Resenha do livro: Pipocando - Os bastidores do maior canal de cinema da América Latina de Rolandinho e Bruno Block

segunda-feira, 19 de setembro de 2016




           
             Editora Novo Conceito
             Literatura nacional/não-ficção
             Número de páginas: 192



Sinopse: Rolandinho e Bruno Bock compartilham, por meio do relato de suas histórias, os tropeços e acertos que levaram o Pipocando a alcançar marcas incríveis – 140 milhões de visualizações e mais de 1,7 milhão de inscritos, transformando-o no maior canal de cinema da América Latina – desde a criação dos primeiros projetos fracassados até o desafio de gerenciar e motivar uma equipe competente. Recheado de segredos, experiências e histórias hilárias, este livro pretende mostrar que o sucesso vem, na maioria das vezes, para quem tem coragem e disposição de sobra – claro, se você tiver café, também ajuda.


Eu sou inscrita e acompanho o canal "Pipocando" faz um ano e indico para todos os meus amigos. Os vídeos mostram informações e curiosidades sobre filmes, séries e o mundo do cinema no geral, além de serem gravados de uma forma engraçada, didática e cheia de conteúdo. O Bruno e o Rolandinho são carismáticos e entendem de verdade sobre os temas tratados, por isso o canal tem tanta credibilidade e um alcance impressionante.

O canal Pipocando tem atualmente quase 2 milhões de inscritos e mais de 178 milhões de visualizações no youtube. Ele se tornou o maior canal de cinema da América Latina, permitindo com que esses dois amigos trabalhassem com o que amam fazer, pois também são os donos da produtora Blues que está por trás da produção dos seus vídeos.

O livro é dividido em 6 capítulos: Introdução; Nossa história; O Pipocando; Claquetes; O manual de sobrevivência do youtuber; e Depoimentos. A narrativa está em primeira pessoa por Rolandinho e Bruno e é identificada com o desenho do rosto deles em suas respectivas partes. A escrita dos dois é muito direta e fiel ao que eles são nos vídeos, ou seja, eu escutava as vozes deles enquanto lia o livro. Dá pra perceber claramente quem é quem só pela maneira como escrevem.

Bruno e Rolandinho contam passagens da infância e adolescência de ambos e, apesar de não ser uma biografia, ficamos sabendo de memórias importantes de suas vidas que tiveram relação com a criação do canal.  Os dois são bem jovens, mas carregam uma bagagem grande e servem de inspiração para todas as faixas etárias.

Além disso, eles contam como o Pipocando começou, a equipe por trás, a produtora Blues, as origens do canal, os equipamentos, os estúdios e algumas curiosidades sobre o projeto. Eles falam sobre ser famosos na internet e suas responsabilidades, como gerenciam a empresa que o Pipocando se tornou, como a criatividade é essencial nos seus trabalhos, como lidam com os fãs e, principalmente, mostram que é possível realizar os sonhos e que ter disposição e coragem são itens necessários para se chegar lá.

Uma das partes mais interessantes do livro é "O manual de sobrevivência do youtube" com 37 páginas cheias de dicas e conteúdos relevantes para ter sucesso no youtube e que é dividido em 17 capítulos, entre eles: planejamento, escolha do formato, execução, thumb perfeita, divulgação, feat e visualizações. As dicas são baseadas no próprio canal e são bem explicativas.

Aprendi bastante com as dicas e as colocarei em prática no meu canal. Aproveitando o espaço, conheçam e se inscrevam lá (link aqui) rsrs. A diagramação está super caprichada com muitas fotos, desenhos e ilustrações que chamam muito a atenção e deixa a leitura bem dinâmica. As páginas são amareladas e a capa está bem chamativa e bonita.

O livro é um prato cheio para os fãs do Bruno e do Rolandinho, além de ser uma fonte incrível de dicas para youtubers e um ótimo material para conhecer os bastidores desse canal fantástico. Recomendo!







Um comentário:

  1. Olá Joyce,

    Eu não dava nada para esse livro, estava com um pé atrás, mas sua resenha me convenceu, dica anotada....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...