Resenha do livro: Perspicácia - O aprendiz e a vida de Marco Antonio Rodrigues

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014




                     Editora LP-Books
                     Literatura nacional/Auto-ajuda
                     Número de páginas: 180


Sinopse: O trabalho reúne 77 textos variados. Fala de atualidades e de antiguidades, ora foca no espírito, ora nas dores, ora toca nas emoções, ora mexe com os instintos, mas em todos os momentos impõe introspecção e obriga a reflexão. As páginas desta obra tranquilizam e nutrem, aquietam e impulsionam, tocam nas feridas de forma medicamentosa. É um livro leve, revigorante e sobretudo transformador.


Perspicácia é um livro com 77 reflexões do autor sobre diversos temas como dores, talentos, tédio, falta de contato, exemplos, despedidas, vida e morte, entre outros. Todos os temas são tratados com um ponto de vista muito interessante e direto, ou seja, me fez refletir sobre cada um deles, principalmente, sobre pontos que nunca havia pensado mais profundamente.

Quem nunca pensou sobre a morte, sobre as consequências de um ato, sobre a dor, sobre a dificuldade da despedida, sobre novas oportunidades e sobre sentimentos negativos ou positivos? Essas questões sempre estão presentes na consciência humana e quando lemos sobre esses assuntos, alguns pontos se tornam mais claros e deixam de ser um bicho de sete cabeças.

"Todos que vencem seus dragões reconhecem que a fera não era tão poderosa quanto imaginavam." pág 98

O livro é um auto-ajuda e acho que esse gênero nos passa mensagens boas e dão exemplos de como melhorar nossa vida, apesar de nem sempre colocarmos em prática o que aprendemos. Com o livro, eu pude pensar em vários assuntos que nos rodeiam e ele me ajudou a vê-los de outra forma. Esse não é o gênero que mais leio, porém de vez em quando gosto de ter essa experiência.

O interessante é que no final de cada reflexão encontramos uma frase que o resume. Achei isso muito bem pensado e são, por exemplo: reavalie, desperte, despeça-se, responsabilize-se, recomece, perceba, apoie-se, recapitule, ame-se, imponha-se, doe-se, recrie, resolva-se, aproveite, creia, aceite-se, desapegue-se, entre outros.

Essas palavras carregam com elas sentimentos muito fortes e mostram com ações o que podemos fazer para conquistar nossos objetivos.  A diagramação é simples, as páginas são brancas e a capa está simples, mas bonita. Achei a leitura muito válida e recomendo para quem quer se aprofundar mais nas questões da vida.

12 comentários:

  1. Obrigado Joyce. Adorei a resenha.
    Vou divulgar.
    Marco Antonio Rodrigues.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro
    Mas gostei da dica

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. parece ser um livro bem interessante, adorei a resenha :D

    Beijos,
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/ <3

    ResponderExcluir
  4. Vou te falar a verdade: eu curto livros de auto-ajuda. Sério, as reflexões sempre ajudam em algo.
    Adorei a indicação, pois eu não conhecia esse livro. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Li o livro, adorei. É como se estivessemos vivendo cada crônica ao lado do autor.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...