Resenha do livro: Tudo e Todas as Coisas de Nicola Yoon

sábado, 4 de junho de 2016





                       Título original: Everything, everything
                       Literatura estrangeira/Drama
                       Editora Novo Conceito
                       Número de páginas: 304


Sinopse: Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa nunca sai em toda minha vida. As únicas pessoas com quem convivo são minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostuma com minha vida até o dia que ele chegou. Pela janela olho para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega observando-o e me encara. Encaro-o também. Descubro depois que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre.


No livro, acompanhamos Madeline, uma garota de 18 anos que mora com sua mãe e sua enfermeira. Ela poderia ser uma jovem normal, já que é estudiosa, navega pela internet e adora ler. Porém, Madeline nunca saiu de casa porque tem alergia praticamente do mundo onde qualquer coisa pode desencadear uma grande reação alérgica e levá-la à óbito.

Sua mãe também é sua médica e não descuida da saúde da filha. A casa tem um sistema de ventilação próprio e as poucas pessoas que tem contato com ela precisam passar pela salinha de descontaminação. Madeline está conformada com sua vida e tem uma mesma rotina há muitos anos, até que chegam novos vizinhos que transformarão a sua vida.

Madeline troca olhares da janela com seu novo vizinho adolescente, Olly, e tudo muda. Ele é um garoto misterioso que adora roupas pretas, mas que carrega um brilho diferente no olhar. Ela fica encantada com o rapaz e como nunca teve um amigo, resolve começar a se comunicar com ele através da internet. Eles passam a trocar emails diariamente e o envolvimento entre eles fica mais evidente. Madeline esconde da mãe sobre Olly porque quer ter um segredo dela pela primeira vez.

"Talvez não possamos prever tudo, mas podemos prever algumas coisas. Por exemplo, com toda a certeza eu vou me apaixonar pelo Olly. E é quase certo que isso será um desastre". pág 100

Olly e Madeline viram grandes amigos e contam confidências um para o outro. Com a ajuda da enfermeira, Olly pôde visitar Madeline e eles têm o primeiro contato físico, o que é uma grande novidade para ela. Madeline fica confusa porque sabe que não é igual as outras garotas, por isso acredita que seu envolvimento com Olly não dará certo e a magoará. Será que Olly e Madeline viverão uma grande história de amor? Será que Madeline achará a cura de sua doença?

Madeline é uma protagonista determinada, inteligente, amigável e alegre, apesar de sua condição. Ela perdeu o pai e o irmão em um acidente de carro quando ainda era bebê, por isso só tem a mãe para apoiá-la. Olly é um garoto que tem problemas na família e encontra em Madeline uma grande amiga, por isso fará de tudo para ajudá-la.

Olly e Madeline vivem uma grande aventura que os aproximarão ainda mais. A trama é surpreendente e o final me deixou de queixo caído porque me pegou desprevenida. Adorei a conclusão da história. O livro nos passa uma mensagem de coragem, força de vontade e de lutar por seus sonhos. Além de mostrar que nossa vida pode mudar quando menos se espera.

A narrativa está em primeira pessoa por Madeline e é de fácil leitura e fluída. A diagramação é caprichada com desenhos e fontes diferentes, o que nos dá a ideia de ser um diário. Todos os capítulos tem títulos e são curtinhos, fazendo com que a leitura seja mais dinâmica e rápida. As páginas são amareladas e a capa está super fofa.

Recomendo para quem gosta de livros juvenis com dramas e lições de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...