa por Mark e Abby, as páginas são amareladas, a diagramação é simples e a capa está bem fofinha. Em todo fim de conversa, Mark diz: - Boa noite, Tweetheart que inclusive é o título original do livro .

O segredo de Mark nos mostra que qualquer pessoa pode mentir ou omitir sobre a sua vida na internet, por isso devemos estar sempre alertas e usar a tecnologia com cuidado e responsabilidade. Achei muito fofa a conclusão da história e a trama narrada em twittes deu um charme todo especial ao livro. Super recomendado!!!


5 comentários:

  1. Oi Joyce, como vai?

    Esse livro está sendo tão falado, que já estou pensando na possibilidade de lê-lo. Eu não sei se compraria, mas tenho coragem de baixar ou pegar emprestado. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Joyce, sua resenha me aguçou em muito a vontade de ler logo essa história. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiee

    Amei a capa do livro mas ainda não senti aquela vontade maluca de ler, a Joi resenhou ele no meu blog e gostou do livro mas esperava mais então isso me desanimou um pouco.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi amigaaaa, eu quero muito muito muito ler esse livro *-* adorei a resenha, quero conhecer a Abby e o Mark ^^ e a gente adora a tecnologia né? Nossa amizade é fruto dela ;) beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Joyce,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leituras, li duas resenhas sobre ele uma positiva e outra nem tanto, espero gostar também....parabéns pela sua resenha...abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...