Resenha do livro: O Quarto Dia de Sarah Lotz

sexta-feira, 22 de julho de 2016





                Título original: Day four
                Editora Arqueiro
                Literatura estrangeira/Suspense
                Número de páginas: 352



Sinopse: Janeiro de 2017. Após cinco dias desaparecido, o navio O Belo Sonhador é encontrado à deriva no golfo do México. Poderia ser só mais um caso de falha de comunicação e pane mecânica... se não fosse por um detalhe: não há uma pessoa viva sequer no cruzeiro. As autoridades acham indícios de uma epidemia de norovírus, mas apenas descobrem os corpos de duas passageiras. Para piorar, todos os registros e gravações de bordo sofreram danos irreparáveis. Como milhares de pessoas podem ter sumido sem deixar rastro? Teorias da conspiração se alastram, mas só há uma certeza: 2.962 passageiros e tripulantes simplesmente desapareceram no mar do Caribe.

Não leia a sinopse! Ela contém spoilers....


"O quarto dia" não é continuação do livro "Os Três" (a resenha está aqui), mas cita algumas passagens do livro anterior para nos situarmos. Contudo, ele pode ser lido independentemente sem nenhum problema. Confesso que "O quarto dia" me agradou mais que "Os Três" por ser mais "real", na minha opinião, porém o final também fica em aberto como no primeiro livro da autora. Se você não gosta de finais inconclusivos, provavelmente não gostará dos livros, ou seja, tenha a mente aberta durante a leitura dos mesmos.

A história se passa dentro do cruzeiro marítimo O Belo Sonhador. Os primeiros dias da viagem são tranquilos e podemos conhecer o dia-a dia dos passageiros e dos tripulantes através de 8 personagens principais: Jesse, o médico; Xavier, o blogueiro; Althea, a camareira; Hellen e Elise, as passageiras idosas; Maddie, a assistente da médium; Gary, um passageiro  e Devi, o segurança. Cada um tem um passado e um propósito diferente dentro do navio, portanto temos vários pontos de vista sobre a mesma história.

O ponto de partida é um crime que acontece dentro da embarcação e no qual poucos funcionários dão a devida importância ao caso. A partir dessa tragédia, começam a ser relatadas visões de fantasmas, acontece uma pane no navio, entre outros casos bizarros. Cada capítulo é narrado por uma personagem, por isso temos uma visão geral do que está acontecendo no navio.

"Althea deu de ombros. Talvez ela estivesse certa. Talvez Celine fosse o diabo. Era uma explicação. Não se importava. Deixou-a e foi ver se o menino a esperava na cabine." pág 245

A médium Celine del Rey tem grande importância na história e apesar de ser conhecida como uma provável impostora, ela começa a ter um comportamento estranho que afetará o navio inteiro. O blogueiro Xavier está no navio para desmascará-la. A ajudante de Celine, Maddie, está de saco cheio do trabalho e pretende largar seu emprego. A camareira Althea vem de uma família pobre e de um casamento péssimo, por isso busca um futuro melhor. O médico Jesse guarda segredos do seu passado e do porquê está trabalhando no navio. A amigas idosas Hellen e Elise foram ao cruzeiro com um propósito e pretendem levar esse acordo até o fim.

Todos os passageiros do cruzeiro passam por poucas e boas e nós, leitores, ficamos nos questionando se tudo isso é real ou delírio das pessoas. A trama é bem escrita e trabalhada, pois me fez ficar grudada no livro. Os capítulos são curtinhos e isso deu uma maior velocidade e dinâmica na leitura. Algumas passagens são bem sinistras, o que dá um medinho da história, mas nada exagerado.

A narrativa está em terceira pessoa, com exceção de alguns trechos que estão em primeira pessoa como o blog do Curinga e as entrevistas com os passageiros. O livro está dividido pelos dias que o navio fica no oceano e cada capítulo que está dentro dessas partes está identificado por quem é narrado. Durante a leitura, nos sentimos assistindo um filme, já que a escrita da autora é bem cinematográfica e ágil. O livro é bem incomum como um todo, mas me agradou bastante porque é maravilhoso ler livros diferentes do que estamos acostumados.

O ambiente no qual a história está inserida é bem misterioso, sombrio e arrepiante. Todas a situações que os passageiros passam são assustadoras e aposto que ninguém gostaria de estar na pele deles. Como já disse, o final tem muitas informações, porém não é desvendado explicitamente. Cada leitor tem que tirar suas próprias conclusões, o que pode agradar ou desagradar no fim. Eu gostei bastante do livro, apesar de tudo. Eu ouvir falar que a autora escreverá um livro com explicações sobre o fim dos seus dois livros, então vamos torcer para que seja verdade.

A diagramação é simples e as páginas são amareladas. O livro não tem orelhas, mas as laterais são pintadas de azul escuro. A capa é de uma material fofinho e está belíssima e misteriosa. Leiam e tirem suas próprias conclusões. Te garanto que você pensará em mil explicações em sua cabeça rsrs.

                         




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...