Resenha do livro: Mago - Aprendiz de Raymond E. Feist

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014




                 Título original: Magician: apprentice
                 Editora Saída de Emergência Brasil
                 Literatura estrangeira/Fantasia
                 Número de páginas: 432



Sinopse: Na fronteira do Reino das Ilhas existe uma vila tranquila chamada Crydee. É lá que vive Pug, um órfão franzino que sonha ser um guerreiro destemido ao serviço do rei. Mas a vida dá voltas e Pug acaba se tornando aprendiz do misterioso mago Kulgan. Nesse dia, o destino de dois mundos altera-se para sempre. Com sua coragem, Pug conquista um lugar na corte e no coração de uma princesa, mas subitamente a paz do reino é desfeita por misteriosos inimigos que devastam cidade após cidade. Ele, então, é arrastado para o conflito e, sem saber, inicia uma odisseia pelo desconhecido: terá de dominar os poderes inimagináveis de uma nova e estranha forma de magia… ou morrer. Mago é uma aventura sem igual, uma viagem por reinos distantes e ilhas misteriosas, onde conhecemos culturas exóticas, aprendemos a amar e descobrimos o verdadeiro valor da amizade. E, no fim, tudo será decidido na derradeira batalha entre as forças da Ordem e do Caos



Mago - Aprendiz é o primeiro livro da Saga do Mago que nos traz uma fantasia épica. Os cenários e as regiões são próprios e muito bem trabalhados sendo recheados de lutas, batalhas e magia. Para amantes do gênero fantasia, o livro supre bem suas necessidades e apresenta um mundo bem interessante, apesar de ter algumas partes cansativas ao longo da leitura que me fizeram demorar um pouco mais para terminá-lo.

A história se passa em Midkemia, um reino diversificado com elfos, anões e população isoladas. Em Crydee, conhecemos Pug, um jovem órfão que está na idade de se tornar aprendiz e o único que o chama para ser seu pupilo é o mago Kulgan, mas Pug na verdade queria ser um guerreiro. Pug é irmão adotivo de Tomas que quer ser soldado. Ambos sem saber vão enfrentar grandes aventuras para salvar o reino de invasores e realizar seus sonhos, onde a amizade será uma peça importante.

Pug tem dificuldades com a magia, porém em momentos de raiva ou desespero a magia lhe surge naturalmente, tornando-o um aprendiz muito especial aos olhos de seu mestre e ainda será um Mago importantíssimo. Pug, Tomas e Roland que é um jovem membro da corte são amigos, apesar de Pug e Roland gostarem da princesa Carline. Borric, o Duque de Crydee, têm 3 filhos: Carline, a jovem princesa; Arutha, o filho mais novo; e Lyam, o filho mais velho.


"Viajaram o resto do dia com todos os olhos pregados na floresta em busca de indícios de problemas. Tomas e Pug conversavam sem preocupações, com Tomas comentando a possibilidade de uma boa luta." pág 170

Pug depois de salvar Carline de 2 trolls passa a ser escudeiro e donos de terras em Crydee, fazendo parte da corte do Duque. Pug também conquista o coração da princesa e ela conquista o seu, porém ainda são jovens e Pug não se decidiu qual será sua missão. Os dois são obrigados a se afastarem porque o reino passa a ser invadido por um povo de outro mundo que quer dominar toda a região e Pug parte na comitiva do Duque para descobrir quem são eles e para falar com o rei de Midkemia.

Na comitiva, além de Pug, encontra-se Borric, Tomas, Kulgan, Aretha, etc. Eles vivem grandes encontros com os tsurani, os misteriosos invasores que querem invadir Midkemia. Algumas cenas ficaram cansativas porque são bem extensas e é só no final que ocorre a batalha dos tsurani e de Crydee. Tomas e Pug são separados e não aparecem nos capítulos finais do livro, porém eles devem retornar no próximo volume.

Eu gostei bastante de Pug que vai ter que amadurecer para enfrentar os tsurani, pois tem que descobrir o poder de sua magia e vai ter que aprender a enfrentar as diversidades da vida, já que em um momento vai se separar de Tomas para seguir com sua missão. Tomas é um jovem muito determinado e vai vivenciar momentos decisivos na sua vida. Arutha vai defender Crydee com muita sabedoria contra a invasão dos tsurani. Kulgan é misterioso, mas é amigo.

A narrativa está em terceira pessoa e apresenta bastante descrições e diálogos. Quem está acostumado com essas características vai aproveitar mais do que quem nunca leu algo do gênero. A leitura não é tão rápida porque tem que ser saboreada com calma. Depois de terminar o livro fiquei curiosa para saber o que acontece com os personagens, por isso vou continuar lendo a saga. A capa está simples e bonita, as páginas são amareladas e a diagramação é simples. Mago - Aprendiz é um ótimo livro no geral!

27 comentários:

  1. O gênero fantasia épica cresceu com força e parece que não cairá do gosto popular nem tão cedo.
    Ótima resenha.
    Bj!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro fantasia! Essa capa até que não me chamou muita atenção, mas lendo sua resenha fiquei um pouco curiosa mas meio receosa da leitura se tornar muito cansativa para mim que só leio de noite.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais,
      Também adoro!
      A leitura no geral é bem interessante.
      bjs

      Excluir
  3. Oii, tudo bom?
    Ta todo mundo falando sobre esse livro agora! Só vejo elogios, acho que é por isso que, mesmo não gostando tanto desse tipo de livro, estou morrendo de vontade de ler!
    Já li alguns livros com esse tipo de narrativa, mas não gosto muito, demoro um monte para ler. Acho que é um dos maiores motivos para eu estar adiando a leitura!

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais,
      O livro tem uma história bem interessante. Quando estiver disposta a enfrentá-lo, leia sim!
      bjs

      Excluir
  4. Olá Joyce!
    Adorei a resenha :)
    Infelizmente não me identifiquei com o livro... Acho que não conseguiria lê-lo.
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da dica do livro
    Parece ser um livro bem interessante, ainda mais por ser tratar desse tema

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Meu amigo ia comprar esse livro, mas acabou desistindo. Parece ser bem legal, gosto de livros assim ^^ uma pena que tenha sido um pouco cansativo, mas ainda assim procurarei lê-lo.
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante da sua resenha! Me deixou bem curiosa! Adoro livros com essa atmosfera medieval!
    Parabéns flor!
    Ps: '' As lápides eram para ele como livros e, naquela biblioteca funesta, ele vigorava como um grande leitor.''
    Resenha: À Sombra da Lua - Marcos DeBrito
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/01/as-lapides-eram-para-ele-como-livros-e.html

    ResponderExcluir
  9. Olá Joyce,

    Li e resenhei esse livro no blog, gostei demais e ontem recebi o segundo, não vejo a hora de ler....muito bom mesmo.....como você mesma disse, temos que saborear a leitura....parabéns pela sua resenha...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco,
      Eu estou bem ansiosa para ler o segundo.
      Obrigada
      bjs

      Excluir
  10. Não li esse livro, mas é o meu genero favorito e muita gente já me recomendou, então já está na minha lista de livros que eu pretendo ler.

    ótima resenha :)

    ResponderExcluir
  11. oi joyce, nao entendi o tema presente no livro me pode ajudar?

    ResponderExcluir
  12. Boas e parabéns pelo blog.
    O que escreveu sobre o livro é resume do mesmo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...