Resenha do livro: Perdido em Marte de Andy Weir

sábado, 7 de fevereiro de 2015




               Título original: The martian
               Editora Arqueiro
               Literatura estrangeira/Ficção científica
               Número de páginas: 336

Sinopse: Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate. Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico e um senso de humor inabalável , ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência. Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá. Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor.


Não leio muitos livros sobre viagens espaciais, planetas, galáxias e astronautas, mas é sempre bom sair da rotina e se aventurar em lugares distantes. Com isso, li a sinopse de "Perdido em Marte" e fiquei instigada, curiosa e não poderia ter escolhido melhor leitura do gênero. Desde o começo, eu me conectei com Mark, sua história de superação e fiquei ávida para saber o final da história. O livro é daqueles que é impossível largar e tem muita ação, além disso a história tem um forte embasamento científico, deixando tudo bem real.

Com a intuito de explorar Marte, a Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço dos EUA) investe bilhões de dólares em missões para esse hostil planeta. A atual missão, Ares 3, está em operação com seis astronautas a bordo: Mark, botânico e engenheiro; Lewis, comandante e geóloga; Beck, médico, biólogo e especialista em AEVs; Johanssen, operadora de sistema e técnica em reatores; Martinez, piloto do VDM e VAM; e Vogel, piloto.

Resumindo: Antes dos astronautas partirem foram feitas 4 missões não tripuladas para levar combustível e suprimentos. Após isso, os astronautas chegaram a Marte depois de 123 dias. Para ir e vir de Marte é utilizada a nave Hermes que é muito grande e caríssima, por isso só tem uma. De lá pegaram o VDM (veículo de descida a Marte) que leva da órbita até a superfície de Marte. Quatorze missões não tribuladas levaram tudo o que precisaram para as operações de superfície. Uma missão completa leva em média 3 anos. O VAM (veículo de ascensão a Marte) já estaria pronto para levá-los de volta a nave Hermes e depois pegariam uma nave comum para ir para a Terra.

Tudo estaria bem se não fosse um único problema. No sexto dia, aconteceu uma forte tempestade de areia que mudou radicalmente a vida de Mark. Ele foi ferido, jogado para longe dos seus companheiros e o equipamento em sua roupa o identificou como morto. A comandante Lewis fez de tudo para achá-lo, mas se o VAM não partisse imediatamente todos ficariam presos em Marte. Quando Mark acordou e não viu a VAM e seus companheiros, ele percebeu que estava ferrado.


"Estou fodido e vou morrer! Tudo bem, calma. Tenho certeza de que posso dar um jeito nisso. Estou aqui no veículo Espacial 2 escrevendo esse diário de bordo para você, futuro arqueólogo de Marte. Você deve estar se perguntando por que não estou no Hab neste momento. Porque fugi aterrorizado! E não tenho certeza do que fazer em seguida" pág 39

Mark teve sorte de ter sobrevivido ao acidente, porém sua situação não era nada boa. Ele estava sem comunicação com a Terra e provavelmente teria que sobreviver por 4 anos até a chegada da próxima missão para ser resgatado. Ele passa a morar na estrutura que ficou no local, o Hab, e para sua sorte todos os equipamentos que são necessários para sua sobrevivência estavam funcionando. Ele é botânico e engenheiro, portando suas habilidades serão testadas a todo momento como iniciar sua plantação de batatas dentro do Hab e consertar e criar diversos aparelhos eletrônicos.

O clima no livro é de muita tensão e ação. Nós acompanhamos a luta diária de Mark pela sua vida e todos os problemas possíveis que atrapalham como a falta de comunicação, comida,  água, ter que transformar gases em outros tipos, etc. O livro é muito detalhado na parte científica e fala muito sobre o que um astronauta tem que saber para viver no espaço como química, biologia, geografia, eletrônica, etc, por exemplo, como transformar oxigênio em água, etc. Isso pode ser cansativo para algumas pessoas, mas para mim foi bem interessante, mesmo eu não sendo expert na área de exatas rsrs.

A narrativa em forma de diário está na primeira pessoa por Mark. Ele é divertido, positivo, otimista, inteligente e muito gente boa. Os capítulos são divididos pelos dias que ele fica em Marte, exemplo, "Diário de bordo: Sol 63". Também está presente os capítulos em terceira pessoa onde são narradas as pessoas responsáveis pela missão e pela Nasa que tentarão salvá-lo da Terra. As páginas são amareladas e a diagramação é simples com o mapa de Marte no início.  A capa está belíssima e tem uma textura de borracha. O livro é uma ótima opção para os fãs de viagens intergaláticas misturada com a luta diária pela sobrevivência. Imagino o desespero que tomou conta de Mark em várias situações onde a morte era o seu futuro mais concreto.

Adorei as cenas finais e a conclusão do livro. Para descobrir se Mark sobreviveu, só lendo o livro rsrsrs. Durante a leitura de "Perdido em Marte", me senti numa sala de cinema. A história é muito cinematográfica e a boa notícia é que em novembro de 2015, estreiará o filme, ou seja, estou super ansiosa para acompanhar a história na telinha do cinema e espero que seja tão bom quanto o livro.

2 comentários:

  1. Muito legal né? To ansiosa pelo filme rsrs <3

    ResponderExcluir
  2. interessante essa abordagem de uma linguagem nova na literatura, mais proxima da realidade :) gostei muito da resenha :)

    http://www.jacknuit.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...