Editora Novo Conceito
Literatura nacional/não-ficção
Número de páginas: 192
Sinopse: Rolandinho e Bruno Bock compartilham, por meio do relato de suas histórias, os tropeços e acertos que levaram o Pipocando a alcançar marcas incríveis – 140 milhões de visualizações e mais de 1,7 milhão de inscritos, transformando-o no maior canal de cinema da América Latina – desde a criação dos primeiros projetos fracassados até o desafio de gerenciar e motivar uma equipe competente. Recheado de segredos, experiências e histórias hilárias, este livro pretende mostrar que o sucesso vem, na maioria das vezes, para quem tem coragem e disposição de sobra – claro, se você tiver café, também ajuda.
Eu sou inscrita e acompanho o canal "Pipocando" faz um ano e indico para todos os meus amigos. Os vídeos mostram informações e curiosidades sobre filmes, séries e o mundo do cinema no geral, além de serem gravados de uma forma engraçada, didática e cheia de conteúdo. O Bruno e o Rolandinho são carismáticos e entendem de verdade sobre os temas tratados, por isso o canal tem tanta credibilidade e um alcance impressionante.
O canal Pipocando tem atualmente quase 2 milhões de inscritos e mais de 178 milhões de visualizações no youtube. Ele se tornou o maior canal de cinema da América Latina, permitindo com que esses dois amigos trabalhassem com o que amam fazer, pois também são os donos da produtora Blues que está por trás da produção dos seus vídeos.
O livro é dividido em 6 capítulos: Introdução; Nossa história; O Pipocando; Claquetes; O manual de sobrevivência do youtuber; e Depoimentos. A narrativa está em primeira pessoa por Rolandinho e Bruno e é identificada com o desenho do rosto deles em suas respectivas partes. A escrita dos dois é muito direta e fiel ao que eles são nos vídeos, ou seja, eu escutava as vozes deles enquanto lia o livro. Dá pra perceber claramente quem é quem só pela maneira como escrevem.
Bruno e Rolandinho contam passagens da infância e adolescência de ambos e, apesar de não ser uma biografia, ficamos sabendo de memórias importantes de suas vidas que tiveram relação com a criação do canal. Os dois são bem jovens, mas carregam uma bagagem grande e servem de inspiração para todas as faixas etárias.
Além disso, eles contam como o Pipocando começou, a equipe por trás, a produtora Blues, as origens do canal, os equipamentos, os estúdios e algumas curiosidades sobre o projeto. Eles falam sobre ser famosos na internet e suas responsabilidades, como gerenciam a empresa que o Pipocando se tornou, como a criatividade é essencial nos seus trabalhos, como lidam com os fãs e, principalmente, mostram que é possível realizar os sonhos e que ter disposição e coragem são itens necessários para se chegar lá.
Uma das partes mais interessantes do livro é "O manual de sobrevivência do youtube" com 37 páginas cheias de dicas e conteúdos relevantes para ter sucesso no youtube e que é dividido em 17 capítulos, entre eles: planejamento, escolha do formato, execução, thumb perfeita, divulgação, feat e visualizações. As dicas são baseadas no próprio canal e são bem explicativas.
Aprendi bastante com as dicas e as colocarei em prática no meu canal. Aproveitando o espaço, conheçam e se inscrevam lá (link aqui) rsrs. A diagramação está super caprichada com muitas fotos, desenhos e ilustrações que chamam muito a atenção e deixa a leitura bem dinâmica. As páginas são amareladas e a capa está bem chamativa e bonita.
O livro é um prato cheio para os fãs do Bruno e do Rolandinho, além de ser uma fonte incrível de dicas para youtubers e um ótimo material para conhecer os bastidores desse canal fantástico. Recomendo!
Olá Joyce,
ResponderExcluirEu não dava nada para esse livro, estava com um pé atrás, mas sua resenha me convenceu, dica anotada....bjs.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/