Resenha do livro: O Grande Ivan de Katherine Applegate

domingo, 18 de janeiro de 2015




               Título original: The one and only Ivan
               Editora Novo Conceito
               Literatura estrangeira/Infanto-juvenil
               Número de páginas: 288


Sinopse: Meu nome é Ivan. Eu sou um gorila. Não é tão fácil quanto parece... Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo. Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade. Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?

Adoro livros infanto-juvenis por terem uma linguagem fácil e direta, porém as histórias são carregadas de lições de vida e são tocantes. Esses livros carregam tramas que conquistam o público infantil, e muitas vezes, encantam os próprios adultos por sua simplicidade e até mesmo a inocência dos seus personagens. Com "O grande Ivan" não foi diferente, a história me arrebatou e o classifiquei como um dos meus livros preferidos desse ano. 

A história é sobre Ivan, um gorila de costas cinza-prateada que vive em um shopping há 27 anos. Ele foi arrancado de sua família, assassinada por humanos, junto com sua irmã que morreu antes de chegar ao seu destino final. Ivan foi comprado por Mack quando ainda era um filhote e viveu como um garotinho durante sua infância, por isso se acostumou com a presença humana. Ivan sempre gostou de arte e na floresta, ele desenhava com barro. Seu verdadeiro nome é Barro.

Quando Ivan adquiriu uma força descomunal e ficou enorme, Mack o levou para uma jaula (ou domínio como Ivan a chama) dentro do seu shopping e o transformou na principal atração do Grande Shopping e Fliperama. O shopping também possui Stella,  uma elefanta já idosa. Ivan fica em sua jaula junto com Bob, um cachorro vira-lata que virou seu grande amigo. Stella e Bob são seus melhores amigos. Ivan passa seus dias conversando com Stella quando ela não está fazendo os shows, assistindo TV nos dias que ela fica ligada e fazendo desenhos.

Imagine passar 27 anos preso numa jaula dentro de um shopping, rodeado por humanos bons e maus e sem saber se existe outros de sua espécie lá fora. É assim que vive Ivan. George é o funcionário contratado para limpar o shopping todas as noites e ele leva sua filha Júlia de 10 anos para o trabalho. Júlia adora desenhar, é muito bondosa e foi ela que deu o primeiro lápis de cor com uma folha para Ivan. Quando Mack descobre os rabiscos e desenhos de Ivan, ele passa a vendê-las na lojinha do shopping. Ivan se sente muito bem enquanto pinta porque ele pode ser ele mesmo.

"Estou no meu domínio há 9.855 dias. Sozinho. Durante algum tempo, quando eu era novo e bobinho, pensei que eu fosse o último gorila do planeta. Tentei não me chatear com isso. Mesmo assim, é difícil ficar contente quando você acha que não existem outros iguais a você." pág 34

Os dias de Ivan são sempre iguais e a clientela do shopping diminui a cada dia, até que Mack compra Ruby, uma elefanta filhote. Ruby desperta em Ivan a vontade de protegê-la e de salvá-la desse lugar horrível. Através da sua arte e com ajuda de Júlia e George, Ivan vai fazer de tudo para cumprir sua promessa de proteger Ruby. Eu sou uma defensora dos direitos dos animais e pensar em tantos casos como Ivan, Stella e Ruby me dá vontade de chorar e me deixa revoltada. Sou contra circos ou qualquer outro ambiente com animais. Também sou contra zoológico, porém o ser humano é tão podre e desprezível que nem em seu ambiente natural, os animais podem habitar e são obrigados a morar em zoológicos para ficarem protegidos. Claro que tem exceções, mas é irônico, né.

Ivan me conquistou completamente e só de pensar nele, as lágrimas já querem brotar dos meus olhos. Ele, apesar do sofrimento, só quer o bem e depois do aparecimento de Ruby, sua vida vai mudar e pra melhor. Lembrando que o livro foi baseado em fatos reais e que Ivan realmente existiu nos EUA, ficando preso em uma jaula pequena durante 27 anos em uma shopping. Porém, a população revoltada conseguiu com que ele fosse transferido para o zoo de Atlanta e ele ficou conhecido por pintar quadros, "assinados" com a sua impressão digital.

Amei o final de Ivan e Ruby porque mostra que ainda há esperança no mundo. A sensibilidade com que Ivan narra a sua história é muito tocante e nos faz pensar muito sobre a amizade e o direito dos animais. Me apaixonei por essa história e recomendo para todas as pessoas e faixas etárias. O mundo precisa de seres humanos que amem e respeitem os animais.

A narrativa está em primeira pessoa por Ivan. A diagramação está linda com alguns desenhos, espaçamento bem grande entre as frases e com capítulos bem curtos. É uma leitura super rápida e gratificante. As páginas são amareladas e a capa dura está fantástica. A edição está muito caprichada.

Super recomendado e favoritado <3


7 comentários:

  1. A história parece bacana. Mas uma coisa é fato: que capa bonita!!!
    Abraços,
    Kleiton
    kleitongoncalves.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Joyce, tudo bem?

    Coincidentemente li mais de três resenhas desse livro hoje (a sua é a quarta) e acho que ele será o primeiro livro da #irado que eu vou comprar pra mim mesmo (16 anos). Estou bastante empolgado com a leitura e tenho certeza de que irei adorar. Resenha incrível, parabéns. Beijo!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel,
      Pode comprar que vale muito a pena. A história é emocionante e muito gostosa de ler.
      Obrigada <3
      bjs

      Excluir
  3. Oiee

    Hoje fiz resenha deste livro também kkkk acho que todo mundo leu junto que estranho né rs eu também gostei muito deste livro e adoro livros que falam de animais também amo os animais e se pudesse salvaria todos eles mas é complicado em um país onde os animais não são valorizados, e falo não só dos macacos ou elefantes , dos cachorros que o povo abandona na rua e também das vaquinhas que todo mundo come e não sabe o quanto ela sofre. uma pena!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa,
      Esse livro é muito fofo *.*
      O mundo me decepciona em não tratar os animais como eles merecem.
      bjs

      Excluir
  4. A primeira vez que vi esse livro, não me chamou muito a atenção. Digamos que eu não o compraria em meio a uma livraria repleta de outros livros, mas ultimamente o título dele vem surgindo e minha mente em momentos bem inusitados e a vontade de lê-lo só aumenta. Agora, depois de ler sua resenha, quero muito um exemplar pra mim. Já estou me imaginando emocionada com a história e, daqui a alguns poucos anos, lendo essa história fantástica para meu baby, na esperança de fazê-lo entender a importância dos animais viverem livres. Acredito que o futuro do planeta está nas mãos dos mais jovens, visto que, muitas vezes, são os pequenos que incentivam seus pais a fazerem o certo, com toda sua inocência.
    Adorei. Um grande beijo

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...