Histórias Verídicas da Segunda Guerra Mundial #1 - Caçada ao Bismarck

segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Oi gente,

Quem aí gosta de estudar história? E de conhecer mais sobre a Segunda Guerra Mundial? Eu sou apaixonada por história, principalmente, a antiga e a medieval, porém desvendar o passado me fascina e a Segunda Guerra é um assunto que me interessa bastante.

Essa coluna busca apresentar fatos sobre a Segunda Guerra Mundial que é desconhecida para muitas pessoas, era inclusive para mim e graças ao Edmilson, o autor da coluna, pude descobrir um pedaço tão importante da nossa história.

Vamos lá!!!



Bismarck



O orgulho da construção naval militar alemã é o couraçado Bismarck. Esse colosso do mar de 51.000 toneladas, munido de oito canhões de 380 mm e 19 peças de artilharia de 152 mm, capaz de desenvolver uma velocidade de 20 nós, deixa o porto de Gdynia no Báltico no dia 18 de maio de 1941, sob o comando do capitão-de-fragata Ernst Lindemann, para alcançar as águas do Atlântico norte junto com o cruzador pesado Prinz Eugen (18.000 toneladas), sob as ordens do capitão Brinkmann. O objetivo da missão é deixar em sério perigo as frotas aliadas com uma ação corsária. O almirante Gunther Lütjens é o comandante geral da formação. Os ingleses, alertados pelas mensagens de seus informantes, intensificam o reconhecimento aéreo na zona do mar do Norte. A Home Fleet mobiliza suas forças ao máximo: no dia 21 de maio as duas unidades alemãs são avistadas por aviões de reconhecimento ingleses no porto de Bergen, na costa norueguesa. No dia seguinte, parte da base escocesa de Scapa Flow uma armada sob o comado do almirante John Tovey, composta de dois couraçados (o King George V e o flamante Prince of Wales), os cruzadores de batalha Hood e Repulse, o porta-aviões Victorious, os cruzadores pesados Norfolk e Suffolk e seis destroiers.

Nevoeiro, chuvisco e mar revolto farão a moldura atmosférica de uma das mais memoráveis batalhas navais do conflito. No dia 23 de maio as duas unidades alemãs são avistadas pelo cruzador Suffolk. No dia seguinte, as duas joias da Kriegsmarine abrem fogo contra o Prince of Wales e o Hood, que, chegando perto dos navios inimigos, deram início à batalha. Uma granada de 381 mm do Bismarck acerta em cheio o Hood, que, após uma gigantesca explosãog, se parte em dois e afunda em poucos minutos. Dos 1.415 homens da tripulação salvam-se apenas três. O Prince of Wales abandona o combate e se retira. O mesmo faz o Prinz Eugen, que conseguira alcançar a base de Brest. Depois de desaparecer misteriosamente dos radares ingleses, o Bismarck é avistado novamente no dia 26 de maio por um hidroavião inglês. Aviões torpedeiros levantam voo do porta-aviões Ark Royal. Nas poucas horas antes que o couraçado alemão alcance o guarda-chuva protetor da aviação do Reich baseada na França, seu destino é selado. Ao entardecer, antes que o Bismarck alcance o braço de mar que dá acesso ao ancoradouros de Brest na costa francesa, um torpedo atinge seu leme. Às 8h47 da manhã do dia 27 de maio, o Bismarck é alvo do fogo concentrado das unidades navais inglesas, que o reduzem a destroços.


Duas horas depois, o Bismarck afunda. Dos cerca de 2.300 homens da tripulação, apenas 110 são salvos. Com a destruição da joia da Kriegsmarine, conclui-se uma das mais longas batalhas navais do conflito. O peso da guerra naval no Atlântico Norte será sustentado quase exclusivamente pela frota de submarinos de Karl Dönitz.

Edmilson Soares






Fontes: Documentários, livros e programas de tv sobre a Segunda Guerra Mundial

Um comentário:

  1. Eu adoro história! E a Segunda Guerra Mundial é, sem dúvidas, um dos períodos que eu mais gosto de estudar! Apesar dos horrores que aconteceram naquela época, acho muito interessante entender o motivo de tudo aquilo e como tudo realmente aconteceu!
    Adorei a coluna :)
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...