Resenha do livro: Uma Chance Para Recomeçar de Lisa Kleypas

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015




                   Título original: Christmas Eve at Friday Harbor
                   Editora Novo Conceito
                   Literatura estrangeira/Drama
                   Número de páginas: 176


Sinopse: Victoria morreu em um trágico acidente, deixando sua filha Holly sob a responsabilidade do seu irmão, o solteiro convicto Mark. O tio Mark não se sentia muito preparado para cuidar da menina, mas assumiu o compromisso de devolver o sorriso aos seus lábios. No entanto, ele descon fia de que não esteja fazendo um bom trabalho, uma vez que Holly nunca mais falou desde que ficou órfã. Uma cartinha para o Papai Noel revela um desejo que pode ser a chave da felicidade de Holly: ela só quer ter uma mãe. Maggie perdeu o marido em uma batalha contra o câncer e não quer jamais - passar por tudo isso de novo. Por isso, ela fechou seu coração e prometeu a si mesma dedicar-se somente a sua nova loja de brinquedos em Friday Harbor, que permite às crianças viajar um pouco nas asas da imaginação. A amizade entre Maggie e Holly (que até passou a acreditar em fadas!) ao mesmo tempo comove e preocupa o tio Mark. Ele tem certeza de que a nova amiga fará bem a sua sobrinha, mas precisa decidir se a deixará entrar em sua própria vida... Nós também torcemos, do fundo do coração, para que Holly tenha uma linda noite de Natal.

Lisa Kleypas é a minha autora favorita de romances históricos, já li quase todos os livros dela, adoro a série dos Hathaways da editora Arqueiro, mas ainda não tinha lido nenhum romance contemporâneo dela. Quando a Joyce me enviou Uma Chance para Recomeçar, eu sabia que ia gostar do livro, mas não sabia que ia ser tanto. ;)

Os irmãos Nolan (Victoria, Mark, Sam e Alex) cresceram em uma família nada amorosa e como consequência disso, eles não são muito próximos. Quando Victoria decide se mudar da pequena ilha de Friday Harbor para Seattle para viver a vida agitada que sempre quis, é quando acaba engravidando e para surpresa de todos, ela se torna uma ótima mãe. Depois do nascimento de Holly, a família começa a se aproximar aos poucos.

Infelizmente, tudo muda quando Victoria sofre um acidente de carro. Como Victoria era mãe solteira, quem recebe a guarda de Holly é seu tio Mark, que não tem idéia de como criar uma menininha de seis anos.  A carta do testamento de Victoria dizia: "Comece amando Holly. O resto virá por si". Como Mark mora em um apartamento, ele e Holly se mudam para a grande casa de Sam em Friday Harbor.

Mark tem uma visão distorcida da instituição do casamento, da família e do felizes para sempre, mas o amor incondicional de Holly faz com que ele tente o seu melhor pra cuidar dela, ele se torna o tio mais amoroso de todos os tempos e a gente vê que ele faria qualquer coisa por ela. A mesma coisa começa a acontecer com Sam e aos poucos eles se tornam a nova família de Holly. Só tem um problema, ela não fala uma palavra há seis meses, desde o acidente, e ninguém sabe o que fazer pra que ela volte a se comunicar.

“Querido Papai Noel
Eu só quero uma coisa este ano
Uma mãe
Por favor, não esqueça que eu moro em Friday Harbor agora.
Obrigada
Com amor
Holly” 

Uma tarde, Mark leva Holly para passear em uma loja de brinquedos e lá eles conhecem Maggie, uma jovem viúva que abriu a loja para recomeçar a sua vida. Apesar de ter perdido o seu marido para o câncer, Maggie é uma mulher doce e otimista, que acredita na magia da imaginação, e parece que uma amizade com Maggie é exatamente o que Holly precisa.

Desde o início, eu torci para que Mark e Maggie ficassem juntos, mas eles estavam relutantes a assumir os riscos de um relacionamento. Então nós acompanhamos a amizade deles crescer aos poucos, o que eu mais gostei sobre o relacionamento deles foram os diálogos, eu leio muitos romances onde o amor entre o casal é imposto no leitor de uma hora pra outra, e aqui é possível ver eles apenas conversando sobre tudo e sobre nada, sobre os problemas em suas vidas sem se sentir desconfortável um com o outro.

Adorei esse livro! Embora eu esteja acostumada com os livros da Lisa mais concentrados no casal principal, esse não foi o caso aqui, mas isso não me fez gostar menos do livro, me fez gostar muito mais! A minha única reclamação é que ele poderia ter sido maior :), eu teria adorado mais romance, mas os momentos que Mark e Sam interagem com Holly é o que faz esse livro ser especial.

A escrita da Lisa é cheia de vida, você imagina o cenário das belas ilhas de San Juan e as suas personagens são sempre envolventes. É um conto sobre perda, mudança, esperança, família e amor. Já entrou para as minhas leituras obrigatórias no Natal :)

P.S.: Existe um filme baseado nesse livro chamado Um Natal Para Recomeçar, ele é beeeem sessão da tarde, a atuação não é lá essas coisas hehe e o livro é muuuuito melhor, mas eu recomendo se você quiser ter uma ideia melhor do cenário e ver as ilhas lindas que cercam Seattle. (http://www.adorocinema.com/filmes/filme-225493/)



Fernanda Ohashi




2 comentários:

  1. Que história mais fofa *-*
    Achei interessante a temática, tio solteiro convicto, e uma viúva que não deseja um segundo relacionamento, e a sobrinha que deseja uma mãe para contrariar os desejos do dois. Parece ser o tipo de livro que comove a gente (todos os livros que incluem crianças comovem --')
    Faz bem o estilo desses filmes que passam em final de ano haha
    Me interessei pelo livro :3
    Bjs

    http://bellebueno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha, não conhecia o livro e achei super interessante, bom saber que tem um filme baseado no livro, mais o livro me pareceu mais envolvente
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...