Resenha do livro: A Guerra da Água de Harald Welzer

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016


 


                     Título original: Klimakriege
                     Geração Editoiral 
                     Aquecimento Global/Mudanças Climáticas
                     Número de páginas: 318


Sinopse: “Este livro impressionante e devastador nos informa que neste século XXI os homens não vão mais entrar em guerra, matar e morrer só por causa da economia, da religião e dos conflitos racionais, mas também em conseqüência das mudanças climáticas que podem tornar imensas áreas no planeta inúteis para a sobrevivência. Os espaços vitais disponíveis encolherão e provocarão conflitos armados permanentes. As guerras civis, os poderosos fluxos de refugiados e as injustiças atuais se aprofundarão. Ondas de refugiados climáticos e fugitivos do terrorismo vagarão às cegas pelo planeta. Harald Welzer nos aponta um cenário apocalíptico e adverte: o que estamos fazendo para conter o terror que se avizinha?”

Em seu livro, Harald Welzer nos apresenta um panorama geral das guerras e conflitos travados pela humanidade desde os primeiros povos nômades até os dias de hoje.

O livro é pautado em uma análise expositivo-argumentativa, retratando os aspectos sociológicos e antropológicos que nos trouxeram até aqui, prestes a vivenciarmos uma guerra em torno dos recursos ambientais.

Tomando o Holocausto como exemplo, Harald Welzer nos mostra até que ponto pode chegar a crueldade humana em defesa daquilo que acha seu por direito. Perpassando por todos os grandes conflitos históricos, conseguimos acompanhar o raciocínio do autor quando este afirma que pouco fazemos para deter as maldades que acontecem ao nosso redor.

Hoje, milhares de refugiados chegam aos países ocidentais. Contudo, os países hesitam cada vez mais em recebê-los devido à expansão do terrorismo. Guerras são travadas pelos refugiados para saírem de seu país e mais conflitos encontram para conseguirem abrigo em outra nação.  Como se isso não bastasse, o autor argumenta que as mudanças climáticas agravarão ainda mais esse cenário apocalíptico em que vivemos, podendo, inclusive, causar um grande desequilíbrio ambiental, visto que há uma superpopulação nos países ocidentais enquanto no oriente a população é dizimada em razão das guerras.

O que mais me chamou a atenção no livro foi que o autor não aponta culpados, ele simplesmente retrata a situação atual da humanidade e descreve os eventos que trouxeram a humanidade ao ponto em que estamos. Ao mesmo tempo em que Welzer nos mostra em que erramos, ele nos aponta os caminhos que podemos seguir para tentar reverter essa situação.

“Se é possível evitar soluções radicais para problemas sociais no futuro é também um teste para verificar se as sociedades podem aprender com a história ou se não têm essa capacidade.” (pág. 264)

A leitura desse livro nos proporciona a reflexão crítica sobre nossa realidade e de que maneira estamos agindo a fim de amenizar ou agravar ainda mais os problemas ambientais. Além disso, nos permite projetar o futuro de nossos filhos e, particularmente, não o acho muito promissor... O que me leva a crer que precisamos tomar medidas urgentes para preservar nosso bem mais precioso, a água.

As folhas são brancas e a diagramação das páginas é simples. A capa condiz com o livro e eu a achei bem bonita. A história é narrada em terceira pessoa e, em grande parte, de maneira impessoal. Por se tratar de um livro de não ficção, a leitura não é tão fácil, pois há muitas informações que precisam ser apreendidas.  Contudo, o livro é muito bem divido – eu diria até que o livro é bem didático – o que facilita a compreensão. As notas de rodapé, os gráficos e as tabelas auxiliam na absorção dos dados expostos e reforçam a argumentação do autor.

A Guerra da Água não é um livro para passar o tempo ou se distrair. Pelo contrário, a realidade nua e crua retratada no livro pode chegar a nos tirar o sono, nos fazendo pensar em como será o nosso futuro. E é justamente por esse motivo, e por todas as discussões levantadas no livro, que recomendo a sua leitura. Vale a pena.


Gabriele Sachinski


5 comentários:

  1. Gabriele, lendo sua resenha, com certeza vou ter que comprar o livro. Esse tema é muito interessante. Você escreve muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carla :)

      Fico feliz em saber que gostou da resenha. Obrigada pelos elogios!
      Quanto ao livro, ele é realmente interessante. Se lê-lo, me diz depois o que achou.

      Beijos,
      Gabi.

      Excluir
  2. Parece muito interessante. Mas, infelizmente, acredito que o homem não vai aprender com a história, pelo menos não a tempo de evitar o triste futuro que os pesquisadores ambientais anunciam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Infelizmente, tudo nos leva a crer que ainda sofreremos muito com o problema da falta d'água... :/

      Excluir

  3. É só ler agora! Líquida incerta - Crise da água
    http://arte.folha.uol.com.br/ambiente/2014/09/15/crise-da-agua/
    MAIS CALOR, MENOS CHUVA.

    A água tornou-se um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro ou diamantes.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...